De pistolas-batom a guarda-chuvas seringa. Gadgets de espiões soviéticos vão a leilão

Vários gadgets utilizados por espiões russos vão a leilão no próximo ano em Beverly Hills, nos Estados Unidos, num evento organizado pela Julien’s Auctions.

A coleção que vai a leilão inclui muitos aparelhos da KGB, a principal organização de serviços secretos da União Soviética, que operou entre 1951 e 1991.

Um dos objetos em destaque neste leilão é uma pistola-batom apelidada de “Beijo da Morte”, conta o portal IFL Science, dando conta que esta arma, de 4,5 mm, escondia-se sob a forma de um aparelho que parecia ser um batom.

Foi distribuída por espias da KGB em meados de 1965 .

A leilão vai também uma rara versão soviética da máquina utilizada para cifrar código Enigma conhecida como Fialka. O dispositivo, operado através de um cartão perfurado, foi feito para criptografar mensagens que poderiam ser depois descriptografadas por outras pessoas recorrendo ao mesmo dispositivo e chave.

Vai também a leilão uma réplica do guarda-chuva seringa, talvez o mais famoso de todos os dispositivos espiões soviéticos, que foi utilizado em 1978 para matar Georgi Marko, um dissidente búlgaro que se mudou para o Reino Unido em 1968, onde escreveu sobre a vida sob o domínio soviético, cujas visões foram depois reproduzidas para toda a Europa.

Acabou por morrer em 1978, quatro dias depois de lhe ter sido administrada ricina, uma forte proteína vegetal tóxica, através de um guarda-chuva seringa, projetado pelos Serviços Secretos Búlgaros com a ajuda da KGB.

Além dos aparelhos utilizados para atividades de espionagem na antiga União Soviética, vão também a leilão outras relíquias da época, como o boletim escolar de Che Guevara, bem como uma carta assinada por Fidel Castro e datada de 1958 em que o cubano revelava os seus planos para se infiltrar na capital, Havana.

“A Julien’s Auctions tem o orgulho de apresentar a maior coleção de artefactos raros e importantes da história da época da Guerra Fria já reunidos em leilão”, disse Darren Julien, diretor executivo da Julien’s Auctions, citado em comunicado.

“Desde a coleção do Museu de Espionagem da KGB a artefactos obscuros de corrida espacial dos Estados Unidos e da União Soviética e até a itens nunca antes vistos de Cuba e da sua revolução, este impressionantes objetos oferecem um olhar fascinante sobre a agitação geopolítica, económica e cultural da época, cujo impacto ressoa mais do que nunca neste ano eleitoral”, pode ler-se na mesma nota.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …