/

De pistolas-batom a guarda-chuvas seringa. Gadgets de espiões soviéticos vão a leilão

Vários gadgets utilizados por espiões russos vão a leilão no próximo ano em Beverly Hills, nos Estados Unidos, num evento organizado pela Julien’s Auctions.

A coleção que vai a leilão inclui muitos aparelhos da KGB, a principal organização de serviços secretos da União Soviética, que operou entre 1951 e 1991.

Um dos objetos em destaque neste leilão é uma pistola-batom apelidada de “Beijo da Morte”, conta o portal IFL Science, dando conta que esta arma, de 4,5 mm, escondia-se sob a forma de um aparelho que parecia ser um batom.

Foi distribuída por espias da KGB em meados de 1965 .

A leilão vai também uma rara versão soviética da máquina utilizada para cifrar código Enigma conhecida como Fialka. O dispositivo, operado através de um cartão perfurado, foi feito para criptografar mensagens que poderiam ser depois descriptografadas por outras pessoas recorrendo ao mesmo dispositivo e chave.

Vai também a leilão uma réplica do guarda-chuva seringa, talvez o mais famoso de todos os dispositivos espiões soviéticos, que foi utilizado em 1978 para matar Georgi Marko, um dissidente búlgaro que se mudou para o Reino Unido em 1968, onde escreveu sobre a vida sob o domínio soviético, cujas visões foram depois reproduzidas para toda a Europa.

Acabou por morrer em 1978, quatro dias depois de lhe ter sido administrada ricina, uma forte proteína vegetal tóxica, através de um guarda-chuva seringa, projetado pelos Serviços Secretos Búlgaros com a ajuda da KGB.

Além dos aparelhos utilizados para atividades de espionagem na antiga União Soviética, vão também a leilão outras relíquias da época, como o boletim escolar de Che Guevara, bem como uma carta assinada por Fidel Castro e datada de 1958 em que o cubano revelava os seus planos para se infiltrar na capital, Havana.

“A Julien’s Auctions tem o orgulho de apresentar a maior coleção de artefactos raros e importantes da história da época da Guerra Fria já reunidos em leilão”, disse Darren Julien, diretor executivo da Julien’s Auctions, citado em comunicado.

“Desde a coleção do Museu de Espionagem da KGB a artefactos obscuros de corrida espacial dos Estados Unidos e da União Soviética e até a itens nunca antes vistos de Cuba e da sua revolução, este impressionantes objetos oferecem um olhar fascinante sobre a agitação geopolítica, económica e cultural da época, cujo impacto ressoa mais do que nunca neste ano eleitoral”, pode ler-se na mesma nota.

 

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.