/

“Disciplinado e consciente”. Revelada avaliação de Putin quando era um espião soviético

1

Stasi Records Agency (BStU)

O presidente russo era um espião da KGB “diligente, disciplinado e consciente”, de acordo com um documento desclassificado do serviço de segurança da União Soviética.

“O Camarada V.V. Putin melhora constantemente os seus padrões ideológicos e político”, de acordo com o documento exibido no Arquivo Estatal Central para Documentos Histórico-Políticos de São Petersburgo, a cidade natal do líder russo, citado pela Bloomberg. “Está envolvido ativamente no trabalho de educação partidária”.

O perfil, que também está em exibição numa exposição de Moscovo sobre “figuras destacadas” da história moderna da Rússia, descreve Putin como “moralmente honesto” e que desfruta de “autoridade merecida entre os colegas”, observando ainda que ganhou um campeonato de judo em 1978.

A avaliação da Putin pela KGB, que parece ser do final da década de 1970 ou início da década de 1980, era padrão e mostrou que não se havia destacado ou alcançado nada em particular, de acordo com Alexei Kondaurov, ex-general da KGB. “Geralmente escrevíamos ‘moralmente honesto’ quando não havia mais nada a dizer“, disse.

Ainda assim, houve um interesse público “colossal” no documento, mostrado como parte das comemorações do 90º aniversário do arquivo.

Putin ingressou na KGB em 1975, depois de se formar na faculdade de direito da Universidade Estadual de Leningrado, localizada em São Petersburgo, e serviu como espião durante mais de 15 anos até ao colapso da União Soviética em 1991.

Putin pediu para se tornar um oficial da KGB mesmo antes de terminar a escola, de acordo com a sua biografia do Kremlin, que o cita dizendo que a sua visão da organização “era baseada em histórias idealistas que ouvi sobre a inteligência”.

Putin serviu em Dresden, na Alemanha Oriental, de 1985 a 1990, subindo para o posto de tenente-coronel durante um período amplamente indistinto e recebeu uma medalha de bronze pelo serviço prestado ao Exército Popular Nacional da República Democrática Alemã.

O agora presidente da Rússia chefiou o Serviço de Segurança Federal, a principal agência sucessora da KGB, em 1998 e1999, antes de o presidente Boris Yeltsin o tornar primeiro-ministro e nomear Putin como seu sucessor escolhido. Putin foi eleito presidente em 2000.

ZAP //

1 Comment

  1. Um bom espião disciplinado e consciente que espia para o seu país enquanto os tugas no poder espiam e entregam Portugal aos estrangeiros como a Otanas rsrsrsrsrsrsrs

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.