/

Dezenas de burros estão a ser mortos no deserto de Mojave. E há um prémio para quem souber porquê

Burros selvagens estão a aparecer mortos com ferimentos de bala no deserto de Mojave. Desde maio, os corpos de 42 burros foram descobertos na área de Clark Mountain Herd, perto da fronteira Califórnia-Nevada.

O Escritório de Gestão de Terras dos EUA (BLM) não descobriu quem está a cometer estes crimes nem porque razão, por isso estão a pedir a ajuda do público.

A agência está a oferecer uma recompensa de até 10 dólares (9 euros) por qualquer dica ou informação que levem à detenção e condenação dos responsáveis pelos assassinatos de animais. A American Wild Horse Campaign, Return to Freedom e The Cloud Foundation também ofereceram as suas próprias recompensas monetárias, elevando o total geral para 18.500 dólares (16.700 euros).

“As pessoas que mataram estes inocentes e amados burros merecem ser levadas à justiça”, disse Suzanne Roy, diretora executiva da American Wild Horse Campaign, em comunicado, citado pelo All That’s Interesting. “Esperamos que um aumento na recompensa leve à prisão e condenação por estes atos cruéis.”

Os burros mortos foram encontrados ao longo da Interstate 15 entre a Califórnia e Nevada, em vários estados de decomposição. De acordo com o Los Angeles Times, as autoridades disseram que alguns dos burros foram mortos enquanto bebiam água de nascentes próximas e muitos deles eram jovens.

O BLM está a trabalhar com várias agências locais para que o perpetrador ou perpetradores possam em breve ser levados à justiça. Embora as investigações até agora tenham dado pouca informação, uma coisa é clara: estes assassinatos não são só cruéis, são ilegais.

O Wild Wild-Roaming Horses e o Burros Act protegem os animais como “símbolos vivos do espírito histórico e pioneiro do Ocidente”. Os burros são animais selvagens protegidos e é ilegal matá-los, assediá-los, capturá-los ou marcá-los em qualquer dos dez estados ocidentais controlados pelo Departamento do Interior dos EUA ou pelo Serviço Florestal dos EUA.

O não cumprimento desta lei federal pode significar uma multa de até dois mil dólares (1.800 euros) ou tempo de prisão por menos de um ano – ou ambos.

“Cavalos selvagens e burros são uma parte icónica do oeste americano e parte da nossa herança nacional. Seguiremos todas as pistas até que tenhamos detido e processado os responsáveis por estas mortes cruéis e selvagens e damos as boas vindas à ajuda do público para levar o autor ou agressores à justiça”, declarou o vice-diretor de Políticas e Programas da BLM, William Perry Pendley.

Os burros eram extremamente populares como animais de trabalho durante a corrida do ouro de meados do século XIX. Originalmente da África, foram trazidos para as Américas pelos espanhóis nos anos 1500. É por isso que muitas áreas nos EUA com grandes populações destes animais frequentemente se referem a eles como burros, que é derivado da palavra espanhola borrico, que significa burro.

No auge da indústria de mineração no Ocidente, os burros eram usados ​​para transportar suprimentos pesados ​​e minérios entre as minas e os campos e carregavam outros itens essenciais, como comida e água.

Depois de a corrida do ouro chegar ao fim, muitos dos burros foram soltos, deixados a vagar livremente pelos desertos do oeste. Como têm uma alta propensão para sobreviver em ambientes hostis – uma vez que foram originalmente domesticados nos desertos da África e do Oriente Médio – os burros começaram a reproduzir-se.

No entanto, isso levou a conflitos entre os burros selvagens e os agricultores porque os animais estavam a comer a sua vegetação e plantações. Os agricultores começaram a caçar estas “pragas”, o que causou a queda da sua população. Os esforços de recuperação para proteger os burros levaram à lei de proteção que foi aprovada em 1971.

Atualmente, existem cerca de 44 milhões de burros em todo o mundo, com apenas cerca de 600 ainda habitando em alguns países da África.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.