Dezenas de burros estão a ser mortos no deserto de Mojave. E há um prémio para quem souber porquê

Burros selvagens estão a aparecer mortos com ferimentos de bala no deserto de Mojave. Desde maio, os corpos de 42 burros foram descobertos na área de Clark Mountain Herd, perto da fronteira Califórnia-Nevada.

O Escritório de Gestão de Terras dos EUA (BLM) não descobriu quem está a cometer estes crimes nem porque razão, por isso estão a pedir a ajuda do público.

A agência está a oferecer uma recompensa de até 10 dólares (9 euros) por qualquer dica ou informação que levem à detenção e condenação dos responsáveis pelos assassinatos de animais. A American Wild Horse Campaign, Return to Freedom e The Cloud Foundation também ofereceram as suas próprias recompensas monetárias, elevando o total geral para 18.500 dólares (16.700 euros).

“As pessoas que mataram estes inocentes e amados burros merecem ser levadas à justiça”, disse Suzanne Roy, diretora executiva da American Wild Horse Campaign, em comunicado, citado pelo All That’s Interesting. “Esperamos que um aumento na recompensa leve à prisão e condenação por estes atos cruéis.”

Os burros mortos foram encontrados ao longo da Interstate 15 entre a Califórnia e Nevada, em vários estados de decomposição. De acordo com o Los Angeles Times, as autoridades disseram que alguns dos burros foram mortos enquanto bebiam água de nascentes próximas e muitos deles eram jovens.

O BLM está a trabalhar com várias agências locais para que o perpetrador ou perpetradores possam em breve ser levados à justiça. Embora as investigações até agora tenham dado pouca informação, uma coisa é clara: estes assassinatos não são só cruéis, são ilegais.

O Wild Wild-Roaming Horses e o Burros Act protegem os animais como “símbolos vivos do espírito histórico e pioneiro do Ocidente”. Os burros são animais selvagens protegidos e é ilegal matá-los, assediá-los, capturá-los ou marcá-los em qualquer dos dez estados ocidentais controlados pelo Departamento do Interior dos EUA ou pelo Serviço Florestal dos EUA.

O não cumprimento desta lei federal pode significar uma multa de até dois mil dólares (1.800 euros) ou tempo de prisão por menos de um ano – ou ambos.

“Cavalos selvagens e burros são uma parte icónica do oeste americano e parte da nossa herança nacional. Seguiremos todas as pistas até que tenhamos detido e processado os responsáveis por estas mortes cruéis e selvagens e damos as boas vindas à ajuda do público para levar o autor ou agressores à justiça”, declarou o vice-diretor de Políticas e Programas da BLM, William Perry Pendley.

Os burros eram extremamente populares como animais de trabalho durante a corrida do ouro de meados do século XIX. Originalmente da África, foram trazidos para as Américas pelos espanhóis nos anos 1500. É por isso que muitas áreas nos EUA com grandes populações destes animais frequentemente se referem a eles como burros, que é derivado da palavra espanhola borrico, que significa burro.

No auge da indústria de mineração no Ocidente, os burros eram usados ​​para transportar suprimentos pesados ​​e minérios entre as minas e os campos e carregavam outros itens essenciais, como comida e água.

Depois de a corrida do ouro chegar ao fim, muitos dos burros foram soltos, deixados a vagar livremente pelos desertos do oeste. Como têm uma alta propensão para sobreviver em ambientes hostis – uma vez que foram originalmente domesticados nos desertos da África e do Oriente Médio – os burros começaram a reproduzir-se.

No entanto, isso levou a conflitos entre os burros selvagens e os agricultores porque os animais estavam a comer a sua vegetação e plantações. Os agricultores começaram a caçar estas “pragas”, o que causou a queda da sua população. Os esforços de recuperação para proteger os burros levaram à lei de proteção que foi aprovada em 1971.

Atualmente, existem cerca de 44 milhões de burros em todo o mundo, com apenas cerca de 600 ainda habitando em alguns países da África.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …