/

Dez países escaparam da covid-19, mas não se safaram da crise

Stefan Lins / Flickr

Praia e atol da ilha do Pacífico Tuvalu

A pandemia de covid-19 assolou (quase) o mundo inteiro, à exceção de dez ilhas do Pacífico, que não têm registo de qualquer caso de infeção.

De acordo com a BBC, há dez territórios no mundo que não registam, até agora, qualquer caso positivo de covid-19: são as ilhas do Pacífico.

A emissora britânica dá conta de que as ilhas encerraram os aeroportos em março, mantendo assim o novo coronavírus fora das suas margens. Palau, Micronésia, Ilhas Marshal, Nauru, Kiribati, Ilhas Salomão, Tuvalu, Samoa, Vanuatu e Tonga conseguiram escapar.

Esta lista tem em conta todos os membros das Nações Unidas e deixa de fora a Coreia de Norte e o Turquemenistão, adianta o Diário de Notícias.

Apesar de não terem sido atacados pelo vírus, estes dez territórios não conseguiram safar-se das consequências da pandemia, já que uma boa parte destas regiões está a sofrer com a travagem brusca no setor do turismo. Os restaurantes, hotéis e lojas estão encerrados ou vazios e o turismo interno não é uma opção, uma vez que se trata de países com pouca população.

“Acho que têm de começar a reabrir, talvez com corredores com países como a Nova Zelândia, por exemplo. Senão, ninguém sobrevive aqui”, disse Brian Lee, proprietário e gerente de um hotel de Palau, à BBC.

Há umas semanas, a reabertura das fronteiras para os passageiros da Nova Zelândia e da Austrália começou a ser ponderada, mas foi logo posta de fora dos planos por causa da evolução da epidemia nos dois países.

As projeções apontam para quebras entre os 5% e os 10% na economia destes territórios. “Se o vírus chegar, será como um fogo descontrolado. Dadas as nossas limitações, o melhor que temos a fazer é manter o vírus longe tanto quanto possível”, referiu Len Tarivonda, diretor de saúde pública de Vanuatu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.