Devolver garrafas de plástico em supermercados vai dar prémio

O Governo vai lançar um programa de incentivo à devolução de garrafas de plástico não reutilizáveis, bem como de garrafas de vidro, metais ferrosos e alumínio. Em troca, há prémio.

De acordo com uma alteração a um decreto-lei publicada em Diário da República esta quarta-feira, os termos e critérios ainda não foram definidos mas já se deixa a indicação de que o consumidor poderá receber um prémio. Não se sabe, contudo, que prémio será.

O prémio atribuído ao consumidor ainda não está definido. Será “determinado mediante despacho do membro do Governo responsável pela área do ambiente”, ou seja, pelo ministro João Matos Fernandes.

A medida irá entrar em vigor a partir desta quinta-feira, com vista a uma implementação até ao dia 31 de dezembro de 2019. O diploma prevê que cada pessoa que devolva uma garrafa de plástico ou outras embalagens não reutilizáveis aos super e hipermercados deverá receber um prémio, ainda por definir pelo Ministério do Ambiente.

As grandes superfícies que adiram a esta medida terão de criar “nas suas instalações uma área devidamente assinalada e exclusivamente dedicada ao comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis ou 100% biodegradáveis identificadas nos termos da lei”, estabelece o diploma, citado pelo Observador.

Até ao final do 3º trimestre de 2021 o Governo apresentará à Assembleia da República um relatório de avaliação do impacto da implementação do sistema de incentivos”, estabelece o artigo 23º do decreto-lei Decreto-Lei nº 152-D/2017.

A lei terá que ser regulamentada nos próximos 180 dias e a partir de 1 de janeiro de 2022 este regime será de carácter obrigatório.

A medida surge depois de Bruxelas ter avisado que Portugal é um dos países que corre risco de não cumprir a meta de reciclagem de 50% dos resíduos domésticos em 2020. Em 2025 esta taxa cresce para 55% e em 2030 para 65%. Os dados da Agência Portuguesa do Ambiente, relativos a 2017, apontam para uma taxa de reciclagem de 38% dos resíduos, valores que as organizações ambientalistas dizem estar errados.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ao fim de tantos anos a batalhar na reciclagem so agora é que o governo abriu os olhos.
    ainda vai lançar um programa de incentivo, rsssss
    nao seria mais facil criar uma lei para que os supermercados tivessem maquinas destas?
    em vez de encherem os bolsos, tinham maquinas de reciclagem e davam taloes de descontos nas compras. aposto que os consumidores iam reciclar mais.
    antigamente era tudo de vidro e pagava-se o chamado vasilhame, assim obrigava os consumidores a entregarem as garrafas para reaverem a taxa do vasilhame.

    ha paises mais pobres do que nos, mas mais avançados pois que ja têm estas maquinas ha muitos anos

    https://www.youtube.com/watch?v=4UQdgu0e_9I

    • Esta deve ter saído do escritório do Paulinho Azevedo SONAE para pôr mais um negóciozito na sua mão. Já não basta a destruição que provocaram na família dos portugueses (trabalhar aos domingos), no negócio das mercearias de bairro (Continente) no negócio imobiliário (Shoppings), no negócio dos Health Clubs(Solinca), no negócio dos electrodomésticos (Worten), no negócio da roupa (Modalfa), no negócio das farmácias e opticas (Well´s), no negócio das lavandarias self-service (próximo) … detêm 34% da distribuição e ainda lhe vão meter mais uns milhões no bolso com esta … E depois ainda lhe dão condecorações….. Cambada de tristes, vejam se “Monhé” diz que o responsável pelo estado demográfico de Portugal é da grande distribuição… Nahhh, não convém…. Porque não vão pagar por isso, mas talvez os vossos filhos não tenham essa “sorte”..

  2. Este tipo de medidas já existe em muitos outros países. Na Alemanha, por exemplo, paga-se o vasilhame em plástico, e recebe-se de volta o valor ao colocar a garrafa ou o recipiente nos contentores de recepção das embalagens. Penso que o valor é de cerca de 25 a 50 centimos por uma garrafa. É uma medida fácil e prática, que desincentiva o uso de embalagens de plástico, e premeia quem recicla. E não custa nada a implementar.

    • Isso mesmo, usei isso em Amesterdan, tudo que utilizamos na semana de garrafa pet e latinhas devolvemos numa máquina e recebemos um cupom em Euros, para gastar no mercado, onde devolvemos. Devolvem o que pagamos de imposto pelo vasilhame. Deu janta para cinco.kkk

  3. O prémio deve ser igual àquele que as burras ganham em Maio e as gatas em Janeiro. Ainda me lembro muito bem quando se devolvia o vasilhame e se recebia o dinheiro. Houve tempo que quase nem havia taras perdidas e os produtos com essas taras (perdidas) eram sempre mais caros. Esse serviço de troca de vasilhame deveria dar muito trabalho aos supermercados e com o tempo passou tudo a tara perdida. Claro que essa tara é paga pelo consumidor. Os desgovernos que temos tido tudo têm permitido aos poderosos. Agora é que se lembraram desta. Claro que o prémio deve ser à costa ou à Centeno. Nem deve dar para as solas dos sapatos. Quadrilhas do Diabo!!

  4. Na Finlândia há 20 anos atrás já ia devolver as garrafas de plástico às máquinas de vasilhame no supermercado para depois descontar o dinheiro recebido nas compras que fazia a seguir. Se isto chegar a Portugal agora deve estar na média do atraso deste país…

RESPONDER

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …