Estado vai devolver 200 milhões de euros de IVA aos consumidores

O Governo pretende devolver aos consumidores parte do IVA cobrado nos setores da restauração, da hotelaria e da cultura.

De acordo com o jornal Público, o programa de devolução do IVA, que deverá entrar em vigor no início de 2021, prevê uma verba de 200 milhões de euros e fará parte do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Os consumidores que aderirem a este programa poderão acumular durante um certo período, à partida de três meses, o total do IVA que pagarem em consumos nos setores da restauração, da hotelaria e da cultura. Depois, terão outro período idêntico para gastarem esse crédito acumulado em consumos nos mesmos setores.

Em declarações ao diário, um membro do Governo explicou que o objetivo é “aumentar o rendimento das famílias, estimular o consumo interno e apoiar os três setores que têm sido muito afetados pela crise económica” provocada pela pandemia de covid-19.

Para o funcionamento deste programa, acrescenta o matutino, o Executivo está a desenvolver uma aplicação em conjunto com a SIBS, grupo que gere o Multibanco. Os consumidores só terão de se inscrever e pedir fatura com número de contribuinte.

Segundo o Público, esta solução é diferente da exigida pelos empresários destes setores, nomeadamente da restauração, que defendem a baixa do IVA. Mas o Governo considera que, com esta medida, há devolução de rendimentos e estímulo ao consumo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Governo de “mãos largas” e inteligente! Primeiro saca a todos e mais tarde devolve a alguns, se chegar a devolver… Não seria mais fácil e menos burocrático baixar a taxa do IVA?

  2. vamos ver se a aplicaçao nao sera daquelas coisas complicadas e propositamente dificeis que ate um Formado em direito tem dificuldade em aderir ! baixem o IVA de 23 para 10 ,vao ver a dinamica que aeconomia ganha,com muito menos Evasao Fiscal ,pois cerca de metade das pequenas empresas em portugal so sobrevive porque foge ! um quadro vergonhoso criado pelos nossos ditos governantes

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …