“Devo olhar para a minha finitude”. Eanes ainda não aceitou o convite para os 50 anos do 25 de Abril

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente da República, António Ramalho Eanes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Porém, o ex-presidente da República ainda não decidiu.

Em declarações ao semanário Expresso, Ramalho Eanes falou dos seus 86 anos, disse que se sente “muito honrado” com o convite de Marcelo e que se fosse mais novo talvez dissesse que sim, mas que precisa de “refletir e de falar com o Presidente da República”.

“Ainda não decidi. Admito não ter tempo”, continuou Eanes.

À TSF, a idade também foi mencionada. “Não porque não me seduza o convite, mas porque tenho 86 anos. Na altura da comemoração terei, se cá estiver, 88. Não era prudente nem realista, devo olhar para a minha finitude, admitir e sentir que está próxima”, explicou.

Eanes imagina-se a celebrar meio século de Abril junto das gerações mais jovens.

“Desejo que os 50 anos do 25 de Abril sejam um momento de encontro da nossa comunidade”, explica o general, acrescentando que gostaria que a data fosse uma oportunidade “para refletirmos o que fizemos bem e o que fizemos mal e para garantir que os nossos filhos queiram ficar num país onde sintam que os seus filhos podem ter um futuro”.

O ex-presidente considerou ainda que a escolha do nome de Pedro Adão e Silva para a comissão organizadora é uma boa notícia e seria uma parceria desafiante.

“É uma parceria provocante porque vivi toda esta situação e, portanto, tenho uma certa dificuldade em afastar-me dela o suficiente. O Adão e Silva é um indivíduo que prezo de uma maneira muito especial porque é um homem que tem formação, competência, tem facilidade de expressão e é, sobretudo, um homem que diz as coisas tal como as pensa. Não está com subterfúgios“, disse.

A ideia de antecipar as comemorações de 2024 para 2022 foi articulada entre Marcelo e António Costa, com o argumento de ser já no próximo ano – a 24 de março – que se somam mais dias de democracia do que os que houve de ditadura.

A ditadura durou precisamente 47 anos, dez meses e 28 dias, num total de 17.499 dias. No dia 24 de março de 2022, a democracia terá já 17.500 dias, ultrapassando por um dia o tempo que durou a ditadura e sendo, por isso, o dia escolhido para dar início às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … é uma pena já não se fazerem destes.
    O Marcelo trouxe alguma esperança mas é outro campeonato.
    Que tenha uma vida longa e com saúde General Ramalho Eanes.

  2. O General Ramalho Eanes tem mais sabedoria que os outros todos juntos…
    Muito se fala dos capitães de abril… Mas se não fosse este homem, estaríamos hoje a viver o mesmo que se vive no Myanmar!! Se existe alguma democracia hoje, isso deve-se ao General Ramalho Eanes. Portugal ainda não lhe fez a devida homenagem. E é uma pena ver que caminhamos para um novo PREC… E quem vai tomar conta disto??

RESPONDER

Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco. Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de …

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …