/

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

1

Presidência da República

Ramalho Eanes, antigo Presidente da República.

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um dos militares de Abril, terá sido feito pelo telefone e ainda não terá uma resposta definitiva, escreve a TSF.

Este ano, o general Ramalho Eanes foi o único antigo Presidente da República a marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de abril no Parlamento.

No seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou-o, em particular: “Eis por que razão é tão justo galardoar os militares de Abril, tendo merecido já uma homenagem muito especial aquele de entre eles que, depois de ter estado no terreno, veio a ser peça chave na mudança de regime e primeiro Presidente da República eleito na democracia portuguesa, e que sempre recusou o marechalato que merecia e merece: o Presidente António Ramalho Eanes”.

A ditadura durou precisamente 47 anos, dez meses e 28 dias, num total de 17.499 dias. No dia 24 de março de 2022, a democracia terá já 17.500 dias, ultrapassando por um dia o tempo que durou a ditadura e sendo, por isso, o dia escolhido para dar início às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Depois de arrancarem, devem estender-se até 2026, onde serão celebrados os 50 anos da entrada em vigor da Constituição da República, das primeiras eleições legislativas, das primeiras regionais, autárquicas e presidenciais em democracia.

ZAP //

1 Comment

  1. Portanto, serão cinco anos em festa… Melhor, nem aqueles cujo o nome não se pode pronunciar e que fazem 5 dias de festa por alturas do casamento. Vai ser “à grande e à francesa”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.