“Acto terrorista”. Dois adolescentes detidos pela morte da jornalista Lyra McKee

(h) Jess Lowe / EPA

A jornalista Lyra McKee

A polícia irlandesa anunciou este sábado a detenção de dois homens, com 18 e 19 anos, no âmbito da investigação à morte da jornalista baleada na noite de quinta na sequência de confrontos em Londonderry.

Os dois jovens foram detidos ao abrigo da legislação antiterrorista e foram conduzidos a um posto de polícia, em Belfast, para serem interrogados pela morte da jornalista britânica Lyra Mckee, precisou a Polícia da Irlanda do Norte, PSNI.

A jornalista Lyra Mckee foi baleada esta sexta-feira, na sequência de um motim no bairro de Creggan, em Londonderry, a segunda maior cidade da Irlanda do Norte, no que a polícia irlandesa considerou um “incidente terrorista“.

Natural de Belfast, a jovem repórter foi atingida na cabeça por um homem com uma máscara que disparava contra a polícia. Segundo as autoridades locais, a jornalista foi transportada com vida para o hospital, onde acabou por morrer, pelas 23:00 horas.

Lyra McKee, de 29 anos, era editora no site Mediagazer. Em 2016, foi considerada uma das 30 figuras com menos de 30 anos da revista Forbes, pela sua “paixão por mergulhar em tópicos sobre os quais os outros não se interessam”.

A jornalista ganhou notoriedade em 2014, com uma carta ao “seu eu mais novo” acerca da experiência de crescer a guardar o segredo da sua homossexualidade. “A vida é tão difícil neste momento. Acordas todos os dias a pensar quem mais vai descobrir o teu segredo e odiar-te”, escreve uma Lyra com 24 anos ao seu eu mais novo.

Numa conferência de imprensa esta sexta-feira, o inspector do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte, Mark Hamilton, afirmou que as autoridades policiais acreditam que este foi “um acto terrorista cometido por violentos dissidentes republicanos“. “É provável que o Novo IRA esteja por detrás” desta morte, afirmou o inspetor.

Momentos antes da morte, Lyra Mckee tinha partilhado na rede social Twitter uma imagem dos confrontos. “Derry esta noite. Loucura completa”, lê-se na legenda da foto, que retrata os actos violentos que marcaram a noite de quinta-feira em Creggan, com bombas de gasolina lançadas contra carros da polícia e tiroteios.

Desde o início do ano, houve várias explosões em Londonderry, mas sem vítimas. Em janeiro, um artefacto explosivo detonou em frente a um tribunal no centro da cidade, pouco tempo depois de as autoridades terem sido alertadas.

Londonderry, chamada simplesmente Derry pela maioria de habitantes católicos da cidade, cerca uma população de cerca de 85 mil pessoas, e está localizada no extremo noroeste da Irlanda do Norte, na fronteira com a República da Irlanda.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …