“Acto terrorista”. Dois adolescentes detidos pela morte da jornalista Lyra McKee

(h) Jess Lowe / EPA

A jornalista Lyra McKee

A polícia irlandesa anunciou este sábado a detenção de dois homens, com 18 e 19 anos, no âmbito da investigação à morte da jornalista baleada na noite de quinta na sequência de confrontos em Londonderry.

Os dois jovens foram detidos ao abrigo da legislação antiterrorista e foram conduzidos a um posto de polícia, em Belfast, para serem interrogados pela morte da jornalista britânica Lyra Mckee, precisou a Polícia da Irlanda do Norte, PSNI.

A jornalista Lyra Mckee foi baleada esta sexta-feira, na sequência de um motim no bairro de Creggan, em Londonderry, a segunda maior cidade da Irlanda do Norte, no que a polícia irlandesa considerou um “incidente terrorista“.

Natural de Belfast, a jovem repórter foi atingida na cabeça por um homem com uma máscara que disparava contra a polícia. Segundo as autoridades locais, a jornalista foi transportada com vida para o hospital, onde acabou por morrer, pelas 23:00 horas.

Lyra McKee, de 29 anos, era editora no site Mediagazer. Em 2016, foi considerada uma das 30 figuras com menos de 30 anos da revista Forbes, pela sua “paixão por mergulhar em tópicos sobre os quais os outros não se interessam”.

A jornalista ganhou notoriedade em 2014, com uma carta ao “seu eu mais novo” acerca da experiência de crescer a guardar o segredo da sua homossexualidade. “A vida é tão difícil neste momento. Acordas todos os dias a pensar quem mais vai descobrir o teu segredo e odiar-te”, escreve uma Lyra com 24 anos ao seu eu mais novo.

Numa conferência de imprensa esta sexta-feira, o inspector do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte, Mark Hamilton, afirmou que as autoridades policiais acreditam que este foi “um acto terrorista cometido por violentos dissidentes republicanos“. “É provável que o Novo IRA esteja por detrás” desta morte, afirmou o inspetor.

Momentos antes da morte, Lyra Mckee tinha partilhado na rede social Twitter uma imagem dos confrontos. “Derry esta noite. Loucura completa”, lê-se na legenda da foto, que retrata os actos violentos que marcaram a noite de quinta-feira em Creggan, com bombas de gasolina lançadas contra carros da polícia e tiroteios.

Desde o início do ano, houve várias explosões em Londonderry, mas sem vítimas. Em janeiro, um artefacto explosivo detonou em frente a um tribunal no centro da cidade, pouco tempo depois de as autoridades terem sido alertadas.

Londonderry, chamada simplesmente Derry pela maioria de habitantes católicos da cidade, cerca uma população de cerca de 85 mil pessoas, e está localizada no extremo noroeste da Irlanda do Norte, na fronteira com a República da Irlanda.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …