Detidos engenheiros que deram como segura a barragem brasileira de Brumadinho

Yuri Edmundo / EPA

As autoridades brasileiras cumpriram nesta terça-feira cinco mandatos de detenção e outros de busca contra engenheiros e funcionários que atestaram a segurança da Barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho, no estado brasileiro de Minas Gerais, cuja rutura fez pelo menos 65 mortos.

De acordo com o jornal brasileiro Estadão, dois engenheiros, Makoto Namba e André Yum Yassuda, foram detidos na cidade de São Paulo. A Globo acrescenta que as ordens de detenção são temporárias, tendo uma validade de 30 dias.

Segundo a mesma emissora, a estas dois engenheiros juntam-se três funcionários da empresa mineira Vale. A par das detenções, decorreram também buscas em sedes de empresas e residências em Nova Lima, Minas Gerais e em São Paulo.

Escreve o brasileiro Estadão que esta terça-feira, 29 de janeiro, foram levados a cabo cinco mandados de prisão e outros de detenção e buscas contra engenheiros que atestaram a segurança da barragem que colapsou na passada sexta-feira, causando uma avalanche de lama e resíduos minerais.

A Globo avança ainda que em causa estarão suspeitas de fraude de documentos.

A operação tem como objetivo apurar as responsabilidades criminais da rutura da barragem e foi levada a cabo pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal, os Ministérios Públicos Estaduais de Minas Gerais e São Paulo e as Polícias Civil e Militar de Minas. Em São Paulo, as ações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e pelo Departamento de Capturas (Decade) da Polícia Civil.

Através do Twitter, a Vale disse estar a colaborar com as investigações: “Referente aos mandados cumpridos nesta manhã, a Vale informa que está colaborando plenamente com as autoridades. A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas”.

A rutura da barragem da Vale, na região metropolitana de Belo Horizonte, ocorreu na sexta-feira e causou uma avalanche de lama e resíduos minerais. De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil brasileira, estão confirmadas 65 vítimas mortais. Até ao momento, 31 dos mortos já foram identificadas, havendo ainda 279 desaparecidos, 192 pessoas resgatadas, 386 localizadas e 135 desabrigadas.

As buscas por vítimas encontram-se no quarto dia, e, segundo as autoridades, o número de mortes deve aumentar. A lama proveniente da rutura da barragem varreu a comunidade local e parte do centro administrativo da empresa mineira Vale, destruindo o refeitório onde se encontrava uma parte dos funcionário

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …

Alemanha vai compensar soldados que sofreram discriminação por serem homossexuais

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou ontem que quer compensar legalmente todos os soldados que, até 2 de Julho de 2000, foram prejudicados devido à sua orientação sexual ou identidade de género. O projeto de …

Árbitros que não sabem as regras: golo foi anulado depois de a bola voltar a rolar

Encontro entre Ceará e São Paulo pode não ter terminado na noite passada. Haverá continuação "na secretaria" por causa de um golo que foi anulado, pela segunda vez, já depois de o jogo ter sido …

Restauração em protesto no Parlamento. "Estão a matar quem quer trabalhar"

Várias centenas de empresários e trabalhadores da restauração, bares, discotecas, cultura, eventos, alojamento e táxis manifestaram-se, esta quarta-feira, em frente ao Parlamento. "Portugal não pode ser menu completo para uns, meia dose para outros e, para …

França quer punir médicos que façam testes de virgindade (mas isso pode prejudicar mulheres)

A possibilidade de banir os testes de virgindade estão a dividir França. Enquanto uns consideram-nos "bárbaros", outros alertam para as possíveis consequências violentas que algumas mulheres poderão sofrer se não os fizerem. Segundo a Organização Mundial …

Mais quatro jovens acusados na decapitação do professor Samuel Paty. Têm entre 13 e 14 anos

Quatro estudantes foram interrogados, e acusados, no âmbito da investigação sobre o assassínio do professor Samuel Paty, decapitado no passado dia 16 de outubro na região de Paris após ter mostrado caricaturas do profeta Maomé …

Surto de legionella no Grande Porto fez mais uma vítima. Já há dez mortos

O surto de legionella que afeta a região do Grande Porto causou mais uma morte, esta quinta-feira, elevando para 10 o número de óbitos registados, avançou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). Segundo …

Relação de Lisboa mantém condenação aos oito polícias no caso da Cova da Moura

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) manteve esta quarta-feira a condenação dos oito agentes da PSP da Esquadra de Alfragide, concelho de Amadora, por vários crimes cometidos contra jovens da Cova da Moura, em …