Detidos engenheiros que deram como segura a barragem brasileira de Brumadinho

Yuri Edmundo / EPA

As autoridades brasileiras cumpriram nesta terça-feira cinco mandatos de detenção e outros de busca contra engenheiros e funcionários que atestaram a segurança da Barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho, no estado brasileiro de Minas Gerais, cuja rutura fez pelo menos 65 mortos.

De acordo com o jornal brasileiro Estadão, dois engenheiros, Makoto Namba e André Yum Yassuda, foram detidos na cidade de São Paulo. A Globo acrescenta que as ordens de detenção são temporárias, tendo uma validade de 30 dias.

Segundo a mesma emissora, a estas dois engenheiros juntam-se três funcionários da empresa mineira Vale. A par das detenções, decorreram também buscas em sedes de empresas e residências em Nova Lima, Minas Gerais e em São Paulo.

Escreve o brasileiro Estadão que esta terça-feira, 29 de janeiro, foram levados a cabo cinco mandados de prisão e outros de detenção e buscas contra engenheiros que atestaram a segurança da barragem que colapsou na passada sexta-feira, causando uma avalanche de lama e resíduos minerais.

A Globo avança ainda que em causa estarão suspeitas de fraude de documentos.

A operação tem como objetivo apurar as responsabilidades criminais da rutura da barragem e foi levada a cabo pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal, os Ministérios Públicos Estaduais de Minas Gerais e São Paulo e as Polícias Civil e Militar de Minas. Em São Paulo, as ações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e pelo Departamento de Capturas (Decade) da Polícia Civil.

Através do Twitter, a Vale disse estar a colaborar com as investigações: “Referente aos mandados cumpridos nesta manhã, a Vale informa que está colaborando plenamente com as autoridades. A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas”.

A rutura da barragem da Vale, na região metropolitana de Belo Horizonte, ocorreu na sexta-feira e causou uma avalanche de lama e resíduos minerais. De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil brasileira, estão confirmadas 65 vítimas mortais. Até ao momento, 31 dos mortos já foram identificadas, havendo ainda 279 desaparecidos, 192 pessoas resgatadas, 386 localizadas e 135 desabrigadas.

As buscas por vítimas encontram-se no quarto dia, e, segundo as autoridades, o número de mortes deve aumentar. A lama proveniente da rutura da barragem varreu a comunidade local e parte do centro administrativo da empresa mineira Vale, destruindo o refeitório onde se encontrava uma parte dos funcionário

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …

PS propõe aumento extra das pensões a partir de agosto

O PS propôs esta segunda-feira um aumento extraordinário de seis ou dez euros para os pensionistas com reformas mais baixas a partir de agosto, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 …

Partidos apresentam quase 1300 alterações ao Orçamento. PCP é o campeão

As propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 atingiram um número recorde. O PCP ultrapassou as três centenas. De acordo com o Diário de Notícias, o Orçamento do Estado para 2020 conta com 1296 …