/

Detido um dos principais instigadores do movimento “coletes amarelos”

Etienne Laurent / EPA

Um dos principais instigadores do movimento “coletes amarelos”, Éric Drouet, foi preso perto dos Campos Elísios, em Paris, por organizar um evento esta quarta-feira sem autorização prévia.

De acordo com a mesma fonte, Drouet, um dos iniciadores da primeira mobilização nacional de “coletes amarelos” a 17 de novembro, foi preso quando se dirigia para os Campos Elísios, um momento captado por Rémi Buisine, jornalista de um órgão de comunicação online que ficou conhecido pelas suas transmissões em direto das manifestações dos “coletes amarelos”.

Um pouco antes do meio-dia de quarta-feira, Drouet – por quem o líder do movimento França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, disse sentir “fascínio” – tinha apelado num vídeo no Facebook para uma “ação”. “Hoje à noite, não vamos fazer uma grande ação, mas queremos chocar a opinião pública. Vamos todos sem casacos” disse Drouet.

Por volta das 19h00, algumas dezenas de pessoas encontravam-se em frente ao restaurante da cadeia internacional McDonald’s dos Campos Elísios, perto do Arco do Triunfo, e esperavam por Eric Drouet, sem, no entanto, vestirem os seus coletes, observou um jornalista da agência noticiosa France-Presse.

Eric Drouet foi preso por “organização de uma manifestação não-declarada“, conforme divulgou a FranceInfo, citando uma fonte policial. A media acrescentou ainda que Drouet e cerca de 50 outras pessoas se reuniram numa praça no centro de Paris para acender velas em homenagem aos feridos nos protestos. Além de Drouet, outras pessoas foram presas para identificação.

Numa publicação no Twitter, Jean-Luc Mélenchon reagiu a esta nova detenção: “Novamente Éric Drouet preso, porquê? Abuso de poder. A polícia política persegue agora os animadores do movimento ‘coletes amarelos'”.

Uma hora depois, o líder do movimento França Insubmissa usou a mesma rede social para exigir a libertação de Éric Drouet.

Drouet já tinha sido preso anteriormente em manifestações em Paris por “carregar uma arma proibida“, crime pelo qual será julgado a 5 de junho. No dia 6 de dezembro, Drouet também teria sugerido aos manifestantes que invadissem o Palácio do Eliseu, a residência presidencial francesa.

Os protestos dos “coletes amarelos”, assim chamados devido ao uso de coletes utilizados pelos motoristas franceses, tiveram início em novembro contra o aumento de impostos nos combustíveis.

Apesar de o governo ter voltado atrás na decisão de aumentar as taxas, os manifestantes continuaram com os protestos contra as políticas económicas do presidente francês Emmanuel Macron. Os protestos foram marcados por confrontos violentos entre manifestantes e forças de segurança.

ZAP // SputnikNews / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.