Detido ex-director de infra-estruturas e equipamentos do MAI

O ex-director do Departamento de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna foi hoje detido pela PJ no âmbito da investigação, por suspeita de corrupção e outros crimes conexos, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

Trata-se de João Alberto Correia, que se demitiu do cargo de director daquele departamento do MAI em Fevereiro último, alegando razões pessoais, mas a imprensa, na altura, avançou que estava a ser alvo de uma auditoria interna.

d.r. Blog do Minho

O ex-director do Departamento de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, João Alberto Correia

O ex-director do Departamento de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, João Alberto Correia

A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas à Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos, organismo que gere o património, infra-estruturas e equipamentos do MAI, e também buscas domiciliárias, no decurso desta investigação dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e que mobilizou elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

A investigação relaciona-se com obras efectuadas em estruturas da responsabilidade do Ministério da Administração Interna (MAI), havendo também suspeitas da prática do crime de participação económica em negócio.

Numa nota, o Ministério da Administração Interna (MAI) informou que o ministro Miguel Macedo enviou para o Ministério Público factos “com eventual relevância criminal” relacionados com a auditoria realizada à Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos (DGIE).

“No âmbito de uma auditoria e processo de inquérito à Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos – realizado pela Inspecção-geral da Administração Interna – foi determinado, pelo ministro da Administração Interna, a remessa ao Ministério Público dos factos já apurados com eventual relevância criminal”, adianta a nota.

O MAI refere ainda que a Inspecção-geral da Administração Interna (IGAI) vai prosseguir os trabalhos no âmbito das suas competências, sublinhando que o processo se encontra em segredo de Justiça.

A Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos (DGIE) é uma entidade do MAI dotada de autonomia administrativa, que tem como atribuições específicas a construção e remodelação de instalações das forças de segurança e serviços do MAI, planeamento e controlo dos investimento e centralização dos procedimentos de grandes aquisições.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …