Detetados dois casos da variante brasileira em Portugal (e ainda há outra a preocupar os especialistas)

Dois casos da variante brasileira do novo coronavírus foram detetados em Portugal. Os casos desta estirpe, que é altamente contagiosa, foram descobertos na região da Grande Lisboa e já foram comunicados às autoridades de saúde.

A notícia dos dois casos da variante brasileira detetados na região da Grande Lisboa foi avançada pela SIC Notícias na quarta-feira. Segundo a televisão, as amostras foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), que irá fazer o seguimento epidemiológico e laboratorial adequado.

Questionados pelo semanário Expresso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o INSA confirmam “a receção de duas amostras suspeitas de estarem associados à variante genética do SARS-CoV-2 primeiramente detetada no Brasil”. “As amostras serão agora analisadas através da sequenciação genómica, de forma a poder concluir se se tratam de facto de casos de COVID-19 associados a esta variante”.

As mesma entidades asseguram que assim que são identificadas “variantes que suscitam reforço de monitorização” as autoridades de saúde confirmam que “o caso está isolado e que todos os contactos estão identificados e em isolamento profilático”.

Segundo o semanário, as análises no laboratório foram realizadas com recurso a sondas específicas de biologia molecular, que encontram targets genéticos específicos da B.1.1.28, a variante brasileira.

Encontrada pela primeira vez em viajantes japoneses que passaram pelo estado brasileiro do Amazonas em dezembro, uma nova variante designada pelos cientistas como B.1.1.28.1 ou P.1 tem preocupado autoridades de saúde em todo o mundo, porque se assemelha a variantes mais infecciosas e mais mortais do vírus que provoca a covid-19 encontradas no Reino Unido e na África do Sul.

A variante é predominante na cidade de Manaus, capital do Amazonas, que enfrenta um colapso do sistema de saúde desde o início de janeiro, quando a alta procura de pacientes levou a problemas de abastecimento de consumíveis básicos para atendimento médico.

Esta variante é considerada altamente contagiosa e já foi identificada nos Estados Unidos, Itália e Espanha.

No final de janeiro, o Governo português suspendeu os voos entre Portugal e o Brasil, pelo menos, até dia 14 de fevereiro.

Variante semelhante à da Califórnia preocupa

Na reunião de terça-feira no Infarmed, falou-se do crescimento de uma variante do SARS-CoV-2 com semelhanças àquela que ficou conhecida como a variante da Califórnia.

Em causa está, segundo a TSF, uma variante que não é a mesma que a da Califórnia, mas que partilha uma mesma mutação identificada como L452R, que pode ter uma menor resistência aos anticorpos.

Entre 10 e 19 de janeiro, na última avaliação da diversidade genética das variantes feita pelo INSA, 6,8% das infeções estudadas tinham a mutação anterior, incomparavelmente acima de outras duas variantes da África do Sul e do Brasil, ficando apenas abaixo da variante do Reino Unido que chega a 16% dos casos.

Na avaliação anterior, em novembro, tinham sido encontrados apenas dois ou três casos associados à mutação idêntica à da Califórnia e que agora a mutação está “espalhada” por 32 concelhos.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …