/

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

17

São Cabrita / Facebook

Conceição Cabrita, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo. 

Fonte da direção do PSD disse, de acordo com o Diário de Notícias, que a detenção da presidente da Câmara de Vila Real de Santo António por suspeita de corrupção foi uma “surpresa completa”.

A autarca foi detida “à saída de casa”, quando se dirigia para o município, onde iria participar numa reunião, que acabou por se realizar sem a sua presença. “No decurso desta operação, denominada Operação Triângulo, foram detidas quatro pessoas, uma delas titular de cargo político”, disse a Polícia Judiciária, em comunicado.

Entre os detidos, todos com idades entre os 50 e os 70 anos, “estão ainda um trabalhador da Administração Pública e dois empresários”.

Os detidos são Conceição Cabrita, presidente da Câmara; um outro funcionário da autarquia algarvia; Carlos de Matos, empresário imobiliário da zona de Leiria, que comprou o terreno; e um outro empresário, de Lisboa, também envolvido no negócio.

Em causa estão “factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder“, havendo “suspeitas de atuação ilícita de titular de cargo político, que beneficiou da colaboração de funcionários, bem como outros intervenientes, na intermediação de um negócio, de compra de imóvel, propriedade do município, na praia de Monte Gordo”.

O negócio imobiliário envolveu a venda de um terreno em Monte Gordo por 5,6 milhões de euros. A proposta de venda do terreno, com cerca de cinco mil metros quadrados, situado na praia de Monte Gordo foi aprovada em Assembleia Municipal a 3 de abril de 2020, com os votos a favor do PSD e contra da bancada do PS e da CDU.

A autarquia pretendia “receber à cabeça 50% do valor” e o resto quando os projetos estivessem “concluídos e licenciados”. O objetivo seria a construção de “habitação, comércio, serviços e turismo” e um estacionamento no subsolo.

Segundo o vereador da CDU, o terreno esteve “várias vezes à venda em hasta pública”, mas sempre sem propostas, por isso a autarquia terá optado pelo ajuste direto.

Em fevereiro, Conceição Cabrita tinha anunciado que não se recandidataria ao cargo porque “o mandato tinha sido muito desgastante” e “não teve outra justificação”, segundo fonte social-democrata. “Conceição Cabrita também terá percebido que não existia vontade na sua recandidatura”, asseguram.

Ainda assim, a notícia caiu como uma bomba no PSD. “O que está a acontecer terá impacto na candidatura de Luís Gomes”, disse uma fonte social-democrata ao DN.

Deputado do PS envolvido no negócio

O semanário Expresso adianta esta quarta-feira que António Gameiro, que foi este fim de semana anunciado como candidato do PS precisamente à Câmara de Ourém, estará envolvido no negócio de compra e venda de um terreno municipal, em Monte Gordo.

Na terça-feira, a PJ fez buscas à casa do deputado socialista e o pedido de levantamento da imunidade parlamentar de António Gameiro chegou no mesmo dia à Assembleia da República.

António Gameiro / Facebook

Há suspeitas de que a presidente e o funcionário camarário receberam dinheiro para fazerem com que o imóvel fosse vendido ao grupo Saint Germain de Carlos de Matos.

António Gameiro e o empresário da zona de Lisboa detido terão servido como intermediários no negócio.

O deputado socialista aguarda a decisão sobre o pedido de levantamento da imunidade, para eventualmente ser constituído como arguido.

Conceição Cabrita, o outro funcionário municipal, Carlos de Matos e o empresário de Lisboa deverão ser presentes ao Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, esta quarta-feira, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Maria Campos, ZAP //

17 Comments

  1. A São agora tem de se chibar de todas as trafulhices do Luis Gomes, para ele ir dentro também.
    Se for dentro, o Luis poderá talvez re-econtrar-se com o seu querido Cubano.

  2. No dia em que investigarem a fundo as nossas autarquias, estas acabam. Vai tudo dentro. Quando decidirem fazer isso, lancem primeiro um concurso público para a construção de 100 novos estabelecimentos prisionais.
    Depois prendam também o adjudicante e o adjudicatário desse mesmo concurso.

    • Mais de 70% dos crimes na área do Estado, são levados a cabo nos municípios. Aquilo é que é roubar à fartazana! Acabem com as Câmaras e criem sub-regiões de 4 ou 5 municípios. Assim, em vez de um só, eles controlam-se uns aos outros.

      • No fundo já o fizeram com as Comunidades Intermunicipais. Assim, para poderem roubar em grande, têm primeiro que se entender.
        Mais do que isso, em termos de regionalização, é perigoso.
        Em termos gerais acho que as Áreas Metropolitanas e as CIMs deveriam evoluir gradualmente para absorver as funções dos municípios que os compõem e progressivamente eliminar estes. Esse seria um grande passo para Portugal.

  3. Este artigo é bom para lembrar todos, mas todos esses mentecaptos que por aí andam a dar largas ao seu clubismo ideológico e que pensam que a cena política é um jogo de futebol entre a esquerda e a direita…. Para lhes lembrar que PSD e PS toda a vida comeram do mesmo prato. Só competem pelo poder porque quem estiver no poder, consegue ser mais corrupto do que quem não está.

  4. E porque razão haverá tanta gente interessada na regionalização? Adivinhem se forem capazes! Façam o referendo e verão o resultado. O povo não quer mais roubalheira!

    • Que surpresa para os crentes, agora o PS e PSD até já concorrem em listas conjuntas para os negócios imobiliários.
      Ainda há quem diga que sao adversários.

    • Esses autarcas zelosos dos seus bolsos, não estarão inspirados naquele ladrão que dizia que os milhares eram da mãe e que o juiz descobriu agora que isso era uma tremenda mentira?

  5. Começa a ser tempo dos média deixarem e dar importância a estes “fait-divers”, de nada vale este sensacionalismo tendo em conta que todo o politico é inocente, e mesmo que haja alguma duvida as leis feitas por eles serão utilizadas por alguns juízes para os ilibar. O pior disto tudo é que haverá sempre Tugas viciados por partidos ou beneficiários do partidarismo a defender estes indivíduos e a ineficiência da justiça Portuguesa

  6. A pecepção que se tem é mesmo essa e quando se veem AJ, “by the book” de organizações com programação no calendário com um ano de antecedência e o AJ é feito a empresas recem criadas e celebrados 5 dias antes do inicio do evento, o que se pode concluir? Não é obrigatório um concurso público, ou arranjam-se 2 propostas de amigos?

  7. mais um caso entre muitos e que não são noticiados

    A classe politica deste país é do pior que existe. Esta gente só metidos dentro de uma jaula com o socrates como cabeça de lista.

    Não há nenhum que escape.

  8. Mais dois a acrescentar à vasta lista e digam lá mal do 25 de abril! Reparem em todas as autarquias como se fazem quase todas as obras em ano de eleições autárquicas, qual a intenção?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.