Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

São Cabrita / Facebook

Conceição Cabrita, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo. 

Fonte da direção do PSD disse, de acordo com o Diário de Notícias, que a detenção da presidente da Câmara de Vila Real de Santo António por suspeita de corrupção foi uma “surpresa completa”.

A autarca foi detida “à saída de casa”, quando se dirigia para o município, onde iria participar numa reunião, que acabou por se realizar sem a sua presença. “No decurso desta operação, denominada Operação Triângulo, foram detidas quatro pessoas, uma delas titular de cargo político”, disse a Polícia Judiciária, em comunicado.

Entre os detidos, todos com idades entre os 50 e os 70 anos, “estão ainda um trabalhador da Administração Pública e dois empresários”.

Os detidos são Conceição Cabrita, presidente da Câmara; um outro funcionário da autarquia algarvia; Carlos de Matos, empresário imobiliário da zona de Leiria, que comprou o terreno; e um outro empresário, de Lisboa, também envolvido no negócio.

Em causa estão “factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder“, havendo “suspeitas de atuação ilícita de titular de cargo político, que beneficiou da colaboração de funcionários, bem como outros intervenientes, na intermediação de um negócio, de compra de imóvel, propriedade do município, na praia de Monte Gordo”.

O negócio imobiliário envolveu a venda de um terreno em Monte Gordo por 5,6 milhões de euros. A proposta de venda do terreno, com cerca de cinco mil metros quadrados, situado na praia de Monte Gordo foi aprovada em Assembleia Municipal a 3 de abril de 2020, com os votos a favor do PSD e contra da bancada do PS e da CDU.

A autarquia pretendia “receber à cabeça 50% do valor” e o resto quando os projetos estivessem “concluídos e licenciados”. O objetivo seria a construção de “habitação, comércio, serviços e turismo” e um estacionamento no subsolo.

Segundo o vereador da CDU, o terreno esteve “várias vezes à venda em hasta pública”, mas sempre sem propostas, por isso a autarquia terá optado pelo ajuste direto.

Em fevereiro, Conceição Cabrita tinha anunciado que não se recandidataria ao cargo porque “o mandato tinha sido muito desgastante” e “não teve outra justificação”, segundo fonte social-democrata. “Conceição Cabrita também terá percebido que não existia vontade na sua recandidatura”, asseguram.

Ainda assim, a notícia caiu como uma bomba no PSD. “O que está a acontecer terá impacto na candidatura de Luís Gomes”, disse uma fonte social-democrata ao DN.

Deputado do PS envolvido no negócio

O semanário Expresso adianta esta quarta-feira que António Gameiro, que foi este fim de semana anunciado como candidato do PS precisamente à Câmara de Ourém, estará envolvido no negócio de compra e venda de um terreno municipal, em Monte Gordo.

Na terça-feira, a PJ fez buscas à casa do deputado socialista e o pedido de levantamento da imunidade parlamentar de António Gameiro chegou no mesmo dia à Assembleia da República.

António Gameiro / Facebook

Há suspeitas de que a presidente e o funcionário camarário receberam dinheiro para fazerem com que o imóvel fosse vendido ao grupo Saint Germain de Carlos de Matos.

António Gameiro e o empresário da zona de Lisboa detido terão servido como intermediários no negócio.

O deputado socialista aguarda a decisão sobre o pedido de levantamento da imunidade, para eventualmente ser constituído como arguido.

Conceição Cabrita, o outro funcionário municipal, Carlos de Matos e o empresário de Lisboa deverão ser presentes ao Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, esta quarta-feira, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A São agora tem de se chibar de todas as trafulhices do Luis Gomes, para ele ir dentro também.
    Se for dentro, o Luis poderá talvez re-econtrar-se com o seu querido Cubano.

  2. No dia em que investigarem a fundo as nossas autarquias, estas acabam. Vai tudo dentro. Quando decidirem fazer isso, lancem primeiro um concurso público para a construção de 100 novos estabelecimentos prisionais.
    Depois prendam também o adjudicante e o adjudicatário desse mesmo concurso.

    • Mais de 70% dos crimes na área do Estado, são levados a cabo nos municípios. Aquilo é que é roubar à fartazana! Acabem com as Câmaras e criem sub-regiões de 4 ou 5 municípios. Assim, em vez de um só, eles controlam-se uns aos outros.

      • No fundo já o fizeram com as Comunidades Intermunicipais. Assim, para poderem roubar em grande, têm primeiro que se entender.
        Mais do que isso, em termos de regionalização, é perigoso.
        Em termos gerais acho que as Áreas Metropolitanas e as CIMs deveriam evoluir gradualmente para absorver as funções dos municípios que os compõem e progressivamente eliminar estes. Esse seria um grande passo para Portugal.

  3. Este artigo é bom para lembrar todos, mas todos esses mentecaptos que por aí andam a dar largas ao seu clubismo ideológico e que pensam que a cena política é um jogo de futebol entre a esquerda e a direita…. Para lhes lembrar que PSD e PS toda a vida comeram do mesmo prato. Só competem pelo poder porque quem estiver no poder, consegue ser mais corrupto do que quem não está.

  4. E porque razão haverá tanta gente interessada na regionalização? Adivinhem se forem capazes! Façam o referendo e verão o resultado. O povo não quer mais roubalheira!

    • Que surpresa para os crentes, agora o PS e PSD até já concorrem em listas conjuntas para os negócios imobiliários.
      Ainda há quem diga que sao adversários.

    • Esses autarcas zelosos dos seus bolsos, não estarão inspirados naquele ladrão que dizia que os milhares eram da mãe e que o juiz descobriu agora que isso era uma tremenda mentira?

  5. Começa a ser tempo dos média deixarem e dar importância a estes “fait-divers”, de nada vale este sensacionalismo tendo em conta que todo o politico é inocente, e mesmo que haja alguma duvida as leis feitas por eles serão utilizadas por alguns juízes para os ilibar. O pior disto tudo é que haverá sempre Tugas viciados por partidos ou beneficiários do partidarismo a defender estes indivíduos e a ineficiência da justiça Portuguesa

  6. A pecepção que se tem é mesmo essa e quando se veem AJ, “by the book” de organizações com programação no calendário com um ano de antecedência e o AJ é feito a empresas recem criadas e celebrados 5 dias antes do inicio do evento, o que se pode concluir? Não é obrigatório um concurso público, ou arranjam-se 2 propostas de amigos?

  7. mais um caso entre muitos e que não são noticiados

    A classe politica deste país é do pior que existe. Esta gente só metidos dentro de uma jaula com o socrates como cabeça de lista.

    Não há nenhum que escape.

  8. Mais dois a acrescentar à vasta lista e digam lá mal do 25 de abril! Reparem em todas as autarquias como se fazem quase todas as obras em ano de eleições autárquicas, qual a intenção?

RESPONDER

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …