/

Despedimento em massa na Tesla. “Mundo de fantasia” de Musk sob ameaça

5

dmoberhaus / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

A Tesla vai despedir cerca de 15.000 pessoas, mais de 10% da sua força de trabalho, segundo um e-mail enviado a toda a empresa pelo presidente executivo, Elon Musk. É mais um sinal de crise na empresa.

Na mensagem enviada aos funcionários da Tesla, Musk anuncia que vai despedir “mais de 10%” dos trabalhadores devido à necessidade de “reduzir os custos” e de “aumentar a produtividade”.

Estão em causa cerca de 15.000 pessoas. No final de 2023, a Tesla tinha mais 140 mil funcionários em todo o mundo.

Musk diz no email enviado aos colaboradores da Tesla que a empresa está a preparar a “próxima fase de crescimento”.

“Como parte deste esforço, realizámos uma revisão abrangente da organização e tomámos a difícil decisão de reduzir a força de trabalho em mais de 10% a nível global”, aponta ainda.

“Não há nada que eu deteste mais, mas tem de ser feito”, salienta também Musk.

O anúncio surge poucos dias depois de a Tesla ter anunciado que as suas vendas caíram 8,5% no primeiro trimestre do ano, um período em que as acções da empresa perderam quase 30% do valor.

A Tesla divulgará os seus resultados financeiros do primeiro trimestre a 23 de Abril.

Nas últimas semanas, a empresa também baixou significativamente os preços na América do Norte, para estimular a procura e reduzir o stock de veículos numa altura em que há um abrandamento na procura por veículos eléctricos.

Os analistas do sector indicam que o período de crescimento rápido que caracterizou a Tesla, nos últimos anos, acabou com o aumento da concorrência dos fabricantes tradicionais, as dificuldades em reduzir os custos e o forte aumento da produção de veículos elétricos por parte das empresas chinesas.

O problema da concorrência chinesa

No fim de 2023, a chinesa BYD roubou o primeiro lugar da Tesla na venda de carros elétricos em todo o mundo, no último trimestre daquele ano. Ainda assim, a Tesla continuava na frente com a totalidade das vendas do ano.

Mas os números continuam a descer e as vendas verificadas entre Janeiro e Março deste ano, revelam um recuo da ordem dos 1,6%.

As margens de lucro da Tesla também têm vindo a cair desde 2020, situando-se na ordem dos 13% em média, com as vendas a aumentarem 45% ao ano.

Contudo, a nova realidade acrescenta pressão sobre a empresa e as projecções dos analistas apontam para margens de lucro de cerca de 10% para os próximos três anos.

Já quanto às vendas, devem crescer, em média, menos de 20% ao ano.

Estes números reflectem uma crise que se generaliza no sector automóvel, mas contrastam com as habituais declarações megalómanas de Musk. E as expectativas irrealistas são um dos maiores problemas da empresa – sobretudo porque, nesta altura, já não domina o mercado das baterias eléctricas.

Em 2020, a Tesla somava cerca de 80% das vendas neste âmbito. No final de 2023, a sua quota de mercado tinha descido para os 55%.

Para já, ainda não há razões para preocupações quanto ao futuro da empresa. Mas é, certamente, uma boa altura para reflexão – e, talvez, para Elon Musk contratar um Relações Públicas que seja mais contido no que se refere a pontar objectivos e expectativas.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. fiquei baralhado com os numeros apresentados…. as vendas estão a cair 8% ao ano e 1,6% no 1.º trimestre de 2024 mas depois refere que as vendas estão a aumentar 45% ao ano???

    e depois temos esta espécie de filantropo que não passa de mais um simples industrial que só quer saber de numeros e descartando os seus trabalhadores quando as coisas correm menos bem…
    Mais do mesmo… face às adversidades é que se vê a verdadeira pessoa que ele é…

  2. Muitos experts desconhecidos e sem relevância criticam um dos maiores empresários do mundo, de fato, ele não deve saber o que faz, mas fatura quase o PIB de alguns paises. mais fácil seria abrir uma empresa e implementar essas idéias fantásticas porque parece que Musk não vai dar ouvidos a qualqeur um.

  3. Musk é um bluff. Parece que tem um tipografia onde imprime notas de dollars.

    É mais um artista ao estilo do Epstein, o tal que tinha na mão todas as figuras e figurões porque os envolveu nos seus esquemas pedófilos. Estes dois têm uma coisa em comum: são ambos judeus. Mas há muitos mais deste estilo por aí. George Soros é um deles.
    Estes artistas surgem do nada a manipular dinheiro sem conta nem medida. As multidões nada sabem sobre o que está por trás deles.

  4. Os chineses vão acabar com a Tesla. Basta ver bem os seus automóveis. E não têm preços de arromba aqui na Europa porque os mamões da UE não deixam. Precisam do guito para mandar para a Ucrânia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.