Carros elétricos chineses são até 14% mais baratos do que os rivais no mercado português

2

BYD

BYD

Há já 15 anos que a China está a apostar na produção de carros elétricos, levando um grande avanço sobre as marcas europeias e americanas.

Apesar de ainda terem pouca expressão no mercado nacional — representam apenas 2,6% dos 13 783 elétricos matriculados em Portugal em 2023 —, os carros elétricos chineses distinguem-se pelos preços competitivos.

De acordo com o Público, praticamente todos os 10 modelos chineses à venda em Portugal são mais baratos do que os concorrentes, quando se compara modelos de gamas equivalentes.

A média das diferenças de preços oscila entre os 10% e os 14%, no entanto, algumas outras marcas fazem grandes descontos, o que pode anular a vantagem de preço dos chineses.

A diferença chega até a ser de 34% (BYD Han versus Telsa Model S), mas também há casos em que um carro elétrico China é 1% mais caro do que o alemão (Aiways U6 versus Volkwagen ID.5, sendo o chinês maior e ligeiramente mais potente).

No entanto, a aposta do mercado europeu nos carros elétricos está a assentar na estratégia chinesa como uma luva. Já desde os anos 2000 que o país tem apostado no desenvolvimento de carros elétricos e consegue produzi-los com custos bastante mais baixos do que as produtoras concorrentes no Ocidente.

Em média, produzir um elétrico custa 40% mais do que um carro com motor térmico. O principal fator para esta diferença é a bateria elétrica, que é precisamente o ramo em que a China tem uma vantagem em relação ao resto do mundo, já que as empresas chinesas controlam dois terços do mercado mundial de baterias.

Um relatório de Maio da seguradora Allianz já referia os perigos que a transição para as baterias elétricas pode representar para o Ocidente, já que “muda as regras do jogo para a indústria europeia”, mas “o risco número um é a China”, que “reconheceu o potencial dos veículos eléctricos há 15 anos” e investiu muito “num competitivo ecossistema industrial”. Em 2022, a China vendeu mais do dobro de carros elétricos do que os EUA e a Europa juntos.

ZAP //

2 Comments

  1. Então mas não é tudo feito na China? É pois. Foi assim que os patrões Ocidentais conseguiram enriquecer e ter mão de obra mais barata. Puseram tudo nas mãos da China que soube aproveitar e crescer mais que o Ocidente que julgava que a China era burra.
    Depois dizem que a China é má. Ainda cospem no próprio prato vejam bem. A arrogância dos Ocidentais não tem limites realmente.

  2. Essa informação é completamente falsa, estão provavelmente a basear-se em preços estimados em Portugal e não preços reais. Por exemplo o Byd Han, que eu muito aprecio, além de não oferecer as mesmas prestações do Tesla Model S (e por isso ser uma comparação injusta), ainda nem sequer tem preço em Portugal, e na Alemanha, no Mobile.de, não encontram nenhum novo abaixo de 70.000€. Comparei os preços reais de todas as marcas em Portugal, sendo a Tesla, de longe, a melhor relação qualidade/preço. E as marcas chinesas todas bem mais caras: veja-se, por exemplo, os preços reais dos Byd já á venda em Portugal e os da Aiways…um absurdo (e oferecendo muito menos, pelo menos no respeitante, a motores, potências e autonomia).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.