“Desnorte” no CDS. Cristas responsabilizada por resultado das eleições

Rodrigo Antunes/ Lusa

A presidente do Partido Popular (CDS/PP), Assunção Cristas

As listas de deputados do CDS foram aprovadas, mas as críticas a algumas das escolhas e ao programa político não faltaram. A oposição chutou para Cristas a responsabilidade dos futuros resultados e a própria admite ficar encarregue.

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou esta sexta-feira de madrugada por 83%, e 15 votos contra, as quotas distritais de candidatos a deputados nas legislativas de 6 de outubro, disse à Lusa fonte do partido.

As críticas começaram cedo, com alguns membros da oposição dentro do CDS a condenarem a marcação em cima da hora do Conselho Nacional. “Este Conselho Nacional foi marcado para evitar um escândalo político em curso: tencionavam aprovar as listas na comissão executiva”, explicou ao Expresso o antigo deputado Raul Almeida.

Os primeiros candidatos, da quota nacional da direção de Assunção Cristas, os elegíveis, já estavam escolhidos desde 5 de abril e com a votação de hoje o CDS encerrou o processo das listas de candidatos. As quotas distritais das listas foram aprovadas com 103 votos a favor, 15 contra a seis votos brancos.

O ex-deputado Filipe Lobo d’Ávila, um dos maiores opositores a Cristas, decidiu não marcar presença. Por isso, a responsabilidade da contestação coube a Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento-CDS (TEM).

No seu discurso, criticou a estratégia da direção de Assunção Cristas, que acusou de excluir, rejeitar e impor, por exemplo, no processo de formação das listas de candidatos a deputados às eleições, em vez de seguir uma estratégia de unidade.

A Tendência queixou-se de não ter sido ouvida neste processo, apontou as divisões internas criadas com as listas e criticou a falta de bandeiras eleitorais do partido e a forma como Cristas tem baixado as fasquias eleitorais dos centristas para as eleições. “Ficou patente desde as europeias que a grande oposição à direção do CDS é a própria direção”, disse o deputado centrista.

Por fim, Abel Matos Santos responsabilizou a presidente do partido pelos futuros resultados das legislativas. “Dia 6 de outubro saberemos quanto vale o seu eleitorado. E a senhora terá de assumir a sua responsabilidade”, rematou Matos Santos.

Segundo o Expresso, Cristas não se deixou ficar e admitiu que vai assumir a responsabilidade do resultado do CDS nas próximas eleições, desafiando ainda Matos Santos a ir a jogo no próximo Congresso do partido.

O CDS terá duas mulheres a liderar a lista nos dois maiores círculos, Assunção Cristas, presidente do partido, em Lisboa e a sua vice-presidente Cecília Meireles será número um no Porto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Acabou-se a mama de andar a reboque do PSD. Ganhar deputados à conta da coligação. Á k acabar com esta ABORTO. Porque não te CALAS. Bani-los de vez. É o partido que mais nos tem tramado ao darem maiorias. FORA com eles

  2. é pena não haver imagens e som desta novela da sanita se fosse o ps havia com certeza. prá sanita é fácil livrar-se desta responsabilidade área em que ela é perita, é só dizer que a culpa é do governo e do mentiroso do costa e tem o problema resolvido, faz como a cardona na comissão de inquérito da cgd “no final despediu-se comunicando que iria beber uma cerveja” o que não seria se fosse a catarina do be a dizer tal mimo. acabe-se já com essa pequenez de partido que tem a mania que é importante.

  3. O Cristas e tú que percisavas de pelo menos um Pedrogão por ano, e não tens conseguido. Eu por várias vezes fui te aconselhando, a ir tomar conta dos putos e lavar a louça e tratar da casa, mas tú não me ouviste, agora vais ser corrida pelos teus, pois até a menina Mosquita te vai empurrar.

  4. O que é dito é a realidade de quem quer tudo privatizado defesa da banca e dos grandes grupos económicos dos patrões austeros, despedimentos sem justa causa , do ultraliberalismo que é o que não serve nada os portugueses. Fazem promessas , muito palavreado e nada cumprem.O tempo em que fizeram parte da governação toda a gente sabe que nada fizeram e tudo se transformou num caos total com impostos à bruta, desemprego, emigração, cortes aos reformados, subsídios de férias , submarilhos. Se a má memória ficou não merece nem de longe nem de perto que seja repedida. Austeridade e mais austeridade que não serviu para nada.

  5. No tempo da Crostas foi o pior.Um partido anão.O Pauleta das feiras que atraiçoou os reformados.Os submersíveis e outras peripécias.

RESPONDER

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …