“Desnorte” no CDS. Cristas responsabilizada por resultado das eleições

Rodrigo Antunes/ Lusa

A presidente do Partido Popular (CDS/PP), Assunção Cristas

As listas de deputados do CDS foram aprovadas, mas as críticas a algumas das escolhas e ao programa político não faltaram. A oposição chutou para Cristas a responsabilidade dos futuros resultados e a própria admite ficar encarregue.

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou esta sexta-feira de madrugada por 83%, e 15 votos contra, as quotas distritais de candidatos a deputados nas legislativas de 6 de outubro, disse à Lusa fonte do partido.

As críticas começaram cedo, com alguns membros da oposição dentro do CDS a condenarem a marcação em cima da hora do Conselho Nacional. “Este Conselho Nacional foi marcado para evitar um escândalo político em curso: tencionavam aprovar as listas na comissão executiva”, explicou ao Expresso o antigo deputado Raul Almeida.

Os primeiros candidatos, da quota nacional da direção de Assunção Cristas, os elegíveis, já estavam escolhidos desde 5 de abril e com a votação de hoje o CDS encerrou o processo das listas de candidatos. As quotas distritais das listas foram aprovadas com 103 votos a favor, 15 contra a seis votos brancos.

O ex-deputado Filipe Lobo d’Ávila, um dos maiores opositores a Cristas, decidiu não marcar presença. Por isso, a responsabilidade da contestação coube a Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento-CDS (TEM).

No seu discurso, criticou a estratégia da direção de Assunção Cristas, que acusou de excluir, rejeitar e impor, por exemplo, no processo de formação das listas de candidatos a deputados às eleições, em vez de seguir uma estratégia de unidade.

A Tendência queixou-se de não ter sido ouvida neste processo, apontou as divisões internas criadas com as listas e criticou a falta de bandeiras eleitorais do partido e a forma como Cristas tem baixado as fasquias eleitorais dos centristas para as eleições. “Ficou patente desde as europeias que a grande oposição à direção do CDS é a própria direção”, disse o deputado centrista.

Por fim, Abel Matos Santos responsabilizou a presidente do partido pelos futuros resultados das legislativas. “Dia 6 de outubro saberemos quanto vale o seu eleitorado. E a senhora terá de assumir a sua responsabilidade”, rematou Matos Santos.

Segundo o Expresso, Cristas não se deixou ficar e admitiu que vai assumir a responsabilidade do resultado do CDS nas próximas eleições, desafiando ainda Matos Santos a ir a jogo no próximo Congresso do partido.

O CDS terá duas mulheres a liderar a lista nos dois maiores círculos, Assunção Cristas, presidente do partido, em Lisboa e a sua vice-presidente Cecília Meireles será número um no Porto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Acabou-se a mama de andar a reboque do PSD. Ganhar deputados à conta da coligação. Á k acabar com esta ABORTO. Porque não te CALAS. Bani-los de vez. É o partido que mais nos tem tramado ao darem maiorias. FORA com eles

  2. é pena não haver imagens e som desta novela da sanita se fosse o ps havia com certeza. prá sanita é fácil livrar-se desta responsabilidade área em que ela é perita, é só dizer que a culpa é do governo e do mentiroso do costa e tem o problema resolvido, faz como a cardona na comissão de inquérito da cgd “no final despediu-se comunicando que iria beber uma cerveja” o que não seria se fosse a catarina do be a dizer tal mimo. acabe-se já com essa pequenez de partido que tem a mania que é importante.

  3. O Cristas e tú que percisavas de pelo menos um Pedrogão por ano, e não tens conseguido. Eu por várias vezes fui te aconselhando, a ir tomar conta dos putos e lavar a louça e tratar da casa, mas tú não me ouviste, agora vais ser corrida pelos teus, pois até a menina Mosquita te vai empurrar.

  4. O que é dito é a realidade de quem quer tudo privatizado defesa da banca e dos grandes grupos económicos dos patrões austeros, despedimentos sem justa causa , do ultraliberalismo que é o que não serve nada os portugueses. Fazem promessas , muito palavreado e nada cumprem.O tempo em que fizeram parte da governação toda a gente sabe que nada fizeram e tudo se transformou num caos total com impostos à bruta, desemprego, emigração, cortes aos reformados, subsídios de férias , submarilhos. Se a má memória ficou não merece nem de longe nem de perto que seja repedida. Austeridade e mais austeridade que não serviu para nada.

  5. No tempo da Crostas foi o pior.Um partido anão.O Pauleta das feiras que atraiçoou os reformados.Os submersíveis e outras peripécias.

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …