Conclusões preliminares apontam para “desgaste do metal” do Boeing 777 que explodiu

A investigação sobre a falha do motor do Boeing 777 pode demorar mais de um ano a estar concluída. Ainda assim, começa a ficar cada vez mais claro o que aconteceu à aeronave da United Airlines, no fim de semana passado.

Um dos motores do Boeing 777 explodiu no fim de semana passado, um fenómeno que fez com que várias peças caíssem sobre uma zona residencial de Denver, nos Estados Unidos. Segundo as autoridades, citadas pela AP, o avião conseguiu aterrar em segurança no Aeroporto Internacional de Denver e ninguém a bordo ou no solo ficou ferido.

De acordo com a CNN, que cita as primeiras conclusões do inquérito que analisa o que falhou durante o voo 328 da United Airlines, o incidente deveu-se ao “desgaste do metal”.

As conclusões preliminares indicam que a explosão do motor foi “consistente com o desgaste do metal“, de acordo com informações do National Transportation Safety Board (NTSB) que está a analisar o acidente.

A aeronave em causa era um Boeing 777-220 da companhia United Airlines, que descolou no sábado de Denver, no Colorado, com destino a Honolulu, no Hawai, com 231 passageiros e 10 membros da tripulação a bordo.

O avião foi forçado a regressar ao aeroporto de onde partiu, depois de o motor direito se incendiar em pleno voo. Imagens filmadas por um passageiro do voo UA328 mostram o motor direito em chamas, com a fuselagem do motor destruída.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …