Destroços de um Boeing caem sobre zona residencial nos EUA. Regulador ordena inspeções urgentes

Destroços de um avião comercial caíram, este domingo, nos subúrbios da cidade norte-americana de Denver, quando a aeronave teve de voltar ao aeroporto para uma aterragem de emergência, na sequência da falha de um dos seus motores.

Segundo as autoridades, citadas pela agência Associated Press (AP), o avião conseguiu aterrar em segurança no Aeroporto Internacional de Denver e ninguém a bordo ou no solo ficou ferido.

Tratava-se de um Boeing 777-220 da companhia United Airlines, que descolou no sábado de Denver, Colorado, com destino a Honolulu, no Hawai, com 231 passageiros e 10 membros da tripulação a bordo.

O avião foi forçado a regressar ao aeroporto de onde partiu, depois de o motor direito se incendiar em pleno voo. Imagens filmadas por um passageiro do voo UA328 mostram o motor direito em chamas, com a fuselagem do motor destruída.

Fotografias disponibilizadas pelas autoridades policiais mostram alguns destroços de grande dimensão junto a uma casa num bairro localizado a cerca de 40 quilómetros a norte da cidade.

Tyler Thal, morador nesta área, adiantou à AP que, quando estava a passear com sua família, percebeu que um grande avião comercial estava a voar estranhamente baixo e que começou a filmar com o seu telemóvel.

“Enquanto estava a olhar para o avião, vi uma explosão e, em seguida, uma nuvem de fumo e alguns destroços a cair. O avião simplesmente continuou e não o vimos depois disso”, relatou.

O regulador norte-americano para a aviação já exigiu inspeções urgentes aos aviões Boeing 777, o que “significará provavelmente que alguns aviões serão retirados de serviço”.

“Depois de consultar a minha equipa de peritos em segurança aérea relativamente à falha de motor num avião Boeing 777 em Denver, pedi-lhes que emitissem uma diretiva de navegabilidade de emergência que exija inspeções imediatas ou minuciosas de aviões Boeing 777 equipados com alguns motores Pratt & Whitney PW4000”, escreveu um responsável da Administração para a Aviação Federal (FAA), Steve Dickson, no Twitter.

O responsável da FAA disse que uma análise preliminar dos dados de segurança revelou a necessidade de verificações adicionais do tipo de motor afetado.

“Com base em informações iniciais, concluímos que o intervalo entre inspeções deve ser encurtado para as pás ocas do ventilador, que são exclusivas deste tipo de motor, utilizadas apenas nos Boeing 777”, explicou o funcionário.

Esta segunda-feira, a Boeing recomendou a imobilização dos 128 aviões deste modelo, que se encontram em serviço ou armazenados.

“Enquanto a investigação está em curso, recomendamos suspender as operações dos 69 aviões 777 em serviço e dos 59 em armazém com motores Pratt & Whitney 4000-112″, disse a empresa em comunicado.

Na sequência do incidente, a United Airlines já tinha decidido retirar do ar 24 aparelhos Boeing 777. A Japan Airlines e a All Nippon Airways anunciaram, igualmente, a imobilização de 13 e de 19 aviões deste tipo, respetivamente.

Também este domingo, um avião de carga perdeu parte de um dos motores, que explodiu durante a descolagem do Aeroporto de Maastricht Aachen, nos Países Baixos. Os destroços do motor atingiram um carro estacionado numa garagem na cidade de Utrecht.

Recorde-se que o fabricante norte-americano teve graves problemas nos últimos anos com outro dos seus modelos, o 737 MAX, que esteve imobilizado durante 20 meses devido a dois acidentes que provocaram 346 mortos.

Os voos comerciais do Boeing 737 MAX foram retomados em dezembro do ano passado, primeiro no Brasil e depois nos Estados Unidos e no Canadá, com o primeiro voo comercial na Europa realizado a 17 de fevereiro, pela companhia aérea belga TUI fly.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …