Desempregados têm nova plataforma de emprego

SXC

foto: sxc

foto: sxc

O Banco de Inovação Social (BIS), promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), lançou hoje o projecto UAW — United At Work, de criação de empresas e promoção de emprego entre jovens e seniores desempregados.

Com a duração de dois anos, o programa é financiado pela União Europeia em 850 mil euros e destina-se a jovens até aos 35 anos, desempregados e com qualificação superior e seniores entre os 55 e os 64 anos, também desempregados e com experiência profissional.

Uma das condições do programa, que se assume como “promoção de empreendedorismo intergeracional”, é que jovens e seniores trabalhem em conjunto.

O objectivo é a criação e sustentabilidade de novas empresas e, simultaneamente, acelerar a aprendizagem entre as gerações.

O BIS vai promover nos próximos três meses um período de debate público e, a partir de Janeiro, os interessados podem candidatar-se ao programa.

“Lançamos um apelo aos jovens que, antes de emigrarem, olhem para isto”, disse a directora do BIS, Maria do Carmo Marques Pinto.

Afirmando que nunca foi lançado um projecto semelhante em Portugal, a responsável disse que o UAW oferece “as condições e os instrumentos” e que cabe aos jovens e seniores serem empreendedores.

Parceira neste projecto, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) fez-se representar na cerimónia de apresentação do UAW pelo presidente António Costa, para quem este projecto ajuda a enfrentar a “crise social que vivemos e, em particular, o desemprego”.

Referindo que a Europa é o continente mais envelhecido e que mais dificuldade tem em encontrar um futuro para as jovens gerações, o autarca frisou que este projecto tem o “paradoxo de encontrar boas respostas” para duas gerações diferentes.

António Costa disse ainda que a CML disponibiliza espaços de incubação para os projectos se desenvolverem.

Por seu lado, o provedor da SCML defendeu que se está “num tempo em que são importantes as start-up, o voluntarismo e a capacidade de ser determinante”.

Pedro Santana Lopes espera que, até final de 2015, este projecto tenha ajudado à criação de 600 a 800 postos de trabalho, mas frisou que “depende de capacidade de desenvolvimento” dos jovens e dos seniores.

“Não há super instituições”, disse o provedor, admitindo que a SCML e a CML possam desenvolver novas parcerias no futuro porque “os tempos exigem outros projectos e instituições como a SCML e a CML têm de desenvolver mais”.

“Os grandes projectos têm de ser em partilha, em rede”, defendeu.

Além da CML, são também parceiros a Fundação Calouste Gulbenkian, Beta-i, Inatel, ACIDI, ISCTE e Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre outros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E continua o sistema de eleição de descriminação em relação a idade. Os que tem entre 35 e 55 podem continuar no desemprego, pois não tem direito a “merda nenhuma”. Quando será que os que estão entre os 35 e os 55 terão os mesmos direitos que os restantes cidadãos? São estes considerados os novos cidadãos de segunda, para não falar em terceira categoria? Não tem o mesmo direito que os restantes?
    Onde esta a igualdade de direitos para todos? Para que o resto do mundo saiba Portugal não existe direito de igualdade. E aqui esta mais uma prova de tal… Tal como nos Centros de Emprego espalhados por todo o pais, onde apenas podem ter acesso a formação os mesmos que possuem as idades acima mencionadas. Não deveriam tb impedir os cidadãos entre os 35 e os 55 anos de votar? E que apenas falta isso!!!!

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …