Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Schmidt Ocean Institute

Um novo recife “maciço” de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo.

Os cientistas encontraram o recife separado – o primeiro a ser descoberto em mais de 120 anos – em águas ao largo de Queensland do Norte, durante uma expedição a bordo do navio de investigação Falkor, anunciou a organização de investigação oceânica Schmidt Ocean Institute esta segunda-feira.

O recife foi descoberto em 20 de outubro, quando os cientistas completaram um mapeamento subaquático do fundo do mar da Grande Barreira de Corais ao norte.

Com 500 metros de altura, é mais alto que o Empire State Building (381 metros), a Sydney Tower (305 metros) e as Petronas Twin Towers (451,9 metros).

Usando um robô subaquático chamado SuBastian, a equipa explorou o recife no domingo e transmitiu imagens ao vivo da exploração.

Especialistas dizem que a base do recife “semelhante a uma lâmina” mede 1,5 quilómetros de largura, subindo 500 metros até à sua profundidade mais rasa de 40 metros abaixo da superfície do oceano.

Existem sete outros recifes altos destacados na área, incluindo o recife na Ilha Raine – um local significativo de nidificação de tartarugas verdes.

Robin Beaman, que liderou a expedição, disse que ficou “surpreeendido” com a descoberta. “Não apenas mapear o recife em 3D em detalhes, mas também ver visualmente esta descoberta com SuBastian é incrível”, disse, em comunicado.

“Esta descoberta inesperada afirma que continuamos a encontrar estruturas desconhecidas e novas espécies no nosso oceano”, disse Wendy Schmidt, co-fundadora do Schmidt Ocean Institute.

“O estado do nosso conhecimento sobre o que está no oceano há muito tempo que é muito limitado. Graças às novas tecnologias que funcionam como os nossos olhos, ouvidos e mãos no fundo do oceano, temos a capacidade de explorar como nunca antes. Novas paisagens oceânicas estão a abrir-sr para nós, revelando os ecossistemas e as diversas formas de vida que partilham o planeta connosco”.

A Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, cobre quase 241 mil quilómetros quadrados e é o lar de mais de 1.500 espécies de peixes, 411 espécies de corais duros e dezenas de outras espécies.

Porém, o recife está a enfretar uma crise. Estudos recentes mostraram que perdeu 50% das suas populações de corais nas últimas três décadas, sendo as mudanças climáticas um fator-chave para a perturbação do recife.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …