Corais profundos e espécies nunca vistas. Primeira expedição remota desvenda segredos sobre o mar da Austrália

Cientistas que trabalham remotamente com o Schmidt Ocean Institute, uma das únicas expedições científicas no mar a continua a operar durante a pandemia, concluíram a primeira expedição nas águas profundas do Mar de Coral.

A equipa científica da Austrália descobriu os corais duros mais profundos nas águas do leste da Austrália, avistou peixes em regiões onde nunca tinham sido encontrados e identificou até 10 novas espécies marinhas de peixes, caracóis e esponjas.

O navio da investigação do Schmidt Ocean Institute, Falkor – o único navio de investigação filantrópica do mundo todo – passou os últimos 46 dias numa das maiores áreas protegidas do mundo, o Coral Sea Marine Park.

A equipa de cientistas ligou-se remotamente ao navio a partir das suas casas, colhendo mapas do fundo do mar de alta resolução e imagens de vídeo do oceano até 1.600 metros de profundidade.

Liderada por Robin Beaman, da James Cook University, a expedição permitiu que a equipa desenvolvesse uma melhor compreensão sobre as mudanças físicas e a longo prazo que ocorreram nos recifes profundos. Isto marcou a primeira vez que a região foi visualizada, usando um robô subaquático que transmitiu vídeo 4K em tempo real.

O esforço de mapeamento iluminou um complexo marinho de 30 grandes atóis e bancos de coral, revelando desfiladeiros submarinos, campos de dunas, recifes submersos e deslizamentos de terra. Foram mapeados mais de 35.500 quilómetros quadrados – uma área maior do que a metade da Tasmânia, transformando o planalto de Queensland, um dos locais menos mapeados, numa das áreas de fronteira mais bem mapeadas da propriedade marinha da Austrália.

Os mapas criados estarão disponíveis no AusSeabed, um programa nacional de mapeamento do fundo do mar da Austrália e contribuirão para o Projeto GEBCO Seabed 2030 da Nippon Foundation GEBCO. Apenas as partes mais rasas desses recifes tinham sido mapeadas anteriormente e, até agora, não existiam dados detalhados de mapeamento das áreas mais profundas.

“Esta expedição forneceu-nos uma janela única para o passado geológico e as condições atuais, permitindo que cientistas e gerentes do parque possam ver e contar a história completa dos ambientes interconectados”, disse Beaman, em comunicado divulgado pelo EurekAlert. “Essa visão é inestimável para a ciência, administração e educação”.

Mais de 91 horas de investigação em vídeo de alta resolução foram colhidas pelo robô subaquático da Falkor, SuBastian, não mostrando evidências de branqueamento de corais abaixo de 80 metros.

“Sabemos que as contrapartes de corais mais rasas estão atualmente a realizar o seu terceiro evento de branqueamento em massa em cinco anos, por isso é uma perceção inestimável para cientistas e gerentes saber a que profundidade esse branqueamento se estende”, disse Jyotika Virmani, diretora executiva do Schmidt Ocean Institute. “É importante notar, no entanto, que os corais descobertos são especializados nesses habitats profundos e não são encontrados em águas rasas. Essa expedição foi a primeira vez que essas espécies foram registadas em abundância tão alta no mar de corais”.

Os 14 mergulhos históricos em alto mar concluídos com o SuBastian ajudaram a entender melhor as preferências de profundidade e habitat da comunidade de recifes do Mar de Coral. Todos os dados colhidos foram partilhados publicamente através de mais de 74 horas de investigação em vídeo e destaques disponíveis no canal e no site do Schmidt Ocean Institute no YouTube.

Os mergulhos transmitidos ao vivo criaram uma plataforma online, atraindo espectadores de todo o mundo para testemunhar espécies únicas, como tubarões de águas profundas e Nautilus pompilius– um primo distante de lulas que usa propulsão a jato para se mover.

“As imagens provenientes dos nossos mergulhos são impressionantes”, disse Virmani. “A robusta tecnologia de telepresença do Falkor permitiu que cientistas de todo o mundo colaborassem em algumas destas descobertas. Os dados avançarão bastante na caracterização do imenso e ecológico património marítimo da Austrália”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …