Descoberto mais um avião do “Esquadrão Perdido” da II Guerra na Gronelândia

(dr) US Army

Exemplo de um P-38 que caiu na Gronelândia

Os restos do “Echo” foram encontrados debaixo de um manto de gelo de 100 metros, na Gronelândia. Os investigadores querem agora tirar a aeronave do local e colocá-la nos céus.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviões dos aliados tiveram várias missões para atacar Adolf Hitler, algumas delas protagonizadas pelo “Esquadrão Perdido”, um conjunto de aviões que voava entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, através da “SnowBall Route”.

Em julho de 1942, os oito aviões desse Esquadrão despenharam-se numa zona conhecida pelos pilotos como o “Triângulo das Bermudas do gelo”, na Gronelândia. Uma equipa liderada por Jim Salazar está agora empenhada em encontrar os restos dos oito aviões: dois B-17 e seis P-38.

Mais de 70 anos depois, os investigadores encontraram um dos aviões, um P-38 Lightning, conhecido como “Echo”, pilotado por Robert Wilson. Os restos da aeronave foram encontrados em julho, debaixo de um manto de gelo de 100 metros, na Gronelândia. Os pilotos deste esquadrão foram todos resgatados, proeza que não aconteceu com todos os aviadores que por ali se despenharam.

As primeiras pistas surgiram em 2011, e a descoberta do avião foi feita com a ajuda de um drone e de outros meios tecnológicos, usando um radar que penetrou o manto de gelo. Depois disso, a equipa no terreno utilizou uma sonda térmica para derreter o gelo.

O avião enterrado estava numa região remota, muito perigosa graças à existência de fendas de gelo escondidas, tempestades súbitas e ursos polares famintos. “Esta é uma região muito fria e um lugar inóspito”, comentou Salazar.

A equipa não quer ficar por aqui e planeia escavar e derreter o gelo de modo a conseguir retirar o avião do glaciar já no próximo verão. Segundo o LiveScience, os investigadores esperam também que as técnicas usadas ajudem a encontrar mais destroços de aviões da II Guerra Mundial.

Em 1992 foi encontrado outro avião do mesmo esquadrão, que foi restaurado e renomeado de “Glacier Girl”. Esta aeronave já rasga os céus, e os investigadores esperam que o “Echo” tenha o mesmo destino.

Os P-38 são aviões icónicos da II Guerra Mundial. Só existem dez exemplares deste avião em museus e apenas quatro voam.

PARTILHAR

RESPONDER

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …