Descoberto mais um avião do “Esquadrão Perdido” da II Guerra na Gronelândia

(dr) US Army

Exemplo de um P-38 que caiu na Gronelândia

Os restos do “Echo” foram encontrados debaixo de um manto de gelo de 100 metros, na Gronelândia. Os investigadores querem agora tirar a aeronave do local e colocá-la nos céus.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviões dos aliados tiveram várias missões para atacar Adolf Hitler, algumas delas protagonizadas pelo “Esquadrão Perdido”, um conjunto de aviões que voava entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, através da “SnowBall Route”.

Em julho de 1942, os oito aviões desse Esquadrão despenharam-se numa zona conhecida pelos pilotos como o “Triângulo das Bermudas do gelo”, na Gronelândia. Uma equipa liderada por Jim Salazar está agora empenhada em encontrar os restos dos oito aviões: dois B-17 e seis P-38.

Mais de 70 anos depois, os investigadores encontraram um dos aviões, um P-38 Lightning, conhecido como “Echo”, pilotado por Robert Wilson. Os restos da aeronave foram encontrados em julho, debaixo de um manto de gelo de 100 metros, na Gronelândia. Os pilotos deste esquadrão foram todos resgatados, proeza que não aconteceu com todos os aviadores que por ali se despenharam.

As primeiras pistas surgiram em 2011, e a descoberta do avião foi feita com a ajuda de um drone e de outros meios tecnológicos, usando um radar que penetrou o manto de gelo. Depois disso, a equipa no terreno utilizou uma sonda térmica para derreter o gelo.

O avião enterrado estava numa região remota, muito perigosa graças à existência de fendas de gelo escondidas, tempestades súbitas e ursos polares famintos. “Esta é uma região muito fria e um lugar inóspito”, comentou Salazar.

A equipa não quer ficar por aqui e planeia escavar e derreter o gelo de modo a conseguir retirar o avião do glaciar já no próximo verão. Segundo o LiveScience, os investigadores esperam também que as técnicas usadas ajudem a encontrar mais destroços de aviões da II Guerra Mundial.

Em 1992 foi encontrado outro avião do mesmo esquadrão, que foi restaurado e renomeado de “Glacier Girl”. Esta aeronave já rasga os céus, e os investigadores esperam que o “Echo” tenha o mesmo destino.

Os P-38 são aviões icónicos da II Guerra Mundial. Só existem dez exemplares deste avião em museus e apenas quatro voam.

PARTILHAR

RESPONDER

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …