Descoberto mais um avião do “Esquadrão Perdido” da II Guerra na Gronelândia

(dr) US Army

Exemplo de um P-38 que caiu na Gronelândia

Os restos do “Echo” foram encontrados debaixo de um manto de gelo de 100 metros, na Gronelândia. Os investigadores querem agora tirar a aeronave do local e colocá-la nos céus.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviões dos aliados tiveram várias missões para atacar Adolf Hitler, algumas delas protagonizadas pelo “Esquadrão Perdido”, um conjunto de aviões que voava entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, através da “SnowBall Route”.

Em julho de 1942, os oito aviões desse Esquadrão despenharam-se numa zona conhecida pelos pilotos como o “Triângulo das Bermudas do gelo”, na Gronelândia. Uma equipa liderada por Jim Salazar está agora empenhada em encontrar os restos dos oito aviões: dois B-17 e seis P-38.

Mais de 70 anos depois, os investigadores encontraram um dos aviões, um P-38 Lightning, conhecido como “Echo”, pilotado por Robert Wilson. Os restos da aeronave foram encontrados em julho, debaixo de um manto de gelo de 100 metros, na Gronelândia. Os pilotos deste esquadrão foram todos resgatados, proeza que não aconteceu com todos os aviadores que por ali se despenharam.

As primeiras pistas surgiram em 2011, e a descoberta do avião foi feita com a ajuda de um drone e de outros meios tecnológicos, usando um radar que penetrou o manto de gelo. Depois disso, a equipa no terreno utilizou uma sonda térmica para derreter o gelo.

O avião enterrado estava numa região remota, muito perigosa graças à existência de fendas de gelo escondidas, tempestades súbitas e ursos polares famintos. “Esta é uma região muito fria e um lugar inóspito”, comentou Salazar.

A equipa não quer ficar por aqui e planeia escavar e derreter o gelo de modo a conseguir retirar o avião do glaciar já no próximo verão. Segundo o LiveScience, os investigadores esperam também que as técnicas usadas ajudem a encontrar mais destroços de aviões da II Guerra Mundial.

Em 1992 foi encontrado outro avião do mesmo esquadrão, que foi restaurado e renomeado de “Glacier Girl”. Esta aeronave já rasga os céus, e os investigadores esperam que o “Echo” tenha o mesmo destino.

Os P-38 são aviões icónicos da II Guerra Mundial. Só existem dez exemplares deste avião em museus e apenas quatro voam.

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …