Listas de deputados do PS começam a ganhar forma. Mendes Godinho segura na Guarda e Lacerda Sales sobe em Leiria

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

António Lacerda Sales terá o seu trabalho feito durante a pandemia reconhecido com uma subida de dois postos na lista de deputados às eleições legislativas de 30 de janeiro.

Com os trabalhos da presente legislatura praticamente encerrados e a dias de o Presidente da República publicar o decreto que dissolverá a Assembleia da República, os partidos começam a acalentar motores para as legislativas de 30 de janeiro. As listas de deputados são uma prioridade e se é verdade que no PSD a incerteza provocada pelas eleições diretas atrasou o processo, no PS a calma e a estabilidade permitiram alinhavar nomes com mais antecedência.

De acordo com a TSF, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, deverá manter o lugar de cabeça de lista no círculo eleitoral da Guarda, que já foi seu em 2019. Nesse ano, dos três deputados que o distrito elege, dois foram socialistas. Ainda segundo a mesma fonte, falta apenas a aprovação do secretário-geral do PS, António Costa para a oficialização do nome.

Já em Leiria, a candidatura dos socialistas trará novidades, uma vez que António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, deverá subir de terceiro para primeiro na lista, um gesto visto como um reconhecimento pelo trabalho desempenhado durante a pandemia — período onde teve o seu papel no Governo reforçado, sobretudo depois da remodelação ministerial que ditou a saída de Jamila Madeira.

Pelo círculo eleitoral de Leiria são eleitos dez deputados, sendo que em 2019 o PS elegeu apenas quatro. Também neste caso a última palavra será de António Costa, mas a TSF aponta que a escolha é vista como uma certeza. Favoráveis ao nome mostraram-se os seis presidentes da câmara do distrito: Leiria, Nazaré, Ansião, Bombarral, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

No aparelho socialista, as federações são responsáveis por indicar cerca de 60% dos candidatos, o secretário-geral pelos cabeças de lista e pelos restantes 30% dos possíveis deputados. Ainda de acordo com a TSF, no que respeita ao calendário, as listas das comissões políticas distritais têm de ser entregues até 10 de dezembro, para que as estruturas do partido se reúnam em comissão política nacional a 13 de dezembro para ratificar as versões finais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.