/

Deputado norueguês indica Donald Trump para Nobel da Paz

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Christian Tybring-Gjedde, um deputado norueguês, enviou uma carta ao Comité Nobel na qual indica Donald Trump como candidato ao Prémio Nobel da Paz 2021.

Quase um mês depois de ter anunciado um acordo “histórico” entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, Donald Trump entra na lista de candidatos ao Nobel da Paz 2020. A nomeação foi submetida por Christian Tybring-Gjedde, um deputado norueguês, que congratulou o Presidente norte-americano pelos esforços para resolver conflitos diplomáticos em todo o mundo.

“Devido aos seus méritos, penso que fez mais para criar paz entre as nações do que a maioria dos outros nomeados. Por exemplo, Obama não fez nada”, justificou, em declarações à Fox News.

Para além do papel de Trump no acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, é também citado o papel do Presidente dos Estados Unidos nos conflitos entre a Índia e o Paquistão, a propósito da região da Caxemira, e entre as Coreias do Norte e o Sul, bem como a forma de lidar com a ameaça nuclear norte-coreana.

Na missiva, Tybring-Gjedde sublinha também a decisão do governante de retirar um largo número de militares do Médio Oriente. “Trump quebrou uma sequência de 39 anos, seguida pelos presidentes norte-americanos, de começar uma guerra ou arrastar os Estados Unidos para um conflito armado internacional.”

“O último Presidente a conseguir evitar isto foi Jimmy Carter, laureado com o Prémio Nobel da Paz”, lembra.

Christian Tybring-Gjedde é conhecido no seu país por se opor à imigração e já tinha nomeado Trump em 2018. “Não sou apoiante de Trump, mas o comité deveria apenas julgá-lo pelos factos e não pela forma como ele se comporta”, defendeu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.