Ameaçado de morte em 2018, deputado holandês retoma concurso de caricaturas do profeta Maomé

Rijksoverheid / Phil Nijhuis / Wikimedia

Geert Wilders, líder da extrema-direita na Holanda

O político de extrema direita holandês Geert Wilders anunciou este domingo o que chamou de “o vencedor” de um concurso, criado por ele, de caricaturas do profeta Maomé.

O anúncio é feito cerca de um ano depois de o próprio Wilders, conhecido pelo discurso anti-islão, ter cancelado um concurso semelhante, no meio da indignação de muçulmanos e ameaças de morte.

A imagem que Wilders chamou de “vencedora” é um desenho escuro de um homem barbudo com a sobrancelha franzida, com um lenço preto na cabeça e camisa preta.

https://twitter.com/geertwilderspvv/status/1211141394309533697

“A liberdade de expressão deve prevalecer sobre a violência e as fátuas islâmicas”, disse Wilders, que dirige o maior partido da oposição no Parlamento holandês, citado pelo Deutsche Welle.

Em agosto de 2018, Wilders cancelou um concurso semelhante depois de a polícia holandesa ter detido um homem de 26 anos que o tinha ameaçado com a morte. O potencial assassino, um paquistanês, foi condenado a dez anos de prisão. Wilders vive desde então numa casa cercada por amplo aparato de segurança e tem direito a 24 horas por dia de proteção por parte do Estado holandês.

Wilders é um crítico aberto do islamismo como religião e já fez comentários controversos sobre o profeta Maomé. O político recebe regularmente ameaças de morte de radicais muçulmanos. O plano anterior de Wilder de realizar o concurso de caricaturas de Maomé já tinha provocado grandes manifestações em países de maioria muçulmana, incluindo o Paquistão.

Imagens do profeta Maomé são tradicionalmente proibidas no Islão e muitos muçulmanos consideram as caricaturas como altamente ofensivas e como blasfémia.

Em 2005, uma caricatura do profeta Maomé no jornal dinamarquês Jyllands-Posten provocou violentos protestos em todo o mundo islâmico. Foram feitas várias tentativas de assassinar o editor do jornal, assim como Kurt Westergaard, que fez a caricatuta.

Em 2015, terroristas mataram a tiro 12 pessoas na redação da revista satírica Charlie Hebdo, sediada em Paris, que publica frequentemente artigos e caricaturas a ironizar várias religiões, incluindo o islamismo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Liberdade de expressão”, muito embora se trate de um direito fundamental, previsto na maioria das Constituições Democráticas, não pode ser confundida com desrespeito a fé, crença e religião. Os grandes patriarcas e mestres do passado, devem e merecem ser respeitados. A forma de vida da minoria, como os indios, a maneira de pensar e de viver, devem ser incentivados e cultivados, jamais ridicularizados ou reduzidos a discursos baixos de conteúdo discriminatório. Ja disse um grande sábio do passado “honre seu pai e sua mãe e ame seu proximo como a si mesmo”.

    • qual fé qual quê… cada um tem o direito de dizer o que acha!
      Eu acho que não existem deuses nem seres míticos. Até pode ter existido um maomé ou um jesus mas eram homens de carne e osso sem qualquer tipo de poder especial…
      a religião é uma falácia e esta é a minha opinião, não respeitar a minha opinião então é também uma falta de respeito!

RESPONDER

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …