Deputado do PS suspeito no caso Sócrates

António Gameiro / Facebook

O deputado do PS António Gameiro é um dos nomes investigados no âmbito da Operação Marquês que também envolve José Sócrates. Em causa estão suspeitas de tráfico de influências em negócios do Grupo Lena em Angola.

O jornal Sol reporta que o Ministério Público suspeita que António Gameiro, “em conluio com José Sócrates, Carlos Santos Silva e um angolano facilitador de negócios, estará envolvido numa teia de tráfico de influências, subornos e alegadas extorsões a partir de Angola e a favor do Grupo Lena”.

O jornal avança que o deputado socialista terá servido de “ponte” entre Delfim Albuquerque, um luso-angolano com boas relações com o governo de Angola, e Carlos Santos Silva, com o intuito de favorecimentos ao Grupo Lena em obras públicas no país africano.

António Gameiro confirmou ao jornal que foi “extraída uma certidão sobre essa matéria” no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, mas garante que não é arguido e que, até agora, não foi notificado “de coisa nenhuma”.

O deputado, que faz serviços de assessoria jurídica em Angola, assume encontros com Carlos Santos Silva e com Delfim Albuquerque, mas diz-se de “consciência tranquila”.

“À minha frente, nunca trataram, que me apercebesse, de negócios. Nem sabia que Santos Silva, de quem sou amigo há muitos anos, tinha negócios com o Grupo Lena, pensava que ele apenas tinha uma empresa de projectos”, constata.

A publicação atesta que o MP suspeita que Delfim Albuquerque mexeu os cordelinhos para garantir ao Grupo Lena uma fatia dos negócios, no âmbito de obras na rede rodoviária angolana, em troca de “luvas” e, pelo meio, reporta ameaças do empresário ao conglomerado para receber dinheiro, caso contrário “entregaria” o contrato público a outras empresas.

O empresário luso-angolano terá, inclusive, conseguido “autorização” para a saída de Angola de “vários milhões de euros para as contas do Grupo Lena”, revela o jornal Sol.

O semanário ainda nota que António Gameiro terá estado presente em vários outros encontros com intermediários suspeitos de tráfico de influências, no âmbito de esquemas alegadamente montados por José Sócrates, para facilitar negócios do Grupo Lena e da Octapharma noutros países, nomeadamente na Venezuela e no Brasil.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este não sabia que Santos Silva tinha neocios no Grupo Lena. Na minha terra diz-se que o c**** é o ultimo a saber. Mais um do PS a querer fazer do povo português, estúpido.

    • o pasquim tem pouca credibilidade mas a papagaia que fez o artigo atesta-lha. artigo assinado pela cabra feliz cuja honestidade foi aferida pelo teixeira e todos aqueles que a ela recorrem pra aliviar a tensão.

  2. Para o Correio das Manhãs e Sol os únicos corruptos deste país são do PS , os outros são virgens e ingénuos , a máquina tem muita força .

  3. Através do jornal Sol e do CM é que se vão sabendo algumas verdades! Pode haver muita coisa empolada, mas se são mentiras, a canalha que processe judicialmente esses jornais e exija responsabilidades. Pelo avante e outros que tais é que o Povão nunca saberá nada das tramoias feitas por essa corja parida pela abrilada de 74!!

  4. Que grande falta de lógica! Então um primeiro ministro com acesso a Deus e aos anjos precisa dum “guia” de 2ª classe para chegar aonde mora? E o seu “irmão” de sangue, pagador de todas as contas e titular de todo o património de Sócrates, vai “estragar” dinheiro para arranjar um canal manhoso? Que raio de história é esta?

  5. não acredito que este tipo esteja envolvido neste esquema e tão só porque tem uma cara de alarve que não indicia ser capaz de ser desonesto

  6. De facto, é mais um, a querer fazer dos portugueses, imbecis. Coitados. Todos, um por um, irão caindo, com o peso da hipocrisia.

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …