Deputado do PS suspeito no caso Sócrates

António Gameiro / Facebook

O deputado do PS António Gameiro é um dos nomes investigados no âmbito da Operação Marquês que também envolve José Sócrates. Em causa estão suspeitas de tráfico de influências em negócios do Grupo Lena em Angola.

O jornal Sol reporta que o Ministério Público suspeita que António Gameiro, “em conluio com José Sócrates, Carlos Santos Silva e um angolano facilitador de negócios, estará envolvido numa teia de tráfico de influências, subornos e alegadas extorsões a partir de Angola e a favor do Grupo Lena”.

O jornal avança que o deputado socialista terá servido de “ponte” entre Delfim Albuquerque, um luso-angolano com boas relações com o governo de Angola, e Carlos Santos Silva, com o intuito de favorecimentos ao Grupo Lena em obras públicas no país africano.

António Gameiro confirmou ao jornal que foi “extraída uma certidão sobre essa matéria” no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, mas garante que não é arguido e que, até agora, não foi notificado “de coisa nenhuma”.

O deputado, que faz serviços de assessoria jurídica em Angola, assume encontros com Carlos Santos Silva e com Delfim Albuquerque, mas diz-se de “consciência tranquila”.

“À minha frente, nunca trataram, que me apercebesse, de negócios. Nem sabia que Santos Silva, de quem sou amigo há muitos anos, tinha negócios com o Grupo Lena, pensava que ele apenas tinha uma empresa de projectos”, constata.

A publicação atesta que o MP suspeita que Delfim Albuquerque mexeu os cordelinhos para garantir ao Grupo Lena uma fatia dos negócios, no âmbito de obras na rede rodoviária angolana, em troca de “luvas” e, pelo meio, reporta ameaças do empresário ao conglomerado para receber dinheiro, caso contrário “entregaria” o contrato público a outras empresas.

O empresário luso-angolano terá, inclusive, conseguido “autorização” para a saída de Angola de “vários milhões de euros para as contas do Grupo Lena”, revela o jornal Sol.

O semanário ainda nota que António Gameiro terá estado presente em vários outros encontros com intermediários suspeitos de tráfico de influências, no âmbito de esquemas alegadamente montados por José Sócrates, para facilitar negócios do Grupo Lena e da Octapharma noutros países, nomeadamente na Venezuela e no Brasil.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este não sabia que Santos Silva tinha neocios no Grupo Lena. Na minha terra diz-se que o c**** é o ultimo a saber. Mais um do PS a querer fazer do povo português, estúpido.

    • o pasquim tem pouca credibilidade mas a papagaia que fez o artigo atesta-lha. artigo assinado pela cabra feliz cuja honestidade foi aferida pelo teixeira e todos aqueles que a ela recorrem pra aliviar a tensão.

  2. Para o Correio das Manhãs e Sol os únicos corruptos deste país são do PS , os outros são virgens e ingénuos , a máquina tem muita força .

  3. Através do jornal Sol e do CM é que se vão sabendo algumas verdades! Pode haver muita coisa empolada, mas se são mentiras, a canalha que processe judicialmente esses jornais e exija responsabilidades. Pelo avante e outros que tais é que o Povão nunca saberá nada das tramoias feitas por essa corja parida pela abrilada de 74!!

  4. Que grande falta de lógica! Então um primeiro ministro com acesso a Deus e aos anjos precisa dum “guia” de 2ª classe para chegar aonde mora? E o seu “irmão” de sangue, pagador de todas as contas e titular de todo o património de Sócrates, vai “estragar” dinheiro para arranjar um canal manhoso? Que raio de história é esta?

  5. não acredito que este tipo esteja envolvido neste esquema e tão só porque tem uma cara de alarve que não indicia ser capaz de ser desonesto

  6. De facto, é mais um, a querer fazer dos portugueses, imbecis. Coitados. Todos, um por um, irão caindo, com o peso da hipocrisia.

RESPONDER

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …