Deputado do PS suspeito no caso Sócrates

António Gameiro / Facebook

O deputado do PS António Gameiro é um dos nomes investigados no âmbito da Operação Marquês que também envolve José Sócrates. Em causa estão suspeitas de tráfico de influências em negócios do Grupo Lena em Angola.

O jornal Sol reporta que o Ministério Público suspeita que António Gameiro, “em conluio com José Sócrates, Carlos Santos Silva e um angolano facilitador de negócios, estará envolvido numa teia de tráfico de influências, subornos e alegadas extorsões a partir de Angola e a favor do Grupo Lena”.

O jornal avança que o deputado socialista terá servido de “ponte” entre Delfim Albuquerque, um luso-angolano com boas relações com o governo de Angola, e Carlos Santos Silva, com o intuito de favorecimentos ao Grupo Lena em obras públicas no país africano.

António Gameiro confirmou ao jornal que foi “extraída uma certidão sobre essa matéria” no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, mas garante que não é arguido e que, até agora, não foi notificado “de coisa nenhuma”.

O deputado, que faz serviços de assessoria jurídica em Angola, assume encontros com Carlos Santos Silva e com Delfim Albuquerque, mas diz-se de “consciência tranquila”.

“À minha frente, nunca trataram, que me apercebesse, de negócios. Nem sabia que Santos Silva, de quem sou amigo há muitos anos, tinha negócios com o Grupo Lena, pensava que ele apenas tinha uma empresa de projectos”, constata.

A publicação atesta que o MP suspeita que Delfim Albuquerque mexeu os cordelinhos para garantir ao Grupo Lena uma fatia dos negócios, no âmbito de obras na rede rodoviária angolana, em troca de “luvas” e, pelo meio, reporta ameaças do empresário ao conglomerado para receber dinheiro, caso contrário “entregaria” o contrato público a outras empresas.

O empresário luso-angolano terá, inclusive, conseguido “autorização” para a saída de Angola de “vários milhões de euros para as contas do Grupo Lena”, revela o jornal Sol.

O semanário ainda nota que António Gameiro terá estado presente em vários outros encontros com intermediários suspeitos de tráfico de influências, no âmbito de esquemas alegadamente montados por José Sócrates, para facilitar negócios do Grupo Lena e da Octapharma noutros países, nomeadamente na Venezuela e no Brasil.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este não sabia que Santos Silva tinha neocios no Grupo Lena. Na minha terra diz-se que o c**** é o ultimo a saber. Mais um do PS a querer fazer do povo português, estúpido.

    • o pasquim tem pouca credibilidade mas a papagaia que fez o artigo atesta-lha. artigo assinado pela cabra feliz cuja honestidade foi aferida pelo teixeira e todos aqueles que a ela recorrem pra aliviar a tensão.

  2. Para o Correio das Manhãs e Sol os únicos corruptos deste país são do PS , os outros são virgens e ingénuos , a máquina tem muita força .

  3. Através do jornal Sol e do CM é que se vão sabendo algumas verdades! Pode haver muita coisa empolada, mas se são mentiras, a canalha que processe judicialmente esses jornais e exija responsabilidades. Pelo avante e outros que tais é que o Povão nunca saberá nada das tramoias feitas por essa corja parida pela abrilada de 74!!

  4. Que grande falta de lógica! Então um primeiro ministro com acesso a Deus e aos anjos precisa dum “guia” de 2ª classe para chegar aonde mora? E o seu “irmão” de sangue, pagador de todas as contas e titular de todo o património de Sócrates, vai “estragar” dinheiro para arranjar um canal manhoso? Que raio de história é esta?

  5. não acredito que este tipo esteja envolvido neste esquema e tão só porque tem uma cara de alarve que não indicia ser capaz de ser desonesto

  6. De facto, é mais um, a querer fazer dos portugueses, imbecis. Coitados. Todos, um por um, irão caindo, com o peso da hipocrisia.

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …