Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Luís Monteiro / Facebook

Luís Monteiro, deputado do Bloco de Esquerda

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal.

Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de violência doméstica. “Apresentarei queixa, estou a preparar com a minha advogada os termos em que essa queixa será formulada”, avançou numa resposta enviada ao jornal Público.

O deputado do Bloco de Esquerda negou as acusações de que foi alvo nesta terça-feira e lembrou que o princípio da presunção da inocência deve ser relevado em prol da vítima, reclamando esse estatuto para si.



“É verdade que quase sempre a vítima é uma mulher, mas comigo não foi assim”, disse. O objeto da queixa ainda não é conhecido.

Na tarde desta terça-feira, Catarina Alves, ex-militante do Bloco, avançou com a denúncia no Twitter, referindo-se ao deputado como sendo o seu alegado agressor. “As lágrimas são só por não ter entrado na esquadra no dia em que fiquei à frente dela com o corpo marcado de cima a baixo, acabada de escapar de uma quase morte“, descreveu.

Já de madrugada, Luís Monteiro respondeu com uma nota, também publicada nas redes sociais, na qual desmentia alguma vez ter agredido Catarina Alves ou “qualquer mulher”.

Esta quarta-feira ao final da tarde, Francisco Pacheco, que terá tido uma relação entre agosto de 2018 e abril de 2020 com Catarina Alves, afirmou que foi “vítima de abuso físico e psicológico” e “alvo constante de chantagem emocional” por parte de Catarina Alves.

Francisco Pacheco afirma ainda, num comunicado divulgado no Twitter, que sabe “por testemunho direto da Catarina, bem como testemunho dos visados, que ela reproduziu estes comportamentos em relacionamentos prévios”.

Catarina Alves já tinha explicado ao diário que tem transtorno de personalidade borderline diagnosticado, que se caracteriza por oscilações de humor e impulsividade, ainda que tratado e acompanhado.

Bloco de Esquerda quebra silêncio

Horas depois do comunicado de Luís Monteiro, o Bloco de Esquerda quebrou o silêncio e, numa nota, o partido sublinhou que “mantém a mesma posição em todas as circunstâncias”: “a violência é inaceitável, as vítimas devem ser protegidas e o recurso à justiça é a forma de apurar factos e punir abusos”.

Fonte bloquista disse ao Público que Luís Monteiro vai manter-se como deputado no Parlamento e como candidato autárquico à Câmara de Gaia.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …

Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque. O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, …

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …

Benfica estuda contratação de Guendouzi para motor do meio-campo

Mattéo Guendouzi, internacional sub-21 francês que esta época esteve emprestado Hertha pelo Arsenal, está a ser sondado para o meio-campo benfiquista. O Benfica continua a tentar perceber qual é o melhor reforço para o meio-campo, cobrindo …

Ousmane Dembélé

França com baixa de peso (e há quem peça "a equipa B contra Portugal")

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio. O …

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …