Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Luís Monteiro / Facebook

Luís Monteiro, deputado do Bloco de Esquerda

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal.

Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de violência doméstica. “Apresentarei queixa, estou a preparar com a minha advogada os termos em que essa queixa será formulada”, avançou numa resposta enviada ao jornal Público.

O deputado do Bloco de Esquerda negou as acusações de que foi alvo nesta terça-feira e lembrou que o princípio da presunção da inocência deve ser relevado em prol da vítima, reclamando esse estatuto para si.

“É verdade que quase sempre a vítima é uma mulher, mas comigo não foi assim”, disse. O objeto da queixa ainda não é conhecido.

Na tarde desta terça-feira, Catarina Alves, ex-militante do Bloco, avançou com a denúncia no Twitter, referindo-se ao deputado como sendo o seu alegado agressor. “As lágrimas são só por não ter entrado na esquadra no dia em que fiquei à frente dela com o corpo marcado de cima a baixo, acabada de escapar de uma quase morte“, descreveu.

Já de madrugada, Luís Monteiro respondeu com uma nota, também publicada nas redes sociais, na qual desmentia alguma vez ter agredido Catarina Alves ou “qualquer mulher”.

Esta quarta-feira ao final da tarde, Francisco Pacheco, que terá tido uma relação entre agosto de 2018 e abril de 2020 com Catarina Alves, afirmou que foi “vítima de abuso físico e psicológico” e “alvo constante de chantagem emocional” por parte de Catarina Alves.

Francisco Pacheco afirma ainda, num comunicado divulgado no Twitter, que sabe “por testemunho direto da Catarina, bem como testemunho dos visados, que ela reproduziu estes comportamentos em relacionamentos prévios”.

Catarina Alves já tinha explicado ao diário que tem transtorno de personalidade borderline diagnosticado, que se caracteriza por oscilações de humor e impulsividade, ainda que tratado e acompanhado.

Bloco de Esquerda quebra silêncio

Horas depois do comunicado de Luís Monteiro, o Bloco de Esquerda quebrou o silêncio e, numa nota, o partido sublinhou que “mantém a mesma posição em todas as circunstâncias”: “a violência é inaceitável, as vítimas devem ser protegidas e o recurso à justiça é a forma de apurar factos e punir abusos”.

Fonte bloquista disse ao Público que Luís Monteiro vai manter-se como deputado no Parlamento e como candidato autárquico à Câmara de Gaia.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …