Deputado Luís Monteiro será o candidato do Bloco de Esquerda a Vila Nova de Gaia

O deputado do Bloco de Esquerda Luís Monteiro foi o candidato escolhido para encabeçar a lista à Câmara de Vila Nova de Gaia nas próximas eleições autárquicas, adiantou à agência Lusa a estrutura local do partido.

De acordo com a coordenadora concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Nova de Gaia, os aderentes (militantes) locais do partido aprovaram o nome do deputado, com 28 anos, para a disputa eleitoral naquele município, no qual o partido nunca conseguiu eleger um vereador.

Luís Monteiro chegou ao parlamento com 22 anos e está neste momento a cumprir o seu segundo mandato como deputado, sendo membro da Comissão Política Nacional do Bloco de Esquerda.

O candidato bloquista à Câmara de Gaia é residente no concelho a que concorre, licenciado em Arqueologia e mestre em Museologia e o primeiro cargo público que desempenhou foi como deputado municipal na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, entre 2013 e 2017.

“Com mais de 300 mil habitantes, Vila Nova de Gaia é o terceiro concelho do país com mais população. O combate às desigualdades sociais, o acesso a transportes públicos de qualidade, a mobilidade enquanto direito, a habitação enquanto instrumento de emancipação, os problemas ambientais que colocam em causa o equilíbrio entre o meio ambiente e o direito a uma cidade sustentável, o acesso à cultura como motor de transformação social, nunca esquecendo a defesa do emprego com direitos, são alguns dos pilares da candidatura do BE”, refere a estrutura do partido.

O objetivo da candidatura do Bloco é “ser uma voz ativa por mais justiça social, económica, ambiental e de direitos individuais e coletivos por um município mais inclusivo”.

“Luís Monteiro pretende ser o rosto primeiro de uma equipa de gaienses, sejam eles militantes, simpatizantes do Bloco ou apenas ativistas com vontade de combater a crise com uma resposta à esquerda que não deixe ninguém para trás”, refere ainda.

Nas últimas eleições autárquicas, o Bloco de Esquerda ficou em terceiro lugar em Gaia, com 5,18% dos votos, mas longe de conseguir eleger um vereador.

O atual executivo de Vila Nova Gaia é presidido pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, que venceu com maioria absoluta em 2017, conseguindo o PS 9 dos 11 mandatos à câmara. Os restantes dois vereadores foram eleitos pela coligação PSD/CDS-PP.

Segundo a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro.

// Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.