Dois mortos, um desaparecido e 70 desalojados. Depois da Elsa, chega o Fabien

Rui Manuel Farinha / Lusa

Inundações na Maia, consequência do mau tempo provocado pela depressão Elsa

Duas pessoas morreram, uma está desaparecida e 70 ficaram desalojadas devido à depressão Elsa, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Num balanço feito à agência Lusa, cerca das 09h00, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que foram registadas 6.237 ocorrências desde quarta-feira, com os distritos do Porto, Viseu e Lisboa a serem os mais afetados.

O responsável destacou como ocorrências principais as quedas de árvores, movimentos de terras, inundações e quedas de estruturas. Foram ainda ativados o plano municipal de emergência da Mealhada e o plano distrital especial de cheias de Coimbra.

“Há um ligeiro desagravamento, porém as ocorrências irão aumentar durante o dia pois naquelas estradas onde as quedas de árvores não afetaram ninguém, de manhã, quando as pessoas começarem a sair de casa, vão encontrar obstruções”, afirmou.

A queda de uma árvore, no Montijo, no distrito de Setúbal, e o desabamento de uma casa, em Castro Daire, no distrito de Viseu, fizeram dois mortos. Há ainda o condutor de uma retroescavadora que está desaparecido em Ribolhos, também em Castro Daire, onde ocorreu um aluimento de terras cerca das 21h30.

70 pessoas ficaram desalojadas. Segundo o comandante Pedro Nunes, da ANEPC, os desalojados passaram para o atendimento dos respetivos serviços municipais de proteção civil e da Segurança Social, regressando às suas casas assim que possível.

117 linhas da EDP fora de serviço

Segundo fonte da empresa, depois do pico de avarias, que ocorreu até cerca das 00h00, a situação melhorou, mas milhares de pessoas ainda estão sem energia elétrica, uma vez que a rede ficou “bastante danificada” por causa da passagem da depressão Elsa.

A EDP Distribuição ainda tem 117 linhas de média e alta tensão fora de serviço. A mesma fonte acrescentou que na região Norte a situação tem vindo a ser normalizada e que a região Centro é a mais afetada, sobretudo os distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco e parte do Porto.

Para responder às falhas no serviço, a empresa está a instalar geradores de emergência, em particular em estações elevatórias, onde o restabelecimento é mais difícil.

A empresa não tem ainda uma previsão para a total reposição da rede, mas, com o desagravamento do estado do tempo, está otimista quanto à recuperação.

Devido a falhas de energia elétrica, a Vodafone também teve o serviço de rede móvel condicionado em algumas regiões do Norte e Centro do país.

Transportes estão a ser restabelecidos

A circulação do Metro do Porto, que esteve cortada entre as estações da Levada e de Fânzeres, em Gondomar, na sequência da queda de uma árvore, foi restabelecida às 22h50, anunciou a empresa.

Mais a sul, as ligações fluviais entre Lisboa e a margem sul do Tejo foram restabelecidas cerca das 06h00, depois de terem sido suspensas por causa do mau tempo, segundo a Transtejo/Soflusa.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão a Lisboa, enquanto a Soflusa garante a travessia entre o Barreiro e o Terreiro do Paço (Lisboa).

Na aviação, segundo informação publicada no site da ANA – Aeroportos de Portugal, foi cancelado um voo da companhia aérea Easyjet, esta quinta-feira, com partida prevista para as 17h00, com destino a Paris, e um voo com partida prevista para as 18h30 com destino a Kiev, na Ucrânia, da companhia aérea Wizz Air Hungary.

A depressão Elsa obrigou ainda ao cancelamento de oito voos da companhia aérea açoriana SATA, sendo quatro ligações inter-ilhas e quatro do arquipélago com o exterior, afetando cerca de mil passageiros.

MAAT e Casa da Arquitetura fechados

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, foi afetado pela depressão Elsa e vai estar fechado “nos próximos tempos”, disse fonte oficial da Fundação EDP.

Relativamente aos danos, a mesma fonte referiu que a estrutura da entrada do museu foi afetada, sem adiantar mais detalhes.

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, também está encerrada até ao dia 26 para “reparações e manutenção”, depois dos estragos causados pelo mau tempo. Durante o mesmo período, o acesso ao quarteirão encontra-se condicionado.

Ainda no mesmo concelho, a Câmara Municipal decidiu encerrar os equipamentos desportivos municipais, nomeadamente os campos de futebol e pista de atletismo devido à chuva intensa, refere a Matosinhos Sport – Empresa Municipal de Desporto.

Depois da depressão Elsa, vem aí a Fabien

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave) doze distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima.

Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte entre as 12h00 e as 15h00 nos dois primeiros casos e entre as 12h00 e as 18h00 no caso de Portalegre.

O IPMA colocou também Guarda, Castelo Branco e Évora sob aviso amarelo — o terceiro da escala — por causa do vento, e até às 12h00 nos distritos mais a norte e, em Évora, devido ao vento (até às 18h00) e à chuva (até às 6h00).

O mapa do instituto mostra apenas três distritos a verde, ou seja, sem avisos relativos às condições do tempo: Viseu, Vila Real e Bragança.

Entretanto, o IPMA alertou também para os efeitos da nova depressão, Fabien, que atingirá Portugal no sábado. Segundo o instituto, o Norte e o Centro serão as zonas mais afetadas, estando previstos intensos períodos de chuva e fortes rajadas de vento.

Contudo, prevê-se que os efeitos desta nova depressão não apresentem a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, “em particular em termos de vento e com mais significado em termos de precipitação”.

O IPMA prevê uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E depois de tudo isto ficarão as barragens a sul do Tejo meias vazias e toda esta água que fez estragos em vários sítios depositada no oceano sem qualquer proveito, porque será?

RESPONDER

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …