Agora são as televisões: Samsung sob suspeita de fraude

Depois do escândalo em torno dos automóveis da Volkswagen, agora é a marca sul-coreana que está sob suspeita de manipular os resultados de eficiência energética dos seus televisores.

Esta hipótese surge depois um teste realizado pela ComplianTV, grupo de investigação financiado pela União Europeia, que diz que algumas televisões da Samsung utilizam um sistema que as torna energeticamente mais eficientes durante as fases de teste do que quando chegam às mãos dos clientes.

Na noticia, avançada pelo The Guardian, pode ler-se que a Comissão Europeia já está a par da situação e que, para além de uma investigação, compromete-se a apertar com os regulamentos de eficiência energética para proibir o uso dos chamados “dispositivos manipuladores” em televisores e outros produtos.

A marca já negou esta acusação, dizendo que esta característica das suas televisões, conhecida como ‘motion lighting’, não é um mecanismo para enganar os testes oficiais, mas antes uma técnica que, não só em testes, reduz o brilho do ecrã em resposta aos diferentes tipos de conteúdo.

“Não há comparação [entre este sistema e a manipulação da Volkswagen]”, afirma um representante da Samsung.

“Esta não é uma definição que se ativa apenas durante os testes. Pelo contrário, esta é uma definição ‘out of the box’, que reduz a energia sempre que é detetado movimento na imagem”, explicou.

Já em fevereiro, a ComplianTV tinha alertado para resultados que mostravam diferentes comportamentos nas televisões, mas sem nunca referir o nome da Samsung.

Entretanto, e também para se salvaguardar, o laboratório já veio dizer que não é certo que esta situação se trate de uma fraude e que pode apenas ser um procedimento pouco realista durante as fases de teste.

“A Samsung está a cumprir à letra a lei mas não o espírito da mesma”, diz Rudolf Heinz, responsável da ComplianTV por este projeto.

Neste momento, não há provas de que a Samsung tenha agido ilegalmente, embora os defensores da eficiência energética considerem que os procedimentos de testes da UE sejam muito brandos.

Em resposta ao jornal britânico, um porta-voz da Comissão Europeia já clarificou que “a utilização de dispositivos manipuladores é ilegal e que os produtos que apresentem condições fraudulentas em teste não podem ser considerados”.

“A Comissão vai também investigar se esta prática é usada noutros setores”, acrescenta.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

Depois de o júri do julgamento da morte de George Floyd ter declarado o ex-agente da polícia Derek Chauvin culpado dos três crimes de que era acusado, Joe Biden exigiu que o Congresso aprove reformas …

Advogado das famílias das vítimas do Meco diz que universidades não devem ser desresponsabilizadas

O advogado das famílias dos seis jovens que morreram na praia do Meco em 2013 defendeu esta sexta-feira que as universidades “não devem ser desresponsabilizadas só por chutarem os alunos para a rua para fazerem …

Pontapés, murros e chicoteamento. Mais 4 instrutores dos Comandos acusados de agressões

Mais quatro instrutores dos Comandos foram acusados de abuso de autoridade por ofensas à integridade física. Os dois sargentos e dois cabos estão no total acusados de 14 crimes de abusos de autoridade por ofensas …

Já foi o "Dono de Lisboa Toda". Agora complica vida a Medina (e embaraça Costa)

A "Operação Olissipus" tem o arquitecto Manuel Salgado, ex-vereador da Câmara de Lisboa e primo de Ricardo Salgado, no centro de uma teia de suspeitas. Na antecipação das autárquicas deste ano, o processo complica a …

Vacinação alargada a diabéticos, obesos e doentes oncológicos. Portugal vai dar vacina da Johnson

Marta Temido, ministra da saúde, Graça Freitas, directora-geral da Saúde, e Gouveia e Melo, coordenador da task force de Vacinação, fazem o balanço da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, revelando mudanças …

Barcelona quer convencer Messi a ficar (e Grimaldo pode ser um trunfo)

Para convencer Messi a ficar no clube, o Barcelona quer recuperar antigos jogadores. Álex Grimaldo e Thiago Alcântara são as escolhas de Joan Laporta. O presidente do Barcelona, Joan Laporta, está interessado em recuperar alguns dos …

"O maçon nasceu para não confessar que era maçon". Grão-mestre avisa que membros vão desobedecer à lei

Esta terça-feira, na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano avisou que nenhum maçon irá cumprir uma lei que os obrigue a declarar se são ou não elementos da …

“As vacinas não têm nacionalidade”. Costa pressiona avaliação da Sputnik V

O primeiro-ministro atacou as políticas de fecho de fronteiras para impedir a saída de vacinas e as "guerras nacionais" em função do país de origem dessas vacinas, defendendo em contrapartida mais prevenção e regulação global. Esta …

Já há dois clubes interessados em José Mourinho

Celtic e Valência estão a sondar a possível contratação de José Mourinho, que rescindiu contrato com o Tottenham esta segunda-feira. José Mourinho ainda há pouco tempo rescindiu contrato com o Tottenham, mas já há clubes interessados …

TAP vai ter de dispensar ainda mais trabalhadores, revela secretário de Estado Santos Mendes

A TAP não tem mais meios disponíveis para ajudar a Groundforce, pelo que existe a "possibilidade" de os trabalhadores ficarem sem os salários de maio. Em entrevista ao Tudo é Economia, da RTP3, Hugo Santos Mendes, …