Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de “dinheiro por indultos” na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca.

De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça dos Estados Unidos terá obtido provas de que foi criado dentro da Casa Branca um esquema de subornos no qual alguém “oferecia uma contribuição [financeira] política significativa em troca de um indulto presidencial ou suspensão de penas”.

Nos documentos, há uma explicação não muito detalhada de como o alegado esquema terá funcionado e não tem quaisquer nomes de pessoas potencialmente envolvidas e que estejam sob investigação das autoridades.

Segundo os documentos, está a ser investigado um possível “esquema secreto de lobbying” em que duas pessoas trabalhavam como lobistas junto de responsáveis da Casa Branca, sem que esse trabalho estivesse registado de forma transparente, como obriga a legislação que rege o lóbi nos Estados Unidos.

Em declarações à Reuters, uma fonte do Departamento de Justiça disse que nenhum responsável da administração está ou esteve sob investigação.

Por outro lado, houve um pedido de autorização pedido à juíza Beryl Howell para ler e-mails trocados entre advogados e os seus clientes – um pedido que foi aceite. Ao abrigo desta investigação, foram apreendidos “mais de 50” dispositivos informáticos, como computadores portáteis e iPads.

Como Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump pode conceder indultos sem dar justificações quando o faz. Na semana passada, concedeu um indulto ao seu ex-conselheiro Michael Flynn e, anteriormente, já tinha feito o mesmo a Roger Stone.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times,  Trump poderá estar a ponderar conceder “indultos antecipados” ao seu advogado, Rudy Giuliani, aos seus filhos Donald Trump Jr e Ivanka, além do marido desta (Jared Kushner).

Donald Trump reagiu a estas notícias no Twitter, dizendo tratar-se de uma notícia falsa.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Retalhistas alertam para "cocktail explosivo" que pode esvaziar prateleiras no Natal

Atrasos no fabrico e distribuição dos produtos ainda não recuperaram das paragens forçadas pela pandemia. A possibilidade de no Natal algumas prateleiras das grandes superfícies estarem vazias por falta de stocks é um cenário para o …

Rio falha discussão interna sobre Orçamento para 2022. Deputados do PSD criticam a ausência

Deputados do PSD reuniram hoje para debater o Orçamento do Estado para 2022, mas sem a presença de Rui Rio. A ausência foi criticada por alguns elementos sociais-democratas. Ao mesmo tempo em que António Costa esteve …

Foi vacinado com AstraZeneca ou Johnson? Dose de reforço vai ser da Pfizer

A vacinação de reforço já está em curso desde dia 11 de outubro, segunda-feira, junto dos residentes e utentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, como lares, e das pessoas com mais de 65 anos …

Governo proíbe menores de 16 anos de assistirem a tourada

Os menores de 16 anos vão deixar de poder assistir a touradas, decidiu o Governo, nesta quinta-feira. A decisão de aumentar a idade mínima para 16 tem origem num "relatório do Comité dos Direitos da …

Mais 777 novos casos de covid-19 e seis mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou na quarta-feira seis mortes devido à covid-19 e 777 novas infeções, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta quinta-feira. Segundo o boletim epidemiológico, há em Portugal 321 pessoas internadas, …

OE2022. Marcelo Rebelo de Sousa refere que "empatar tempo é perder o jogo"

O Presidente da República apelou esta quinta-feira a um “esforço de concertação” entre os decisores políticos, considerando que “não se trata de ceder nos princípios”, mas em aproveitar a oportunidade que o país tem para …

Caso Meco. Dux e Lusófona absolvidos de indemnizar famílias das vítimas

O ex-dux da Universidade Lusófona e a instituição de ensino foram absolvidos, esta quinta-feira, de pagar o pedido de indemnização que tinha sido movido pelas famílias das vítimas. Segundo avança o jornal online Observador, o Tribunal …

Costa põe na agenda bandeiras de Esquerda - e mostra-se disponível para negociar OE com "humildade"

O primeiro-ministro apareceu à última hora na reunião do grupo parlamentar do PS, acompanhado pelo ministro das Finanças, para explicar aos deputados o Orçamento do Estado para 2022 que está em risco de chumbo, depois …

Caos jurídico e mar de papéis. Juíza de mãos atadas com a estratégia de Sócrates

O mar de papéis, de recursos e de requerimentos do processo que implica José Sócrates está a complicar a vida à justiça, e não há luz ao fundo do túnel quanto ao momento em que …

"Legionella" detetada em balneários de pavilhão de escola em Portalegre

A bactéria foi detetada na água dos chuveiros de um balneário do pavilhão desportivo da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, mas “não há nenhum caso da doença", revelou o diretor do estabelecimento escolar. Em …