Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de “dinheiro por indultos” na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca.

De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça dos Estados Unidos terá obtido provas de que foi criado dentro da Casa Branca um esquema de subornos no qual alguém “oferecia uma contribuição [financeira] política significativa em troca de um indulto presidencial ou suspensão de penas”.

Nos documentos, há uma explicação não muito detalhada de como o alegado esquema terá funcionado e não tem quaisquer nomes de pessoas potencialmente envolvidas e que estejam sob investigação das autoridades.

Segundo os documentos, está a ser investigado um possível “esquema secreto de lobbying” em que duas pessoas trabalhavam como lobistas junto de responsáveis da Casa Branca, sem que esse trabalho estivesse registado de forma transparente, como obriga a legislação que rege o lóbi nos Estados Unidos.

Em declarações à Reuters, uma fonte do Departamento de Justiça disse que nenhum responsável da administração está ou esteve sob investigação.

Por outro lado, houve um pedido de autorização pedido à juíza Beryl Howell para ler e-mails trocados entre advogados e os seus clientes – um pedido que foi aceite. Ao abrigo desta investigação, foram apreendidos “mais de 50” dispositivos informáticos, como computadores portáteis e iPads.

Como Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump pode conceder indultos sem dar justificações quando o faz. Na semana passada, concedeu um indulto ao seu ex-conselheiro Michael Flynn e, anteriormente, já tinha feito o mesmo a Roger Stone.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times,  Trump poderá estar a ponderar conceder “indultos antecipados” ao seu advogado, Rudy Giuliani, aos seus filhos Donald Trump Jr e Ivanka, além do marido desta (Jared Kushner).

Donald Trump reagiu a estas notícias no Twitter, dizendo tratar-se de uma notícia falsa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após se candidatar às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se registar como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for Liberty, …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …