/

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de “dinheiro por indultos” na Casa Branca

1

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca.

De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça dos Estados Unidos terá obtido provas de que foi criado dentro da Casa Branca um esquema de subornos no qual alguém “oferecia uma contribuição [financeira] política significativa em troca de um indulto presidencial ou suspensão de penas”.

Nos documentos, há uma explicação não muito detalhada de como o alegado esquema terá funcionado e não tem quaisquer nomes de pessoas potencialmente envolvidas e que estejam sob investigação das autoridades.

Segundo os documentos, está a ser investigado um possível “esquema secreto de lobbying” em que duas pessoas trabalhavam como lobistas junto de responsáveis da Casa Branca, sem que esse trabalho estivesse registado de forma transparente, como obriga a legislação que rege o lóbi nos Estados Unidos.

Em declarações à Reuters, uma fonte do Departamento de Justiça disse que nenhum responsável da administração está ou esteve sob investigação.

Por outro lado, houve um pedido de autorização pedido à juíza Beryl Howell para ler e-mails trocados entre advogados e os seus clientes – um pedido que foi aceite. Ao abrigo desta investigação, foram apreendidos “mais de 50” dispositivos informáticos, como computadores portáteis e iPads.

Como Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump pode conceder indultos sem dar justificações quando o faz. Na semana passada, concedeu um indulto ao seu ex-conselheiro Michael Flynn e, anteriormente, já tinha feito o mesmo a Roger Stone.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times,  Trump poderá estar a ponderar conceder “indultos antecipados” ao seu advogado, Rudy Giuliani, aos seus filhos Donald Trump Jr e Ivanka, além do marido desta (Jared Kushner).

Donald Trump reagiu a estas notícias no Twitter, dizendo tratar-se de uma notícia falsa.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.