Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de “dinheiro por indultos” na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca.

De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça dos Estados Unidos terá obtido provas de que foi criado dentro da Casa Branca um esquema de subornos no qual alguém “oferecia uma contribuição [financeira] política significativa em troca de um indulto presidencial ou suspensão de penas”.

Nos documentos, há uma explicação não muito detalhada de como o alegado esquema terá funcionado e não tem quaisquer nomes de pessoas potencialmente envolvidas e que estejam sob investigação das autoridades.

Segundo os documentos, está a ser investigado um possível “esquema secreto de lobbying” em que duas pessoas trabalhavam como lobistas junto de responsáveis da Casa Branca, sem que esse trabalho estivesse registado de forma transparente, como obriga a legislação que rege o lóbi nos Estados Unidos.

Em declarações à Reuters, uma fonte do Departamento de Justiça disse que nenhum responsável da administração está ou esteve sob investigação.

Por outro lado, houve um pedido de autorização pedido à juíza Beryl Howell para ler e-mails trocados entre advogados e os seus clientes – um pedido que foi aceite. Ao abrigo desta investigação, foram apreendidos “mais de 50” dispositivos informáticos, como computadores portáteis e iPads.

Como Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump pode conceder indultos sem dar justificações quando o faz. Na semana passada, concedeu um indulto ao seu ex-conselheiro Michael Flynn e, anteriormente, já tinha feito o mesmo a Roger Stone.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times,  Trump poderá estar a ponderar conceder “indultos antecipados” ao seu advogado, Rudy Giuliani, aos seus filhos Donald Trump Jr e Ivanka, além do marido desta (Jared Kushner).

Donald Trump reagiu a estas notícias no Twitter, dizendo tratar-se de uma notícia falsa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …