Trump concede perdão a Michael Flynn, ex-conselheiro investigado no processo da ingerência russa

Jim Lo Scalzo / EPA

Donald Trump concedeu um indulto a Michael Flynn, o seu antigo conselheiro de segurança nacional que tinha admitido ter mentido duas vezes ao FBI.

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, perdoou o antigo conselheiro de segurança nacional Michael Flynn, que confessou em 2017 que tinha mentido ao FBI sobre os contactos que tinha tido com um diplomata russo.

“É minha grande honra anunciar que foi concedido ao general Michael T. Flynn o perdão total. Parabéns para Michael Flynn e a sua fantástica família, sei que terão agora um Dia de Ação de Graças verdadeiramente fantástico”, escreveu o republicano Donald Trump no Twitter, ao início da noite desta quarta-feira.

Flynn era uma das peças mais importantes na investigação do Departamento Federal de Investigação (FBI) sobre suspeitas de acordo entre a candidatura de Trump e Moscovo, aquando das eleições presidenciais de 2016, que o republicano venceu. A investigação dominou os primeiros dois anos do mandato de Trump, mas acabou sem apresentar evidências de conluio.

O general Michael Flynn participou na campanha de Trump e depois das eleições manteve contactos confidenciais com o embaixador russo em Washington, Sergei Kisliak, em dezembro de 2016.

Nomeado assessor para a segurança nacional do país, Flynn foi interrogado em 24 de janeiro de 2017 pelo FBI, mas ocultou que tivesse mantido quaisquer contactos com Moscovo. Acabou por renunciar porque também mentiu ao vice-presidente cessante, Mike Pence, sobre estes contactos.

Nesse ano, Flynn declarou-se culpado de perjúrio e concordou em cooperar com a investigação sobre a ingerência russa.

Contudo, o general, que mudou, entretanto, de advogado, alterou a estratégia em 2019 e alegou que estava a ser vítima de manipulação, razão pela qual pediu o cancelamento da investigação.

Em maio, o Departamento da Justiça, liderado por Bill Barr – um dos maiores apoiantes de Donald Trump – decidiu retirar as acusações contra Flynn, uma decisão inédita e que foi fortemente contestada uma vez que o general já se tinha declarado culpado.

A investigação, no entanto, poderia ter sido reaberta pela administração de Biden, que deverá chegar à Casa Branca em 20 de janeiro (dia da tomada de posse), mas o perdão de Trump encerra definitivamente o assunto.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Henrique Araújo eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O magistrado Henrique Araújo, de 67 anos, foi eleito esta terça-feira presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Mas terá de abandonar o cargo quando completar os 70 anos. Os candidatos à presidência do Supremo Tribunal …

Pandemia fez duplicar ataques informáticos em Portugal

Os ataques informáticos contra entidades públicas e empresas quase duplicaram em 2020: registaram-se 1.418 incidentes graves, um aumento de 90%. O "Relatório Cibersegurança - Riscos e Conflitos 2021" do Observatório do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), …

Áustria deixará de administrar a vacina da AstraZeneca

A Áustria deixará de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca. "Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses …

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …