Denúncias contra adopções ilegais da IURD foram arquivadas pela Segurança Social

jeso.carneiro / Flickr

Edir Macedo, fundador da IURD, terá montado um rede de adoção ilegal em 1990

As primeiras suspeitas em torno de irregularidades nas adopções de crianças do lar da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em Lisboa, surgiram em 2000 e foram reportadas à Segurança Social, mas o processo foi arquivado.

O jornal Correio da Manhã (CM) apurou que em 2000, o Instituto da Criança “denunciou corrupção” nos processos de adopção de crianças do lar da IURD, que se situava então na Avenida Gago Coutinho, em Lisboa.

A “primeira denúncia chegou ao Ministério da Segurança Social em 2000, então tutelado por Ferro Rodrigues, e o processo foi arquivado no ano seguinte, em Janeiro”, refere o jornal.

Citando um relatório “explosivo”, o diário nota que “as suspeitas de adopções ilegais não foram investigadas” porque a Segurança Social considerou que a IURD, não tendo intervenção no processo, não poderia ser suspeita.

A investigação da Segurança Social centrou-se, assim, em aspectos como as “condições de salubridade do espaço“, refere o CM.

Lar funcionou ilegalmente durante quase 10 anos

A TVI está a divulgar uma série de reportagens sobre uma alegada rede de adopções ilegais, que terá sido posta em prática no lar da IURD pelo bispo responsável por esta religião, o brasileiro Edir Macedo.

Num debate sobre estas reportagens, na TVI24, a jornalista Judite França, que fez a investigação a par de Alexandra Borges, revelou que a Segurança Social assumiu, num email que lhes foi enviado, que “o lar é ilegal”, mas que não explicou “porque é que enviou para lá crianças”.

“Agora, depois de ser alertada diversas vezes, pediu uma fiscalização ao DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) para saber em que moldes é que isto aconteceu”, sublinha Judite França. O Ministério Público está a investigar o caso desde a participação apresentada pela Segurança Social no início de Dezembro.

O Instituto da Segurança Social só reconheceu, oficialmente, o lar da IURD em 2004, altura em que assinou “um acordo de cooperação com a instituição”, conforme reporta a Sábado. Assim, o lar terá funcionado de forma ilegal durante quase 10 anos.

A IURD resolveu encerrar a instituição em 2011, alegadamente devido à crise financeira, por considerar excessivos os gastos que tinha que suportar com o espaço.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Como é possível? Possivelmente será para encobrir alguém. Pois segundo a investigação feita estas “Assistentes Sociais” deram falsas declarações sobre a mãe daquelas crianças, será que ganharam alguma coisa com isso? Deveria ser investigado até à exaustão. E agora não serão responsabilizadas por tais atos? Deveriam-lhes ter feito isso a elas, e eu queria ver se o entendimento seria o mesmo, ou se soubessem que iriam ser responsabilizadas, ou pelo menos desmascaradas … “Não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós”.

  2. O Edir Macedo, uma simbiose de macumbeiro, pseudo hebraico, neo pentecostal com poder sobre Deus, banqueiro, empresário – um dos mais ricos do país – iniciou esta seita, IURD , com cadeiras de plástico -, explorador de miseráveis e agora envolvidos em adoções ilícitas… Contrabando de órgãos, tráfico de pessoas, trabalho escravo…Vá saber os paradeiros destes portuguezinhos…

  3. A Biblia alerta-nos para os lobos que viriam vestidos em peles de cordeiro, para enganar o povo. Por isso, alerta-nos para orarmos e vigiarmos para não sermos enganados. Eu oro a Deus para que esses criminosos possam ser desmascarados, e julgados, por Deus e pelos tribunais.

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …