Fundador da IURD lidera rede de adoção ilegal com crianças portuguesas

Roberto Stuckert Filho / PR

O empresário e líder religioso Edir Macedo na inauguração do Templo de Salomão, sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus

Depois do escândalo da gestão da associação Raríssimas, a TVI prepara-se para lançar o “novo caso que vai abalar Portugal”: em dez episódios, a estação de Queluz irá desvendar uma rede de adoção ilegal levada a cabo pelo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo.

De acordo com a série de reportagens que a TVI começará a emitir hoje à noite, Edir Macedo, o brasileiro que lidera a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), terá montado uma rede de adoção ilegal, a partir da qual roubava crianças de um lar que o movimento religioso mantinha em Lisboa durante os anos 1990.

As crianças eram levadas para o Brasil, onde eram adotadas de forma ilegal, e, de acordo com a investigação da TVI que durou sete meses, os netos de Edir Macedo terão sido adotados dessa forma.

A série informativa “O Segredo dos Deuses” revela que vários menores portugueses, que eram entregues pelas famílias devido às dificuldades financeiras por que passavam, alimentaram a rede internacional liderada pelos dirigentes do culto.

O Lar Universal integrava a obra a social da IURD e esteve em funcionamento durante a década de 1990 em Lisboa. As crianças eram entregues àquele lar “à margem dos tribunais”. Depois desapareciam e “acabavam no estrangeiro, adotadas de forma irregular, por Bispos e Pastores da igreja“.

jeso.carneiro / Flickr

Edir Macedo, fundador da IURD, terá montado um rede de adoção ilegal em 1990

Os netos de Edir Macedo serão provenientes desta rede, que também enviou crianças para adopção para outros bispos e pastores daquele movimento. Além de homem-forte da IURD, Macedo é também proprietário da TV Record e dono de uma fortuna avaliada pela revista Forbes em mais de mil milhões de dólares (cerca de 850 milhões de euros).

A reportagem da TVI identifica ainda várias famílias portuguesas a quem os filhos terão sido “roubados”. O principal destino das crianças, além do Brasil, seria os EUA, onde o culto se instalou em finais dos anos 1980 e onde reside atualmente Edir Macedo.

A série informativa, assinada pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França, revela que um “importante membro” desta rede chegou a “roubar um recém-nascido à mãe na maternidade” e registá-lo diretamente, como seu filho biológico, lê-se num comunicado emitido por aquele canal de televisão.

Publicado por Segredo Dos Deuses em Sábado, 9 de Dezembro de 2017

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se a iurd é uma religião Cristã, então eu sou o rei de Espanha, aquilo não passa de uma instituição de lavagem de dinheiro, falsidade e contrabando de crianças.
    Tudo menos Cristã

RESPONDER

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …