/

Fundador da IURD lidera rede de adoção ilegal com crianças portuguesas

3

Roberto Stuckert Filho / PR

O empresário e líder religioso Edir Macedo na inauguração do Templo de Salomão, sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus

Depois do escândalo da gestão da associação Raríssimas, a TVI prepara-se para lançar o “novo caso que vai abalar Portugal”: em dez episódios, a estação de Queluz irá desvendar uma rede de adoção ilegal levada a cabo pelo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo.

De acordo com a série de reportagens que a TVI começará a emitir hoje à noite, Edir Macedo, o brasileiro que lidera a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), terá montado uma rede de adoção ilegal, a partir da qual roubava crianças de um lar que o movimento religioso mantinha em Lisboa durante os anos 1990.

As crianças eram levadas para o Brasil, onde eram adotadas de forma ilegal, e, de acordo com a investigação da TVI que durou sete meses, os netos de Edir Macedo terão sido adotados dessa forma.

A série informativa “O Segredo dos Deuses” revela que vários menores portugueses, que eram entregues pelas famílias devido às dificuldades financeiras por que passavam, alimentaram a rede internacional liderada pelos dirigentes do culto.

O Lar Universal integrava a obra a social da IURD e esteve em funcionamento durante a década de 1990 em Lisboa. As crianças eram entregues àquele lar “à margem dos tribunais”. Depois desapareciam e “acabavam no estrangeiro, adotadas de forma irregular, por Bispos e Pastores da igreja“.

jeso.carneiro / Flickr

Edir Macedo, fundador da IURD, terá montado um rede de adoção ilegal em 1990

Os netos de Edir Macedo serão provenientes desta rede, que também enviou crianças para adopção para outros bispos e pastores daquele movimento. Além de homem-forte da IURD, Macedo é também proprietário da TV Record e dono de uma fortuna avaliada pela revista Forbes em mais de mil milhões de dólares (cerca de 850 milhões de euros).

A reportagem da TVI identifica ainda várias famílias portuguesas a quem os filhos terão sido “roubados”. O principal destino das crianças, além do Brasil, seria os EUA, onde o culto se instalou em finais dos anos 1980 e onde reside atualmente Edir Macedo.

A série informativa, assinada pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França, revela que um “importante membro” desta rede chegou a “roubar um recém-nascido à mãe na maternidade” e registá-lo diretamente, como seu filho biológico, lê-se num comunicado emitido por aquele canal de televisão.

Publicado por Segredo Dos Deuses em Sábado, 9 de Dezembro de 2017

ZAP //

3 Comments

  1. Se a iurd é uma religião Cristã, então eu sou o rei de Espanha, aquilo não passa de uma instituição de lavagem de dinheiro, falsidade e contrabando de crianças.
    Tudo menos Cristã

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.