Demissão de Theresa May dá tiro de partida para eleição de novo líder conservador no Reino Unido

Andy Rain / EPA

Theresa May

A primeira-ministra britânica, Theresa May, formalizou hoje a demissão da liderança do partido Conservador anunciada em maio, desencadeando uma eleição interna para encontrar um sucessor.

Enquanto primeira-ministra, mantém-se em funções até que esteja em posição de dizer à rainha Isabel II quem esta deve nomear como sucessor, na sequência da eleição no Partido Conservador, noticiou o Sapo 24 esta sexta-feira, citando a agência Lusa.

O vencedor, enquanto líder do partido do Governo, torna-se também primeiro-ministro sem a necessidade de eleições legislativas.

Numa declaração à porta da residência oficial, em Downing Street, a 24 de maio, a primeira-ministra reconheceu que o fracasso em aplicar o ‘Brexit’ determinou a sua decisão de se demitir.

“É e será sempre motivo de profundo desgosto para mim não ter sido capaz de implementar o ‘Brexit’. Caberá ao meu sucessor encontrar um caminho que honre o resultado do referendo”, afirmou.

Theresa May disse ter feito o possível para convencer os deputados a aprovar o acordo que negociou com Bruxelas para fazer o Reino Unido sair da União Europeia (UE), mas, “infelizmente”, não conseguiu.

O documento foi chumbado três vezes na Câmara dos Comuns por margens elevadas devido não só à divergência da oposição e dos deputados anti-‘Brexit’, mas também por causa da discórdia por vários eurocéticos do seu próprio partido.

“É claro agora para mim que é melhor para o país que um novo primeiro-ministro lidere esse processo”, acrescentou.

A primeira-ministra britânica pretendia fazer uma quarta tentativa esta semana, mas a proposta de permitir uma votação sobre um novo referendo motivou desentendimentos dentro do próprio governo, desencadeando a demissão da ministra para os assuntos parlamentares, Andrea Leadsom.

Vencedor anunciado na semana de 22 de julho

Onze deputados conservadores estão na calha para substituir Theresa May. As candidaturas abrem às 10:00 (hora local, a mesma em Lisboa) de segunda-feira e terminam às 17:00 do mesmo dia, revelou o Expresso.

A data inicial para a saída do Reino do Unido da UE era 29 de março. Contudo, a mesma foi adiada – primeiro para 12 de abril e, mais tarde, para 31 de outubro – depois de não ter conseguido a aprovação na Câmara dos Comuns do seu acordo de saída.

Os candidatos à liderança dos ‘tories’ precisam do apoio de oito deputados, lembrou a BBC. Posteriormente, os deputados votarão nos seus candidatos preferidos numa série de votações secretas a realizar nos dias 13, 18, 19 e 20 de junho.

Na quinta-feira, Charles Walker, do comité que define as regras, disse que tenciona ter dois candidatos até 20 de junho. Os dois finalistas serão depois votados por membros do Partido Conservador numa votação mais ampla, devendo o vencedor ser anunciado na semana de 22 de julho.

Saída a 31 de outubro com ou sem acordo

O modo como o próximo primeiro-ministro consiga fazer aprovar um acordo de saída e se os candidatos aceitariam uma saída sem acordo têm sido as duas questões dominantes da campanha, que começa oficialmente depois de Theresa May renunciar, lê-se no Expresso.

O atual ministro do Ambiente, Michael Gove, um dos candidatos à liderança, afirmou que o Reino Unido não deve ficar preso a uma data “fixa” se precisar de mais algum tempo para conseguir um acordo. Outros candidatos, como Dominic Raab, antigo ministro, e Boris Johnson, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, insistem que o país deve sair a 31 de outubro, tenha ou não aprovado um acordo com Bruxelas.

A sugestão de Dominic Raab na quarta-feira de que estaria preparado para fechar o Parlamento para garantir que a saída acontecia na data prevista foi criticada pelos seus opositores. No dia seguinte, o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, disse que tal cenário “simplesmente não vai acontecer”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …