/

Delegação do Parlamento Europeu impedida de entrar na Venezuela

6

Nathalie Sayago / EPA

Uma delegação do Parlamento Europeu, que tinha sido convidada pela Assembleia Nacional venezuelana a visitar a Venezuela, foi no domingo impedida de entrar no país e obrigada a apanhar um voo de regresso a Madrid.

A expulsão dos eurodeputados foi denunciada pelo deputado opositor Francisco Sucre, através do Twitter, onde afirma que a delegação já tinha chegado ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a norte de Caracas, o principal do país.

“Queremos alertar a opinião pública nacional e internacional que o regime usurpador de Nicolás Maduro acaba de proibir a entrada na Venezuela de uma delegação de eurodeputados que vieram a convite da Assembleia Nacional da Venezuela e do seu presidente Juan Guaidó”, escreveu.

Numa outra mensagem, o deputado afirma que esta é uma “nova amostra de que Nicolás Maduro é um tirano que pretende isolar a Venezuela do concerto das nações livres e que gera sofrimento no seu povo, que padece de uma emergência humanitária complexa”.

“Denunciamos este novo atropelo contra a liberdade e a democracia. Proíbem a entrada aos eurodeputados e retêm os seus passaportes sem razão ou explicação alguma, o que é um abuso de força de um regime que recorre à força para aferrar-se ao poder”, sublinhou.

Francisco Sucre publicou ainda um vídeo, em que explica que os deputados mostraram às autoridades uma carta com o convite feito pela presidência da Comissão de Política Exterior do Parlamento, mas que obtiveram como resposta “isso não vale nada”.

Entretanto, também através do Twitter, o porta-voz do Partido Popular espanhol, Esteban González Pons, um dos deputados expulsos da Venezuela, explicou que “a única explicação” para o sucedido é que Maduro “não os quer” no país.

A delegação estava composta pelos eurodeputados Esteban González Pons, José Ignácio Salafranca Sánchéz-Neyra e Juan Salafranca. Dela fazia parte também o eurodeputado português Paulo Rangel, que perdeu o voo de ligação entre Madrid e Caracas.

Eurodeputados não eram bem-vindos na Venezuela

A delegação do Parlamento Europeu que foi impedida de entrar na Venezuela, no domingo, tinha sido notificada “há vários dias” de que “não seria admitida” no país, disse esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano.

“Por vias oficiais e diplomáticas, as autoridades do Governo Bolivariano da Venezuela, notificaram, há vários dias, o grupo de eurodeputados que pretendia visitar o país com fins conspirativos, que não seria admitido”, escreveu Jorge Arreaza, na sua conta do Twitter.

Segundo o ministro venezuelano, as autoridades da Venezuela “instaram” os deputados “a desistir” da visita “e evitar assim outra provocação”.

“O Governo constitucional da República Bolivariana da Venezuela não permitirá que a extrema direita europeia perturbe a paz e a estabilidade do país com outra das suas grosseiras ações ingerencistas. A Venezuela se respeita!”, escreveu Jorge Arreaza numa outra mensagem.

Guaidó crítica expulsão pelo “regime isolado e irracional”

O autoproclamado Presidente interino venezuelano, Juan Guaidó, criticou a expulsão de cinco eurodeputados do país, no domingo, atribuindo a decisão a um “regime isolado e cada vez irracional”.

“Exerçamos toda a pressão necessária para pôr fim a esta usurpação. Vamos continuar!”, escreveu Guaidó no Twitter, depois de uma delegação do Parlamento Europeu ter sido impedida de entrar no país.

O regime de Nicolás Maduro, apoiado pela Rússia, China, Turquia, Irão e Cuba, controla as fronteiras do país. Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional que se autoproclamou presidente interino, é reconhecido por cerca de 50 países, entre eles os Estados Unidos, sem ter as alavancas do poder executivo.

A Colômbia, que reconheceu Guaidó nesse mesmo dia, não tardou a responder à expulsão dos deputados.  “O Governo da Colômbia repudia que a ditadura tenha impedido a entrada na Venezuela de membros da delegação do Parlamento Europeu. Muito em breve, o país irmão voltará a ter democracia e liberdade”, escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Carlos Holmes Trujillo, também no Twitter.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. Claro, era de prever, e vai daí o “nosso” Paulo Rangel, à boa maneira PSD, temendo o pior, “perdeu” o avião. Perder aviões é muito conveniente, não é? Outro dia perdi 10 euros e ficou super aborrecido, nem imagino o que seria perder um avião.

      • És mesmo mesquinho e ridículo, para não te chamar idiota, e quando quiseres, poderei dar-te lições de português ou de outra coisa qualquer, incluindo boa educação. Obviamente que foi um lapso ter escrito “ficou” em vez de “fiquei”, e só mesmo alguém destituído de ideias pode produzir uma conclusão baseada no facto que descrevi, e à boa maneira psd, faltou-te argumentação válida para me contestar, e optaste pelo facilitismo bacôco de pegar num lapso de escrita. Deves ter uma vida bem cinzenta, embora outrora tenha sido alaranjada.

  2. Foram proibidos de entrar e muto bem, iam lá fazer o quê??? E iam reunir com um impostor e fantoche a proposito de quê??? Para reunirem tinham-no feito com o presidente legitimo. Esta UE está cada vez mais antidemocratica, nas proximas eleiçoes europeis os Portugueses e os ekeitores europeus têm que saber em quem votam, se querem uma UE subserviente e seguidista dos eua, com atitudes criminosas e anti democraticas como no apoio ilegal ao golpe em kiev, o reconhecimento de um impostor e fantoche. Toda esta situação na venezuela nao foi causada pelo governo venezuelano nem pelo maduro, nao, isso é o querem que a opiniao publica mundial pense, mas quem estiver atento, sabe a verdade, o verdadeiro culpado desta situação são os eua, com os seus bloqueios, sançoes e estrangulamentos, nao só na venezuela, mas em muitos outros paises, com a subserviencia da UE. Esta atitude tanto de um como de outro é asquerosa e nojenta. Por estas atitudes os eua merecem ser atacados tanto nos eua como em qualquer país em que esteja presente, para poderem provar do veneno que espalham por esse mundo fora.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.