Descodificar a fatura ajuda a poupar na conta da água

worldbank / Flickr

A DECO lança esta segunda-feira uma campanha nacional que pretende explicar aos consumidores como poupar na fatura da água, assim como alertar para os desperdícios deste “bem público essencial e indispensável à vida”.

Para informar os consumidores em relação a tudo o que tem a ver com o setor da água – faturação, tarifários, entidades gestoras, funcionamento do setor -, a associação de defesa do consumidor vai realizar 100 sessões informativas em todo o país, disse à agência Lusa Ana Martins, jurista da DECO.

“Apesar do setor da água ser muito importante para os consumidores, é um dos setores mais confusos para o consumidor porque temos em Portugal cerca de 500 entidades gestoras”, adiantou Ana Martins, referindo-se às empresas que fazem a gestão e o tratamento de águas e resíduos e comentando que todos os dias consumidores contactam a DECO com “dúvidas sobre as suas faturas”.

Nestas sessões informativas serão dadas dicas de poupança e explicado aos consumidores que, com “simples gestos diários”, é possível “poupar na fatura da água, mas também poupar este serviço fundamental para todos”, sublinhou.

A campanha “Água: Um bem público ao seu serviço“, que tem o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos do Consumidor, pretende também informar sobre a existência de tarifários especiais para as famílias em situação de carência económica e famílias numerosas.

Devido aos preços do serviço variarem de entidade para entidade, a DECO pretende informar os consumidores sobre os tarifários que podem utilizar ou solicitar junto da entidade gestora da sua zona para ter tarifas especiais.

“O objetivo é aproximarmo-nos o mais possível do consumidor para conseguirmos ajudá-lo a poupar, a perceber a sua fatura e ajudá-lo a melhorar o acesso a este serviço”, explicou Ana Martins.

Outro objetivo da campanha é alertar para o desperdício de água no sentido de também poupar o ambiente.

“Em Portugal estima-se que anualmente o consumo que os portugueses fazem de água é de 7.500 milhões de metros cúbicos”, mas destes são desperdiçados, por ano, cerca de 2.600 milhões, salientou a jurista.

Isto quer dizer que “cerca de 35% da água que nós consumimos ou que precisamos está a ser desperdiçada”, o que se reflete também a nível ambiental, lamentou.

Em 2013 e 2014 a DECO realizou uma campanha em que apelou aos consumidores que denunciassem fugas de água, tendo recebido 1.400 denúncias, o que demonstrou que “há uma preocupação dos consumidores em relação a este setor”.

Diariamente 88 municípios perdem 150 litros de água já tratada, originando “perdas para a entidade gestora, que as vai repercutir no consumidor”, disse a responsável, advertindo que este problema reflete-se na “disparidade de preços de entidade para entidade”.

A campanha também tem o papel de alertar as entidades gestoras para as suas obrigações e para que resolvam estas situações de desperdício de águas, acrescentou Ana Martins.

A informação sobre a campanha e os locais onde se vão realizar as sessões estão disponíveis no site da DECO.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …