Descodificar a fatura ajuda a poupar na conta da água

worldbank / Flickr

A DECO lança esta segunda-feira uma campanha nacional que pretende explicar aos consumidores como poupar na fatura da água, assim como alertar para os desperdícios deste “bem público essencial e indispensável à vida”.

Para informar os consumidores em relação a tudo o que tem a ver com o setor da água – faturação, tarifários, entidades gestoras, funcionamento do setor -, a associação de defesa do consumidor vai realizar 100 sessões informativas em todo o país, disse à agência Lusa Ana Martins, jurista da DECO.

“Apesar do setor da água ser muito importante para os consumidores, é um dos setores mais confusos para o consumidor porque temos em Portugal cerca de 500 entidades gestoras”, adiantou Ana Martins, referindo-se às empresas que fazem a gestão e o tratamento de águas e resíduos e comentando que todos os dias consumidores contactam a DECO com “dúvidas sobre as suas faturas”.

Nestas sessões informativas serão dadas dicas de poupança e explicado aos consumidores que, com “simples gestos diários”, é possível “poupar na fatura da água, mas também poupar este serviço fundamental para todos”, sublinhou.

A campanha “Água: Um bem público ao seu serviço“, que tem o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos do Consumidor, pretende também informar sobre a existência de tarifários especiais para as famílias em situação de carência económica e famílias numerosas.

Devido aos preços do serviço variarem de entidade para entidade, a DECO pretende informar os consumidores sobre os tarifários que podem utilizar ou solicitar junto da entidade gestora da sua zona para ter tarifas especiais.

“O objetivo é aproximarmo-nos o mais possível do consumidor para conseguirmos ajudá-lo a poupar, a perceber a sua fatura e ajudá-lo a melhorar o acesso a este serviço”, explicou Ana Martins.

Outro objetivo da campanha é alertar para o desperdício de água no sentido de também poupar o ambiente.

“Em Portugal estima-se que anualmente o consumo que os portugueses fazem de água é de 7.500 milhões de metros cúbicos”, mas destes são desperdiçados, por ano, cerca de 2.600 milhões, salientou a jurista.

Isto quer dizer que “cerca de 35% da água que nós consumimos ou que precisamos está a ser desperdiçada”, o que se reflete também a nível ambiental, lamentou.

Em 2013 e 2014 a DECO realizou uma campanha em que apelou aos consumidores que denunciassem fugas de água, tendo recebido 1.400 denúncias, o que demonstrou que “há uma preocupação dos consumidores em relação a este setor”.

Diariamente 88 municípios perdem 150 litros de água já tratada, originando “perdas para a entidade gestora, que as vai repercutir no consumidor”, disse a responsável, advertindo que este problema reflete-se na “disparidade de preços de entidade para entidade”.

A campanha também tem o papel de alertar as entidades gestoras para as suas obrigações e para que resolvam estas situações de desperdício de águas, acrescentou Ana Martins.

A informação sobre a campanha e os locais onde se vão realizar as sessões estão disponíveis no site da DECO.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Houve "zero negociação" com o PSD. Nome de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …