//

Declarações de Costa elogiadas: “Obrigado por colocares bom senso à Holanda”

67

As palavras de António Costa face ao discurso do ministro das Finanças dos Países Baixos foram bem recebidas e geraram uma grande onda de apoio ao primeiro-ministro português.

Esta quinta-feira, no final da reunião do Conselho Europeu por videoconferência, o primeiro-ministro português mostrou-se irritado com as palavras do ministro das Finanças dos Países Baixos, Wopke Hoekstra.

O governante holandês​ afirmou que a Comissão Europeia devia investigar países, tal como Espanha, que dizem não ter margem orçamental para lidar com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, apesar de a zona euro estar a crescer há sete anos consecutivos.

“Esse é um discurso repugnante no quadro da União Europeia. A expressão é mesmo esta: repugnante. Ninguém está disponível para voltar a ouvir ministros das Finanças holandeses como aqueles que já ouvimos em 2008, 2009, 2010 e em anos consecutivos”, afirmou António Costa.

As palavras do primeiro-ministro português não tardaram a gerar reações de várias personalidades.

Citado pelo Jornal Económico, o especialista em política fiscal Johan Langerock, mostrou-se surpreendido com o discurso de António Costa e realçou que é “raro os líderes portugueses fazerem comentários tão fortes sobre a UE“.

Também Enrique Santiago, deputado do Podemos, apoiou as palavras proferidas por Costa e agradeceu a Portugal por “colocar bom senso à Holanda”.

“É boa altura de compreenderem todos que não foi Espanha que criou o vírus, o vírus atingiu-nos a todos por igual. Se algum país da UE acha que resolve o problema deixando o vírus à solta nos outros países, não percebeu bem o que é a UE”, disse ainda o chefe do Executivo português, na quinta-feira.

“É uma absoluta inconsciência a resposta. É uma absoluta mesquinhez que mina completamente a base da União Europeia. Se a UE quer sobreviver, é inaceitável que um responsável político, seja de que país for, possa dar resposta dessa natureza perante uma pandemia como a que estamos a viver”, criticou Costa.

ZAP //

67 Comments

  1. Dijsselbloem e este Ministro das Finanças Holandês, odeiam uma Europa da qual são membros. São afirmações de uma estupidez fora de comum, sem sentido Comunitário deveria a Holanda ser erradicada da U.E . Costa teve razão em se revoltar, num período tão critico como o que o Mundo está a viver !

    • Eu acho que esses parasitas são tão ignorantes que nem sequer conhecem minimamente a UE – devem achar que são todos paraísos fiscais para holdings, como a Holanda – que recebe milhões desviados do resto da UE, sem nada produzir!!

  2. Três excelentes comentários acima do meu! Assim sim, dá gosto ver os Portugueses a falar, metendo o bom senso à frente de clubismos partidários. O Primeiro-Ministro esteve neste caso muito bem. Nem sempre está bem e farto-me de o criticar mas… Como tenho uma capacidade intelectual que ainda me permite analisar as coisas caso a caso, não necessito de cultivar ódios de estimação e clubismos ideológicos.

    Mesmo sendo de outro espectro ideológico, sei ver quando alguém da outra banda, esteve bem. O Costa esteve bem e o Holandês esteve mal.

  3. Da-se… viu-se nos incêndios…
    O que o holandês quis insinuar e bem é que em Portugal e Espanha há muita corrupção e o dinheiro perde-se. E isso é mentira?!!! Veja o caso do PP e da família real espanhola. Por cá não será preciso recordar-lhe o 44, o atual aeroporto, o lítio e por aí fora.

      • Olhem-me este agora armado em puritano!?!!
        Vai-me dizer que em Portugal não há prostituição?! Abra um qualquer diário e espante-se com o que para ali vai de profissionais a oferecerem serviços.
        E quanto ao crime na política todos sabemos que há em todo o lado. A diferença é na forma como lidam com isso. Por cá já sabemos como é. Nos países nórdicos e anglosaxónicos as coisas são diferentes.

        Quanto ao facto de não ter feito nenhum comentário a Portugal não era preciso fazê-lo, já tinham feito no passado. Anda distraído ou já é da febre?!

      • Bem, acho que não insultei ninguém no meu comentário, por isso, não entendo tamanha agressividade. Simplesmente, limitei-me a tentar desmistificar um pouco uma certa ideia dos Países Baixos que o Mede etc deixou transparecer nas palavras que usou. Percebi, ainda, que nutre uma certa admiração, ou paixão, por esse país do norte da Europa mas que, apesar disso, insiste em viver em Portugal. Se eu fosse uma pessoa que gostasse assim tanto de um qualquer país e desprezasse o meu próprio (do qual, felizmente, me orgulho), há muito teria mudado de ares. Assim, é com base neste simples argumento, que lhe recomendo emigrar. Em Portugal, não fazem falta impatriotas. Tenho dito e por aqui me fico, dando a conversa por encerrada.

      • Infelizmente não posso ter orgulho numa classe política que só rouba! Se o amigo se sente bem com isso…
        Quanto à Holanda, conheço bem e não gosto do país. Em nada. Nem paisagem, nem principais metrópoles, nem na maneira de ser dos holandeses nem da comida.
        Aquilo que o amigo não precisa dizer é que os outros não têm razão quando referem aquilo que todos sabem. Nos países do sul o roubo das classes ditas dominantes é à descarada. E acho muito bem que outros países da UE não estejam para suportar isso. Qualquer um de nós na posição deles também não estaria para isso.

      • Oh pá, tu andas mesmo todo “trocado”!
        Achas que alguém tem orgulho em quem só rouba?
        E quem suporta esses roubos são mesmo os habitantes do Sul – não são os outros países – alguns deles, como a Holanda, até ganham com isso!!

      • Isso é o mínimo… mesmo preocupante é isto:
        “A Holanda está se tornando um narco-Estado?”
        bbc.com/portuguese/amp/internacional-50850869

    • O dinheiro perde-se, não – vai para países manhosos como a Holanda!!
      Na Holanda são muiiiiito mais profissionais na corrupção, e normalmente até a exportam!…
      O ING (maior banco holandês e um dos maiores do mundo) que o diga…
      “ING multado em mais de 600 milhões por corrupção e lavagem de dinheiro”

    • Tem toda a razão, mas parece que há uns que não querem mesmo ver a realidade.
      E lá diz o ditado: mais cego é aquele que não quer ver…

      • Sim, está. Mas existem países mais corruptos do que outros! Espero não estar a dar-lhe nenhuma novidade.
        E também a forma como os países lidam com as situações de corrupção são diferentes. Por aqui, até há bem pouco tempo atrás era tudo arrumado entre poder político e judicial.
        O nosso país esteve sempre entregue à banditagem. Durantes décadas todos roubaram o mais que podiam.

        A Ana estaria disposta a abrir uma torneira enorme de dinheiro para a antiga Angola, sabendo que o dinheiro iria cair nas mãos da família do José Eduardo e da Isabel dos Santos?
        Só se fosse tola! Por isso não critiquem tanto o holandês palerma que fez aquela afirmação. Poderia ter dito aquilo de outra forma e noutro contexto. Mas é uma grande realidade. Os países do sul deveriam ser investigados a sério, já que a justiça geralmente nesses países nada investiga… até porque dorme com o poder político.

      • Mas qual torneira “enorme de dinheiro”?!
        É cada comparação, que só comprovam a tua falta de bom senso e de inteligência!…
        Portugal nunca roubou nem ficou a dever nada a ninguém – ao contrário do país que esse palerma representa – que sempre foram piratas e que muito lucra com corrupção e “desvios”!…
        .
        Tal como Portugal, há 4/5 anos a Espanha estava numa grande crise e teve que recorrer a um regaste (mais uma vez, e só por acaso, para salvar a banca!), em que pagava juros bem altos (que também dão lucro à Holanda!!) e agora vem um palerma holandês perguntar como é que eles não em dinheiro “de sobra” para uma pandemia?!
        Porque será?!
        Se calhar teria, se não tivesse que pagar juros altos (graças à bela solidariedade europeia – onde uns lucram com a desgraça dos outros!) e se, milhares de milhões de euros de holding’s espanholas não tivessem ido parar à Holanda!…
        .
        Todos os países deviam ser investigados a sério – principalmente os que mais lucram com o dinheiro dos outros!…
        .
        A Isabelinha de Angola não fez aquilo sozinha; teve a preciosa ajuda da PWC – que é apenas a maior “consultora” do mundo (e é “só” a consultora de quase todos os Estados do mudo!!)!!
        Só por acaso (mais uma vez!), depois de Londres e de NY, a Holanda é o “centro de negócios” mais importante da PWC!…
        Obviamente que eles nada tem a ver com corrupção nem sabem de nada… só ganham triliões com isso, mas não tem responsabilidade nenhuma, nem fomentam a corrupção….

  4. Apiado SR 1o MINISTRO assim é que é, temos de dar nas CAROLAS de certas pessoas e abir-lhes as CACHIMOONIAS, BRINCAR com coisas sérias nao fica BEM a um ministro das finanças dos paises baixos ou de outro pais qualquer..VAMOS TODOS e TODAS sermos ALIADOS e ALIADAS e COMBATER as EPIDEMIAS,PANDEMIAS etc e vivermos em PAZ FRATERNIDADE e em FARTERNAL UNIAO HUMANA em em SAUDE MUNDIAL e UNIVERSAL COSMICA ……AMEN ALELUIA sr 1o MINISTRO ANTONIO COSTA de PORTUGAL……………
    A.G.P. A.G.P.daS.N.

  5. O Costa gosta de falar mal (num tom que envergonha os portugueses) dos políticos de outros países, exigindo solidariedade, mas depois esquece-se de ser solidário dentro do país que ele próprio governa.
    Costa, antes de falares dos outros, num tom que envergonha o povo que representas e certamente só criará mal-estar e dificuldades acrescidas, pensa em aplicar no país que governas aquilo que apregoas lá fora!

    Deixo o texto de um outro leitor, usado num comentário de outra notícia:
    “Pois, o que este governo devia garantir era que toda a gente tivesse as mesmas regalias e estas fossem as melhores que o país podia oferecer. Julgo que não é isto que está a acontecer. Vejamos:

    1- um funcionário público de um qualquer serviço que encerrou logo ao primeiro alarme (bibliotecas, museus, postos de turismo, piscinas municipais, etc, etc) foram para casa a receber 100%
    2- um trabalhador por conta de outrem, foi para casa cuidar dos filhos, a receber 66%
    3- um trabalhador por conta própria, foi para casa cuidar dos filhos, a receber 33%
    4- um patrão de uma micro empresa (em que grande parte delas apenas factura o suficiente para pagar despesas – onde se incluem salários – e não apresenta qualquer lucro) se tiver de ir para casa cuidar dos filhos apenas receberá um apoio do estado de 33% e ainda terá de pagar dos eu bolso 33% a cada funcionário que vá para casa.

    Seria bom que todos tivessem o mesmo.”

  6. Para a próxima é cuspir na cara do holandes, insultar-lhe a mãe e dar-lhe um murro nos corn** diz:

    Bem, se o Holandês foi repugnante, o Costa foi no mínimo um arrogante, bem como um grande estúpido e mal-educado, que muito envergonha os portugueses. É no mínimo uma estranha forma de nos dirigirmos a quem nos dá dinheiro…
    Se o Costa achava que tinha razão, então devia usar argumentos lógicos e apelar ao bom-senso e à racionalidade. Assim, comportou-se apenas como um troll.
    O que me espanta ainda mais são os aplausos a esta triste figura. Está tudo maluco?!
    Para a próxima é cuspir na cara do holandes, insultar-lhe a mãe e dar-lhe um murro nos corn**! Aí é que o Costa vai ser ovacionado!!!

    • A atitude de Costa é altamente reprovável e altamente lesiva para o povo Português. Palavras como as que ele proferiu não se podem ouvir da boca dos representantes dos Estados. Tem de haver outra forma de nos exprimirmos e de explicarmos o nosso ponto de vista.
      Acredito que agora Portugal até poderá ter o que pretende, mas vai criar-se um mal-estar muito grande e vai haver uma má vontade marcada no futuro. Portugal não deverá ter muita sorte nos próximos quadros comunitários, graças também a esta atitude do Costa.
      Costa devia era estar preocupado em criar em Portugal um ambiente propício ao empreendedorismo, de forma a atingirmos os níveis de empreendedorismo dos países a quem pedimos dinheiro e a sermos um país mais próspero…

  7. Excelente Sr Primeiro Ministro, excelente!
    A UE a 27, tem de ser uma união solidária nos bons e nos maus momentos!

    • Mais solidária!? Portugal a mamar desde 1986 e ainda não se conseguir por o país em ordem!? Eles têm é paciência a mais. Se tivesse um filho de 34 anos que só quer mamar e não quer trabalhar não andava um bocado farta!? É à quanto tempo mamamos da tetinha e nunca fizemos nada por ninguém! 34 anos de mão estendida!?

    • Não há só deveres. Portugal tem recebido milhares de milhões em subsídios da UE ao longo de mais de 30 anos. Subsídios esses pagos, em parte, pelos contribuintes holandeses.
      Há gente que se esquece disto

      • E há gente que se esquece que a Holanda tem recebido milhares de milhões directamente (e sem vergonha – por serem “parasitas fiscais”!) “roubados” a outros países europeus – sendo parte desses, desviados de Portugal!!
        Ou seja: há alguma riqueza gerada em Portugal que vai directamente para os bolso dos parasitas, perdão, dos “contribuintes” holandeses!…
        Convém não esquercer estes “pormenores”!…

      • Este choradinho acerca das políticas fiscais da Holanda já enjoa. O que a Holanda faz qualquer outro país pode fazer. Portugal também o faz, à sua medida, com a zona franca da Madeira ou com a isenção de impostos para os reformados de outros países europeus. Só não vai mais longe porque a Holanda conseguiu algo que Portugal dificilmente conseguirá: estabilidade legislativa e uma Justiça eficiente. Mais nada.

      • Chama-lhe o que quiseres!!
        A realidade é que lucram com o trabalho do outros e isso tem um peso importante na sua economia!!
        Qualquer país o pode fazer, mas nem todos fazem… a Alemanha, Suécia, etc, também podiam fazer, mas preferem produzir em vez de parasitar o trabalho do outros!…
        Comparar com Portugal só pode ser piada… na UE, Luxemburgo, Bélgica e Irlanda é que são os parasitas semelhantes à Holanda!…
        Depois, claro que a Irlanda e o Luxemburgo tem praticamente o dobro da produtividade da Alemanha (repito, quase o DOBRO!) – com o trabalho dos outros também eu sou rico!!

  8. São questões absolutamente independentes! A Holanda é tudo o que acabaram de dizer e mais alguma coisa que não foi dita! É matéria de facto. Não é caso inédito um representante holandês levar nos C@ em público de um representante português.Quem tiver dúvidas pergunte ao Dr. Rosado Fernandes. O Costa é um verbo de encher, ganha a vida a enganar os portugueses. Não tem um tostão nos cofres públicos, nem com as cativações. Está a aproveitar-se da catástrofe para pedinchar e compor o desastre da sua governação! Isso é também facto inquestionável.

  9. As pessoas não se aperceberam é que Costa está a espera do dinheiro da UE para pagar todas as promessas que fez. Se por causa destas minhoquices (seja de quem foi e tenham ou não razão de que lado for) o dinheiro se atrasa, rapidamente o governo passa de ter feito muito para evitar a desgraça para o principal responsável pela desgraça.
    Pelo que pude constatar o ministro holandês foi um pouco mal intencionado, mas numa parte ele tem alguma razão.
    Como diz o dito: onde não há pão, todos ralham… e ninguém razão!

  10. Esteve muito bem o Sr. 1.º Ministro António Costa, sou socialista e fui sempre contra o que fez com António José Seguro, mas hoje apoio a sua resposta a esses malditos abutres Holandeses e não só,.
    Afinal somos membros para pagar e destruir a nossa pesca e agricultura, para ser membro da U.E. então porque não sair da União Europeia?
    Não é só a Holanda é também Alemanha e outros países que têm a barriga cheia de OFSHORES e outras…
    E lembrar Christine Lagarte Directora do FMI o disse que os idosos vivem demais é preciso fazer algo E JÁ.
    Pois parece o seu pedido foi aceite e assim morrem idosos sem dó nem poiedade…
    Isto é uma Guerra Biológica e Psicológica, virus criado em laboratório, essa hiena deveria ser a primeira feia e velha criada de Satanás, MALDITA…

  11. Por estes comentários é que estamos na merda… vamos continuar a votar PS ate o pais estar podre e o pobre não conseguir pagar mais toda a corrupção envolta do costa…. muitos vão morrer… mas não interessa desde que o pobre consiga mandar umas bocas vale a pena ser roubado todos os dias por estes ladrões de colarinho branco…. viva portugal….viva o sistema político e toda a merda envolta disso…. pais de gente incompetente…

  12. A Europa estaria óptima, não fosse por uns escroques que, só porque produzem e poupam, hesitam em patrocinar as nações valentes que não fazem nem uma coisa nem outra. Mas depois de o dr. Costa lhes chamar “repugnantes” e a dra. Ana Gomes “pulhas”, o consenso parece provável…

  13. Impatriota é diferente de idiota!
    Portugal tem deveres/obrigações tem! Mas os direitos foram só para alguns:
    https://www.publico.pt/2019/02/10/politica/noticia/portugal-2-pais-fundos-europeus-recebe-1861460
    https://www.dn.pt/economia/portugal-recebeu-9-milhoes-por-dia-em-fundos-comunitarios-3247131.html

    Pela primeira vez temos um superávite no orçamento e eis o nosso PM em bicos de pês, realmente!
    O esforço veio de quem? Dos europeus que nos dão o dinheirito e dos portugueses mal remunerados e roubados pelo fisco como nunca. Nós sabemos do fartar vilanagem que por cá grassa e os restantes europeus?
    Para os SONSOS (sabem mas fingem não saber), deixem-se de partidarismos e hipocrisia.
    Para os que não sabem, aprendam alguma coisa e deisem de ser ignorantes e idiotas:
    Para os restantes, não há nada a fazer, infelizmente, para tanta estúpidez e burrice.
    “como é triste um homem morrer sem nunca ter chegado a nascer”.
    Acordem!

    • Ignorância e estupidez no nível máximo!!
      Eles gostam é de sabichões de tasca como tu!…
      Vai lá ver quanto recebe a Holanda do esforço dos europeus, “desviado” pelas holdings de outros países com sede fiscal na Holanda e, pode ser que comeces a acordar!…

      • Aprendeste pouco e mal – mas a ignorância é mesmo assim: atrevida!
        O Qatar é, de longe, o país do mundo com o maior PIB per capita – não consta que apareça no top 10 em qualquer dos indicadores de desenvolvimento humano!…
        Agora só falta perceberes de onde vem o PIB per capita da Holanda…
        Como é que é superior, por exemplo, ao da Alemanha, França, Reino Unido, Suécia, Canadá, etc?
        Coitados… esses também não tem gente à altura – faltam-lhes génios como tu!!
        E já foste ver quanto recebe de fundos comunitários a agricultura holandesa (a mais subsidiada da UE)?
        Pois… vê lá se olhas bem para o espelho antes de olhares para o “retrato” dos outros!…

      • Sim, a agricultura mais subsidiada da UE por área cultivada!!
        Ou achas achas que, um país com um salário médio dos mais altos do mundo (top5 mundial!), é o maior exportador mundial de batatas (baratas) por acaso?
        O link do Público é para?…

      • A Madeira é a segunda região mais rica de Portugal, com um PIB per capita de 103%
        https://www.google.pt/search?as_q=pib+capita&as_epq=madeira&as_oq=&as_eq=&as_nlo=&as_nhi=&lr=&cr=&as_qdr=all&as_sitesearch=&as_occt=any&safe=images&as_filetype=&as_rights=
        O contexto do mail inicial é que vivemos num país CORRUPTO. O meu amigo desviou-se do assunto, provavelmente para dizer que sabe que a Holanda recebe ajudas…e ofendendo.
        Se fosse fazer o seu raciocínio diria que se Portugal fosse a Holanda no recebimento de ajudas (QUE AS RECEBE DE OUTRO MODO) seriamos como a Holanda. A nossa Madeira é um exemplo…
        Nenhum país por mais rico que seja, até pelos seus recursos naturais, vai a lado algum quando é corrupto. Exemplos não faltam como Angola, Venezuela, ets.
        Já agora, o Qatar aparece nos primeiros 10 (PIB) e a Holanda não é superior a todos os países que descreveu.
        Já reparei que vem para aqui com a única intenção de destratar. Pode ter acesso a alguma informação priveligiada ou de formação própria tecer considerações teóricas que depois não se verificam na prática. E não me venha dizer que na Madeira é muito diferente.
        Este país só lá vai com um combate à corrupção, compadrio e justiça verdadeiramente cega…depois discutimos o que o meu amigo pensa ser o cerne do problema.
        Conclusão: para o meu amigo, Portugal se tivesse uma sede fiscal como a Holanda (Madeira) viveríamos como os Holandeses?
        Para mim, enquanto tivermos governantes como temos, nunca iremos a lado algum.

  14. Orgulho de ser português? mas será que um espanhol , italiano , inglês , etc. não dirão a mesma coisa?
    Isto é uma frase feita sem qualquer sentido.
    O que interessa é a atitude , os comportamentos, as acções dos Homens, sejam de que nacionalidade forem.
    Neste caso, houve alguém que foi pouco solidário para com os amigos que passam por um momento difícil.
    A arrogância não é uma qualidade de enaltecer, e da Holanda continuam a vir maus exemplos.

  15. O Costa esteve muito bem, nos momentos mais críticos é que vimos com quem podemos contar e a Holanda já se mostrou muitas vezes indisponível para ajudar quem quer que seja ao longo dos anos nos momentos mais críticos. Faz sentido a Holanda pertencer à União Europeia? Essa é a verdadeira questão.

    • A Holanda é a “sede fiscal” de grandes grupos europeues e daí vem boa parte da sua riqueza – é por isso que estão na UE – para recolher dividendos do trabalho dos outros!!

    • Ajudar? Os contribuintes holandeses têm dado muitos muitos milhões em subsídios para Portugal ao longo dos anos!
      É o país que mais contribui, per capita, para o orçamento da UE!
      Já Portugal é dos mais países que é mais beneficiário do orçamento da UE.

      • Exacto… são tão boas pessoas!…
        Nem recebem nada em troca, nem nada… fazem parte da EU só para dar dinheiro aos outros!!

      • Ainda bem que não experimentou viver sem eles. Perceberia então o quão bons parceiros eles são…

      • Tiago, tem toda a razão.
        Por cá há muitos cujo lema parece ser: pobre e mal agradecido.
        Aliás, em Portugal alguém que queira ter sucesso e tornar-se mais independente é logo apontado como um malando.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.