“Decisão histórica” no Reino Unido. Ella morreu devido à poluição do ar

Uma jovem que morreu depois de um ataque de asma, em 2013, tornou-se na primeira pessoa do Reino Unido a ter registada como causa da sua morte a poluição do ar.

De acordo com a BBC, Ella Adoo-Kissi-Debrah, de nove anos, morava em Lewisham, no sudeste de Londres, perto de uma estrada muito movimentada, quando morreu, em 2013, depois de um grave ataque de asma. Nos três anos que antecederam a sua morte, a jovem teve várias convulsões e foi hospitalizada 27 vezes.

Esta quarta-feira, a decisão do Southwark Coroner’s Court fez história. O tribunal londrino concluiu que a poluição do ar teve uma “contribuição significativa” na morte de Ella. E, assim, pela primeira vez, a poluição do ar foi registada como a causa da morte de uma pessoa no Reino Unido.



Na conclusão do inquérito que durou duas semanas, o médico legista Philip Barlow confirmou que a rapariga foi exposta a níveis “excessivos” de poluição, tanto que os níveis de dióxido de azoto (NO2) perto da sua casa ultrapassavam as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Europeia (UE).

Em 2014, a justiça britânica determinou que a menina morrera de insuficiência respiratória aguda causada por asma grave, não por poluição. Contudo, essas conclusões foram anuladas, em 2019, e uma nova ronda de audiências foi requerida devido a novas evidências científicas, incluindo o relatório, de 2018, do professor Stephen Holgate.

Segundo a emissora britânica, este relatório descobriu que níveis ilegais de poluição, detetados numa estação de monitorização perto de casa da menina, contribuíram para o seu fatal ataque de asma. O autor do relatório disse que Ella “viveu no fio da navalha” meses antes da sua morte.

Depois de conhecida a decisão judicial, a mãe de Ella, Rosamund Adoo-Kissi-Debrah, especialista em qualidade do ar que trabalha na OMS, afirmou: “Conseguimos a justiça que ela tanto merecia. Mas isto também se trata de outras crianças, ainda caminhamos pela nossa cidade com altos níveis de poluição.”

Confrontado com este veredicto, um porta-voz do Governo britânico declarou que o Executivo está a trabalhar num “plano de 3,8 mil milhões para limpar os transportes, combater a poluição por NO2 e ir mais longe na proteção das comunidades relativamente à poluição atmosférica”.

Depois da morte da filha, Rosamund criou a The Ella Roberta Family Foundation, não só para “lembrar a sua vida e as suas paixões”, mas também “tirar lições da sua morte súbita devido à asma severa e rara”.

Estima-se que entre 28 mil e 36 mil mortes que ocorrem no Reino Unido em cada ano estejam relacionadas com a poluição atmosférica.

Filipa Mesquita, ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com efeito morreu de um ataque fatal de asma, ainda que os níveis de poluição tenham sido fatores que contribuiram para o efeito — isto abriu um precedente. Não tendo acesso a como chegaram à conclusão, e que valores são considerados aceitáveis (e não falo dos das organizações mencionadas) várias pessoas vão começar a usar isto como “arma.”

    Se a razão fosse a poluição teriam existido mais casos; extrapolando, o que dizer do que acontece na India e outros países onde o nível de poluição é acima dos “standards”?

    Os “alarmistas climátericos” devem estar “aos saltos” com a abertura do precedente — interessante ninguém falar da India, Rússia, China, entre outros países.

RESPONDER

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …