Das armas às tintas. Os “poderosos” que apoiam André Ventura

ppdpsd / Flickr

André Ventura

André Ventura, líder do Chega, tem-se reunido com vários empresários portugueses, alguns dos quais têm feito muito dinheiro em contratos com o Estado, para conseguir apoios financeiros para o seu partido. 

Identificados pela revista Visão como “poderosos” e “homens de negócios”, alguns empresários nacionais estiveram reunidos com André Ventura na quinta do Barruncho, em Loures, no passado dia 18 de Junho, durante um almoço.

Um encontro onde terão sido abordados “eventuais contributos financeiros para o Chega”, de acordo com a Visão.

O vice-presidente do Chega, Diogo Pacheco de Amorim, também esteve no almoço, mas garante à Visão que o encontro foi apenas “para trocar impressões”, negando a ideia de que se tenha falado de dinheiro. A revista assegura, contudo, que outras fontes dizem o contrário.

O almoço terá sido organizado por João Maria Bravo, o dono do grupo Sodarca que lidera o fornecimento de armas e tecnologia militar ao Estado Português, designadamente às Forças Armadas e a forças de Segurança. Ele é também dono da Helibravo, a empresa de helicópteros de combate aos incêndios que tem igualmente contratos com o Estado.

A Sodarca e a Helibravo terão facturado, durante os Governos de António Costa, cerca de 33,3 milhões de euros em contratos públicos.

João Maria Bravo também esteve presente no almoço com Ventura e fala dele como “brilhante”, conforme declarações à Visão.

O empresário nota na publicação que o líder do Chega “é o único que coloca o dedo na ferida e fala do que queremos ouvir”. “Faz propostas honestas, pretende pôr o país na ordem, combater a impunidade e fazer a economia florescer”, salienta ainda.

“Tenho excelentes contactos nas forças policiais e militares e garanto que ele conta com muitos apoios. Só não existem mais apoios declarados nessas áreas porque não se podem manifestar”, acrescenta João Maria Bravo que promete que “em termos de ajuda financeira far-se-á o necessário” por André Ventura e pelo Chega.

Também o líder do grupo das tintas Barbot, Carlos Barbot, esteve neste almoço, tal como Miguel Félix da Costa que tem interesses nas áreas do imobiliário, do turismo, da agricultura e da criação de cavalos. Félix da Costa foi uma das pessoas que desfilou ao lado de Ventura numa recente manifestação em Lisboa.

O empresário João Ortigão Costa, da Sugal Group, o advogado João Pedro Gomes da conhecida sociedade BSGG, e Francisco Sá Nogueira, ex-vice presidente de uma antiga holding do Grupo Espírito Santo (GES) também se reuniram com Ventura em Loures.

No almoço esteve ainda Paulo Mirpuri, ex-dono da companhia de aviação Air Luxor que faliu e CEO da Hi-Fly, a empresa que o Governo contratou para ir à China buscar equipamento de protecção médica por causa da pandemia de covid-19.

Também o advogado Francisco Cruz Martins, que foi associado aos escândalos do Banif, do BES, de Vale do Lobo, aos Panamá Papers e a várias figuras angolanas, almoçou com Ventura. O seu argumento para o apoio ao líder do Chega prende-se com o facto de “abanar o status quo e atacar os compadrios políticos“, como diz à Visão.

O dirigente do Chega, Salvador Posser de Andrade, que foi administrador de uma empresa imobiliária do universo GES, foi outro dos convivas do encontro, assumindo à Visão que usou os seus contactos para ajudar Ventura, nomeadamente a angariar dinheiro para o partido.

É natural que comece a aparecer mais dinheiro e alguns amigos possam ajudar-nos a tornar o Chega maior”, refere ainda Salvador Posser de Andrade.

ZAP //

 

PARTILHAR

54 COMENTÁRIOS

    • Toda a direita e o PS têm gente desta a contribuir. O Chega não escapa. Quanto à esquerda, com dinheiro e poder só um maso,quista é que apostaria neles. Esses querem o poder todo para si. Outra forma de controlo. Agora, pelos vistos, os contribuintes mais perigosos, na minha opinião, estão à direita. Ventura e o chega são uma cópia de Trump e Bolsonaro e das suas ideias. Pergunto, quem quer chegar tão baixo ao apoiar gente desta ?

      • Zé torres, não seja ingénuo….há sempre uma elite que se beneficia com qualquer partido que entra no poder. Não faltam casos na história.

        • Não fui ingênuo. Volte a ler o que escrevi. Incluo todos da direita à esquerda. Só acho que apoios de indústria de armamento, banqueiros, advogados e afins a ideais nacionalistas, xenófobos e racistas é bem mais perigoso. Por outro lado, nota-se que os lacaios dessa gente já anda por aí. “Eles” já começaram a mostrar a cabeça pelas redes sociais e por aqui.

          • Não foi almoço algum. Era certamente uma reunião de Ali-Baba e os seus inúmeros ladrões! Como pode tal energúmeno ressuscitar hitler??? Pobres progenitores da coisa apelidada ventura! Certamente que as suas calejadas mãos não estavam propícias ao alívio da tensão sexual! Pena; ía tão bem, esgoto abaixo…

      • Trump e Bolsonaro? Nada que ver.

        Desconheço qual o seu nível de conhecimento das políticas implementadas e os resultados das mesmas, pelo menos nos EUA.

        Eventualmente, familiarizar-se com as políticas e os efeitos das mesmas; quanto ao Trump como pessoas, a retórica, de longe, deixa muito a desejar.

        Apenas uma sugestão! – e ir para além da “mainstream media”, vulgo CNN, MSNBC entre outros.

        • Se desconhece, porque critica ?

          Vou bem além do mainstream. Só não sou um conspiracionista que acredita em tudo que não é mainstream media. Não sou paranoico.

  1. A extrema direita reunida à volta da mesa. De vendedores de armas até à advocacia, passando pelo imobiliário e turismo, tudo boa gente como aqui já alguém referiu. Só espero que o Governo, perante isto, veja o tipo de gente com quem está a celebrar contratos…

  2. Os maiores apoiantes do Ventura são os políticos e partidos de esquerda, que com a sua hipocrisia e o seu comportamento dão óptimos argumentos para se ouvir quem diz fazer diferente!

  3. Os apoiantes dos outros partidos, são Santos e sérios! Não sei como é que tem sobrevivido nos últimos 45 anos! Não sei quem é o André Ventura, porque não o conheço e nunca esteve no poder, mas sei quem são os outros todos, que por lá tem passado, embora alguns achem que estão sempre de fora! O chega, não é ameaça, nem á democracia nem ao país, está nas mãos dos outros que estão no poder e em tudo o que mexe neste país, provar que são sérios e competentes! Nunca, nenhum ditador emergiu num povo feliz, bem governado e com Justiça! É sempre a anarquia que leva aos extremos de direita ou de esquerda.

    • Deves ter-te esquecido daquela parte em que o Ventura esteve 17 anos no PSD!…
      17 anos, não são 2 dias…
      Além das vigarices na formação do partido e de ter enganado o seu eleitorado ao dizer que seria deputado em exclusividade e, afinal só vai à AR nos tempos livres – no resto do tempo ajuda a máfia financeira a roubar o país (e comentava a bola pelo Benfica na CMTV até ser dispensado)!!

      • Outros eram fascistas do MRPP e derivaram para os mais diferentes partidos. Não é por se fazer um negócio robles uma vez que se está queimado para a vida.

  4. Não se esqueçam de TRUMP! A comunicaçao socialista serve interesses ocultos, mentem todos os dias ! E esses dias estão acabar para essa gente, chega de corrupçao, chega de prostituiçao jornalistica. tenham vergonha CHEGA! Desafio em vez de colocarem discursos do Ventura fora de contexto, que deixem de ser desonestos e coloquem a verdade e se isso custar o vosso emprego é porque estão no sitio errado, caso contrario sois iguais e pagareis com a verdade.

  5. Com tanta inércia por quem nos tem governado e da própria Assembleia da República ao não atuarem e se recusarem a ver os verdadeiros problemas da sociedade portuguesa, ainda há quem pareça estar surpreendido com a ascensão do CHEGA, andam muito distraídos, nas próximas eleições irão ver o resultado!

    • Qualquer democrata que se preze, tem medo de demagogia. Mas será que os “venturistas” querem democracia ? Querem é a selva pura e dura! Como dizem esses pseudo-iluminados: “tenham vergonha” !

    • Tenho, confesso, sem vergonha, conheci o tempo da “outra Senhora”, a PIDE a corrupção generalizada, muitos falam, mas não sabem do que falam.

  6. Só gente iluminada… O problema reside no facto do chega representar a extrema direita embora não devam entender na plenitude o que isso significa, claro que os partidos são financiados por esta gente toda e é por isso que existem os escândalos que existem, todos tem um preço e o AV também tem, agora a ideologia que ele encerra é que é má demais, eu mesmo sendo um homem assumidamente de esquerda prefiro mil vezes ter um PSD de centro direita do que um partido á direita do CDS… Alguém pensar e ver algo de positivo naquele partido à partida já é muito mau…

  7. toda gente sabe como funciona os partidos. O CHEGA é simplesmente um partido como outros que esta tocando assuntos graves que teem de ser resovidos para bem de todos. A maioria dos partidos nao querem nem falar nem ouvir debater assuntos gravissimos da nacao…se nao forem tratados hoje amanha é tarde…nao podemos empurrar para novas geracoes todas as responsabilidades….CHEGA DE CORRUPCAO, CHEGA DE MANIPULACAO, CHEGA DE FAZ DE CONTA….VAO E FACAM…

    • Faltou o CHEGA de VENTURA e de outros profetas/advogados vigaristas que são consultores de mafiosos e que se fazem de deputados nos tempos livres!…

  8. Qual o partido que não tem apoios? O Chega, que incomoda tanta gente (não se percebe bem porquê, porque é anti-nazi) é um partido legal. Talvez pelo facto de apoiar de forma tão “descarada” o Judaísmo, contrariando a corrente pró-palestiniana da extrema esquerda. Já agora sabiam que o poliglota do André Ventura fala hebraico? Deixem o Chega em paz. Muitos portugueses votaram nesse partido e muitos mais votarão em 2023. Mas não temam. O sistema aguenta. Os devoradores do costume (PS + PSD) continuarão a ter a mesa farta.

    • Incomoda porque ele é um vigarista e, tal como fazem as religiões, aproveita-se dos mais “limitados” – como também fazem os seus ídolos, como o Bolsonaro no Brasil – que só foi eleito porque os crentes são tão ignorantes e alienados e acreditam nas estorinhas dos pastores e dos bispos das seitas que tem dizimado o Brasil…
      Uii… que interessante, o Ventura deve falar hebraico quando, como consultor, ajuda os mafiosos a roubar Portugal!…
      Como se por deixar o Chega em paz se o seu líder é um aldrabão e só é deputado nos tempo livres??

  9. Eu não concordo com partido nenhum, mas o mais repugnante é esta gentalha marxista com fobia do André Ventura, a esconderem-se atrás de todos os podres que fizeram até agora.

    • Não são só esses que tem fobia do vigarista do Chega – qualquer pessoa minimamente inteligente já percebeu a embuste que o profeta Ventura é!!

  10. Não embarquem em aventuras: contem sempre com a maioria silenciosa, que esteve presente em 1383-1385, em 1640, em 1832-1834, em 25 de Novembro de 1975, e muitos outros momentos que não importa tanto referir. O Sr. Ventura, nome homónimo de um personagem de Miguel Torga, por mais tratadores de bois e de avionetas que tenha a seu lado, por mais milhões que lhe caiam no bolso por obra e graça da ignorância, nunca será mais que o Sr. Ventura. E no dia em que tentar colocar-se em bico-de-pés e começar a tirar ao povo o que ao povo pertence, terá a mesma sorte que os de 1383-1385. Será que não se debruçou um mínimo sobre a psicologia portuguesa?

  11. Para esta criatura aumentar nas sondagens nem precisa de muito dinheiro. Basta manter-se vivo. O eleitor típico do Chega é o indivíduo descontente com o rumo que a democracia em Portugal tomou. São todos aqueles que nem acreditam que ele seja solução para o que quer que seja mas que pretendem mostrar um enorme cartão vermelho à classe política que se governa há várias décadas.
    E os casos do lítio, a futura absolvição do 44, as vigarices na justiça, as casas adquiridas a baixo preço em períodos inflacionários a familiares de empresas que depois auferem ajustes diretos em autarquias, os muitos familiares e amigos em cargos do Estado e por aí fora, contribuirão para o aumento da base de apoio do Chega. O mesmo ocorrerá sempre que se repetirem os assaltos em plena luz do dia a espaços comerciais nas praias da zona de Lisboa, o descontrolo nos bairros marginais em redor da capital…
    Mais do que os financiadores, o maior suporte que o Chega tem vem mesmo da atual classe política. Todos os tiros nos pés que diariamente dão, na senda do ganho pessoal, traduzir-se-á em aumentos de eleitores do Chega, mesmo sabendo-se que quando lá chegar não será diferente. Mas impõe-se para muitos limpar os Lacões, os Ferros e muitos outros que toda uma vida sobrecarregaram o erário público não se lhes conhecendo qualquer outro engenho.

  12. Pois eu acho que chegou a hora da política no país levar um abanão.Basta de comunismo que nos últimos 46 anos levou o país a uma situação lamentável e absurda.Basta de corrupção,roubos,incompetência,relaxo,e falta de rigor e educação.Um país com quase novecentos anos de história,completamente à deriva sem rumo nem expectativas.Basta de estender a mão a Bruxelas para encher os offshores de políticos,gestores públicos e banqueiros pois o que sobra é,um prato de sopa para quem com os seus impostos,suporta tudo isto.”Chega”

    • .Com o teu Chega é: Vira o disco e…. toca o mesmo!
      .”Comunismo dos últimos 46 anos” é uma referência a Cavaco Silva, ou Passos Coelho?
      .E se nã fosse Bruxelas o que seria de Portugal ? Um país pobre e atrasado como no tempo de Salazar! O povo com FOME obrigado a emigrar!

  13. Para os mais bem informados, toda a gente sabe que políticos e partidos políticos são todos isca que leva à morte, pois o seu único intento é ficarem mais ricos, fortalecerem as forças armadas e forças policiais para que ninguém se manifeste contra o que o próximo governo fará e o resto, como diz aí nessa reportagem, irá “abalar o status quo” ou seja irá fazer um grande impacto no nosso futuro. E o futuro, senhores, não é nada mais do que assustador e que lhe garanto aqui e agora mesmo, que só Deus e o seu filho podem nos salvar do que irá acontecer em 2021 a diante. Haverá guerra, haverá fome, muita pobreza, irá ser extremamente horrível.
    E enquanto vocês todos estão-se a rir uns dos outros, a ver esses programas do “mundo de bob” ou “mundo de estupidez” como o Isto é gozar com quem trabalha e entre muitos outros como a Casa dos Segredos, programas mais do que deploráveis, eles (políticos, não importa se são de esquerda ou de direita) através de dialeticas mantêm o povo dividido desde o seu partido político a clube de futebol, usam qualquer tipo de escandalo e controvérsias para que uma pessoa “menos informada” (para ser amigável) perca o seu raciocínio, e não vejam o que se está a passar por detrás das cortinas.
    Eles, por mais difícil que seja você acreditar, andam todos de mãos dadas, eles todos, já desde à imensos anos andam a roubar ao povo, mas isto não é só de Portugal, isto é do mundo inteiro. Pois quem governa o mundo são as Nações Unidas e se você for a ver as leis que as Nações Unidas andam a aprovar e a puxar para que sejam aprovadas, quem tiver o mínimo de decência Humana irá ver que o que eles querem e fazem é de tudo menos racional e é desumano! Eu até comentaria que é satânico!
    Quem ler a Bíblia, irá eventualmente deparar-se com a citação 1ª de Pedro 5:19 que o mundo jaz no poder do maligno – do Diabo.
    E ao vermos o que se passa em 2020 e o que não só em Portugal, mas no mundo, preparam, infelizmente esta é mais uma citação Bíblica que se torna realidade.

    Está na hora de escolher o vosso lado, ou você continuam a confiar em políticos que vos trairão quando vós virarem costas sem que vocês saibam, ou vocês se virem para o nosso Criador Jeová e o seu filho Jesus Cristo e enfrentem a crise global que está por vir com o máximo desempenho.

    Está na hora, a escolha é agora mesmo, não há tempo a perder, 2021 está à porta!

RESPONDER

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …