Depois de Daniel Prude, polícia de Washington divulga imagens de outro homem negro morto a tiro

Erik S. Lesser / EPA

A polícia de Washington divulgou esta quinta-feira imagens de vídeo da detenção de um jovem negro morto a tiro por um polícia na quarta-feira na capital dos Estados Unidos, que provocou manifestações contra a violência policial contra os negros.

Deon Kay, 18 anos, foi atingido a tiro no peito quando fugia da polícia num bairro da zona sudeste de Washington D.C. onde vivia.

As imagens da câmara instalada na farda de um polícia mostram-no a perseguir um primeiro suspeito, quando Deon Kay parece surgir de trás de um veículo com uma arma na mão e o agente dispara um tiro que atinge o jovem no peito.

As imagens são de má qualidade, mas o jovem não parece apontar a arma aos polícias.

O comando policial identificou o agente como Alexander Alvarez, que entrou para as forças policiais em 2018, e disse que ele está em licença administrativa desde o incidente.

O polícia disse ter disparado antes de Deon Kay largar a arma, que foi encontrada a cerca de 30 metros do local onde caiu, disse o chefe da polícia, Peter Newsham, em conferência de imprensa, admitindo que “parece uma distância longa para atirar uma arma”.

O adolescente foi transportado para o hospital, onde foi declarado morto.

A polícia deteve dois suspeitos e recuperou duas armas de fogo e um terceiro suspeito conseguiu fugir, disse ainda o responsável.

Deon Kay era “um membro conhecido de um gangue do bairro” e tinha “numerosos” antecedentes criminais.

Na quarta-feira à noite, várias dezenas de manifestantes protestaram frente à esquadra da polícia do bairro onde ocorreu o incidente para exigir justiça em relação ao que consideram uma nova ação de uso excessivo de força pela polícia.

No atual clima, não apenas em Washington mas em todo o país, a desinformação pode levar potencialmente a perturbações na nossa cidade e isso é a última coisa que queremos”, disse o chefe da polícia para justificar a difusão das imagens.

Este caso ocorre depois de meses de protestos nos Estados Unidos contra a brutalidade policial em relação à minoria negra, cujo símbolo principal é George Floyd, um afro-americano asfixiado pela polícia em finais de maio em Minneapolis.

Recentemente, um homem negro chamado Jacob Blake foi atingido nas costas com sete tiros por um polícia em frente aos filhos, tendo ficado paraplégico. O incidente aconteceu em Kenosha, Wisconsin.

Na quarta-feira, foram divulgados vídeos de Daniel Prude, um homem negro que morreu de asfixia, depois de ter sido algemado, encapuçado e subjugado por polícias.

ZAP // Lusa

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Estou com vergonha, fui uma deceção": a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio. Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu …

Vladimiro Feliz concorre ao Porto com o apoio de cinco independentes

Vladimiro Feliz concorre à Câmara do Porto pelo PSD, contando com o apoio de cinco independentes numa lista de 13 pessoas. "Rui Moreira tornou-se um autarca vulgar", disse Vladimiro Feliz numa recente entrevista ao jornal Público. …

Rui Costa "jamais aceitaria ser príncipe herdeiro" (e deixa candidatura em aberto)

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que seria uma cobardia a si próprio e aos benfiquistas se não assumisse o cargo e que ignorou Luís Filipe Vieira porque ninguém está acima do clube. “Não podia …

Emprego recupera para níveis históricos, mas jovens não acompanham tendência

Números provisórios do INE correspondentes a junho indicam uma retoma do emprego, com 17 mil novos postos de trabalho criados — numa sequência de cinco meses consecutivos de melhoria. Trata-se do mês mais forte desde …

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Inflação aumenta para 1,5% em julho

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Tendo por base a …