Depois de Daniel Prude, polícia de Washington divulga imagens de outro homem negro morto a tiro

Erik S. Lesser / EPA

A polícia de Washington divulgou esta quinta-feira imagens de vídeo da detenção de um jovem negro morto a tiro por um polícia na quarta-feira na capital dos Estados Unidos, que provocou manifestações contra a violência policial contra os negros.

Deon Kay, 18 anos, foi atingido a tiro no peito quando fugia da polícia num bairro da zona sudeste de Washington D.C. onde vivia.

As imagens da câmara instalada na farda de um polícia mostram-no a perseguir um primeiro suspeito, quando Deon Kay parece surgir de trás de um veículo com uma arma na mão e o agente dispara um tiro que atinge o jovem no peito.

As imagens são de má qualidade, mas o jovem não parece apontar a arma aos polícias.

O comando policial identificou o agente como Alexander Alvarez, que entrou para as forças policiais em 2018, e disse que ele está em licença administrativa desde o incidente.

O polícia disse ter disparado antes de Deon Kay largar a arma, que foi encontrada a cerca de 30 metros do local onde caiu, disse o chefe da polícia, Peter Newsham, em conferência de imprensa, admitindo que “parece uma distância longa para atirar uma arma”.

O adolescente foi transportado para o hospital, onde foi declarado morto.

A polícia deteve dois suspeitos e recuperou duas armas de fogo e um terceiro suspeito conseguiu fugir, disse ainda o responsável.

Deon Kay era “um membro conhecido de um gangue do bairro” e tinha “numerosos” antecedentes criminais.

Na quarta-feira à noite, várias dezenas de manifestantes protestaram frente à esquadra da polícia do bairro onde ocorreu o incidente para exigir justiça em relação ao que consideram uma nova ação de uso excessivo de força pela polícia.

No atual clima, não apenas em Washington mas em todo o país, a desinformação pode levar potencialmente a perturbações na nossa cidade e isso é a última coisa que queremos”, disse o chefe da polícia para justificar a difusão das imagens.

Este caso ocorre depois de meses de protestos nos Estados Unidos contra a brutalidade policial em relação à minoria negra, cujo símbolo principal é George Floyd, um afro-americano asfixiado pela polícia em finais de maio em Minneapolis.

Recentemente, um homem negro chamado Jacob Blake foi atingido nas costas com sete tiros por um polícia em frente aos filhos, tendo ficado paraplégico. O incidente aconteceu em Kenosha, Wisconsin.

Na quarta-feira, foram divulgados vídeos de Daniel Prude, um homem negro que morreu de asfixia, depois de ter sido algemado, encapuçado e subjugado por polícias.

ZAP ZAP // Lusa

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …