Polícia baleou homem negro pelas costas. Decretado o recolher obrigatório no estado de Wisconsin

Cristobal Herrera / EPA

O estado norte-americano do Wisconsin, nos Estados Unidos, abriu esta segunda-feira um inquérito criminal após a polícia da cidade de Kenosha ter baleado no domingo um homem negro pelas costas, caso que desencadeou protestos locais.

“Os polícias envolvidos foram colocados em licença administrativa”, informou o Departamento de Justiça estadual em comunicado.

O homem, identificado como Jacob Blake, encontra-se numa condição considerada estável num hospital de Milwaukee, para onde foi transportado de helicóptero após o incidente de domingo. A polícia precisou que o incidente ocorreu quando elementos policiais respondiam a um incidente doméstico.

Um vídeo captado por um telemóvel, entretanto divulgado nas redes sociais e pelos media norte-americanos, mostra um homem afro-americano, acompanhado por dois agentes policiais brancos com armas em punho, enquanto contorna um veículo todo-o-terreno.

O homem é encaminhado para o interior do veículo e, assim que abre a porta e tenta instalar-se no lugar do condutor, um polícia puxa-lhe a camisa e dispara vários tiros nas costas, conta a agência Lusa.

O advogado de direitos civis Ben Crump afirmou que os três filhos de Jacob Blake estavam no interior do veículo quando a polícia disparou, indicando ainda que a vítima estava a tentar apaziguar uma discussão entre duas mulheres.

“Viram um polícia a disparar contra o seu pai. Ficarão traumatizados para toda a vida”, afirmou o advogado através de uma mensagem publicada no Twitter.

Ben Crump é o advogado que representa a família de George Floyd, um afro-americano que morreu asfixiado pelo joelho de um polícia branco em maio, na cidade norte-americana de Minneapolis. Durante várias semanas, o caso de Floyd desencadeou manifestações antirracismo e contra a violência policial nos EUA, mas também em muitos outros países.

Protestos durante a noite

Horas depois do incidente, manifestantes protestaram durante a noite em Kenosha e foram registados confrontos com as forças de segurança, de acordo com imagens divulgadas pelo Milwaukee Journal Sentinel.

Posteriormente, as autoridades locais decidiram decretar o recolher obrigatório.

“Jacob Blake foi baleado várias vezes nas costas em plena luz do dia em Kenosha, Wisconsin”, disse o governador estadual, Tony Evers, no Twitter.

Afirmando desconhecer ainda “todos os detalhes” do incidente, Evers acrescentou: “O que sabemos de certeza é que ele não é o primeiro homem negro ou a primeira pessoa a ser baleada, ferida ou impiedosamente morta por indivíduos responsáveis pela aplicação da lei no nosso estado ou país”. “Estamos ao lado de todos aqueles que exigiram e continuam a exigir justiça, equidade e responsabilidade pela vida dos negros no nosso país”, frisou ainda o governador democrata do Wisconsin.

 

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Faltam aqui tantos factos relevantes que em nada interessa à narrativa que querem passar da ‘policia racista’. Não é referida a falta de acatamento das ordens da polícia, a luta com os agentes no chão, a faca que o senhor tinha em sua posse e só depois disto tudo é que vieram os tiros. Mas nada disto interessa. É lamentável é não noticiarem quer o caso de cidadãos brancos também baleados, quer o caso de polícias feridos ou mortos em cenários semelhantes. Mas claro, nada disto também interessa.

    • 100% de acordo. Resiste a uma ordem de prisão, luta com a polícia, tem uma faca, e dirige-se ao carro contra as ordens da polícia. O que é que um polícia naquela situação há-de pensar? Que o homem vai buscar uma arma ao carro, não seria nada de surpreendente. Nessa situação, não há a fazer outra coisa senão usar força letal.

RESPONDER

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …