Polícia baleou homem negro pelas costas. Decretado o recolher obrigatório no estado de Wisconsin

Cristobal Herrera / EPA

O estado norte-americano do Wisconsin, nos Estados Unidos, abriu esta segunda-feira um inquérito criminal após a polícia da cidade de Kenosha ter baleado no domingo um homem negro pelas costas, caso que desencadeou protestos locais.

“Os polícias envolvidos foram colocados em licença administrativa”, informou o Departamento de Justiça estadual em comunicado.

O homem, identificado como Jacob Blake, encontra-se numa condição considerada estável num hospital de Milwaukee, para onde foi transportado de helicóptero após o incidente de domingo. A polícia precisou que o incidente ocorreu quando elementos policiais respondiam a um incidente doméstico.

Um vídeo captado por um telemóvel, entretanto divulgado nas redes sociais e pelos media norte-americanos, mostra um homem afro-americano, acompanhado por dois agentes policiais brancos com armas em punho, enquanto contorna um veículo todo-o-terreno.

O homem é encaminhado para o interior do veículo e, assim que abre a porta e tenta instalar-se no lugar do condutor, um polícia puxa-lhe a camisa e dispara vários tiros nas costas, conta a agência Lusa.

O advogado de direitos civis Ben Crump afirmou que os três filhos de Jacob Blake estavam no interior do veículo quando a polícia disparou, indicando ainda que a vítima estava a tentar apaziguar uma discussão entre duas mulheres.

“Viram um polícia a disparar contra o seu pai. Ficarão traumatizados para toda a vida”, afirmou o advogado através de uma mensagem publicada no Twitter.

Ben Crump é o advogado que representa a família de George Floyd, um afro-americano que morreu asfixiado pelo joelho de um polícia branco em maio, na cidade norte-americana de Minneapolis. Durante várias semanas, o caso de Floyd desencadeou manifestações antirracismo e contra a violência policial nos EUA, mas também em muitos outros países.

Protestos durante a noite

Horas depois do incidente, manifestantes protestaram durante a noite em Kenosha e foram registados confrontos com as forças de segurança, de acordo com imagens divulgadas pelo Milwaukee Journal Sentinel.

Posteriormente, as autoridades locais decidiram decretar o recolher obrigatório.

“Jacob Blake foi baleado várias vezes nas costas em plena luz do dia em Kenosha, Wisconsin”, disse o governador estadual, Tony Evers, no Twitter.

Afirmando desconhecer ainda “todos os detalhes” do incidente, Evers acrescentou: “O que sabemos de certeza é que ele não é o primeiro homem negro ou a primeira pessoa a ser baleada, ferida ou impiedosamente morta por indivíduos responsáveis pela aplicação da lei no nosso estado ou país”. “Estamos ao lado de todos aqueles que exigiram e continuam a exigir justiça, equidade e responsabilidade pela vida dos negros no nosso país”, frisou ainda o governador democrata do Wisconsin.

 

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Faltam aqui tantos factos relevantes que em nada interessa à narrativa que querem passar da ‘policia racista’. Não é referida a falta de acatamento das ordens da polícia, a luta com os agentes no chão, a faca que o senhor tinha em sua posse e só depois disto tudo é que vieram os tiros. Mas nada disto interessa. É lamentável é não noticiarem quer o caso de cidadãos brancos também baleados, quer o caso de polícias feridos ou mortos em cenários semelhantes. Mas claro, nada disto também interessa.

    • 100% de acordo. Resiste a uma ordem de prisão, luta com a polícia, tem uma faca, e dirige-se ao carro contra as ordens da polícia. O que é que um polícia naquela situação há-de pensar? Que o homem vai buscar uma arma ao carro, não seria nada de surpreendente. Nessa situação, não há a fazer outra coisa senão usar força letal.

RESPONDER

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …