Daniel Bessa critica peso exagerado do CDS na Câmara do Porto

RTP / Flickr

O economista e ex-ministro Daniel Bessa

O economista e ex-ministro Daniel Bessa

O ex-presidente da Assembleia Municipal do Porto Daniel Bessa afastou qualquer influência do presidente da autarquia, Rui Moreira, na sua demissão e considerou que «há CDS a mais» num movimento que nasceu como independente.

Em declarações no programa da Rádio Renascença Conversas Cruzadas, que é transmitido no domingo depois do meio-dia, Daniel Bessa afastou qualquer associação entre as críticas do presidente da autarquia à gestão dos fundos comunitários e a sua demissão. Esta associação foi feita por o ex-ministro socialista integrar um grupo de personalidades que aconselham o Governo nos fundos estruturais.

Bessa garantiu que ignora o que o presidente da Câmara do Porto disse sobre o assunto: «Sabe que não sei o que o dr. Rui Moreira disse sobre a questão dos fundos estruturais? Peço imensa desculpa, mas não sei. Não sei.»

A propósito da eventual responsabilidade do CDS na sua demissão, Bessa adiantou que «convive muito mal com situações em que, por exemplo, alguém queira o [seu] lugar e faça o possível e o impossível e o que é aceitável e não é aceitável para desgastar o artista que está a ocupar a função porque parece querê-la».

Perante a pressão, confessou que a sua primeira reacção foi dizer «olhe sirva-se! À vontade! Não há problema nenhum!»

Face à insistência do entrevistador quanto à identidade do destinatário das suas críticas, Bessa atalhou: «Eu vou dizer que não me sentia bem e que achei melhor sair de cena».

«Se olhar para a Mesa da Assembleia Municipal, se olhar para a direcção do grupo de deputados municipais, encontra uma expressão que é exagerada – acho eu – do CDS naquele grupo», acrescentou.

No seguimento, reforçou: «Acho que há uma desproporção manifesta entre o peso que o CDS tem na mesa da Assembleia e que tem na direcção do grupo. Parece-me um exagero para um movimento que nasceu como independente. Pode ser pouco mais que aparência e pode não valer mais que isto».

Depois da demissão de Daniel Bessa, o cargo de presidente da Assembleia Municipal foi preenchido por Miguel Pereira Leite, um independente da área do CDS.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da IPSS "O Sonho" constituído arguido

O presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ‘O Sonho’, em Setúbal, foi constituído arguido e ouvido esta sexta-feira na Polícia Judiciária de Setúbal, disse à agência Lusa o diretor daquela polícia, Vítor Paiva. Segundo …

Cirurgiões retiram o "maior tumor cerebral de sempre"

No passado dia 14 de fevereiro, cirurgiões indianos conseguiram remover o maior tumor cerebral de sempre. Santlal Pal, de 31 anos, vivia desde 2015 com um tumor de 1,8 quilos. Santlal Pal viu nos últimos anos …

Tripulantes da Ryanair marcam greve para 29 de março, 1 e 4 de abril

Os tripulantes de cabine da Ryanair exigem o cumprimento da legislação laboral e afirmam que a situação laboral na empresa é "insustentável". Os tripulantes de cabine da Ryanair anunciaram hoje que vão estar em greve nos …

Governador do Missouri detido por chantagear uma mulher

O governador do Estado do Missouri foi detido esta quinta-feira sob acusação de ter chantageado uma mulher com quem manteve um relacionamento extraconjugal em 2015. Eric Greitens foi libertado sem fiança, esta sexta-feira. Eric Greitens foi …

PJ de Setúbal faz buscas na IPSS "O Sonho"

A Polícia Judiciária está a realizar buscas à instituição particular de solidariedade social (IPSS) "O Sonho", em Setúbal, por suspeitas dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio e peculato. "As buscas, …

À luz das regras europeias, despedimento coletivo pode abranger grávidas

Segundo o Tribunal de Justiça, as grávidas podem ser despedidas em caso de despedimento coletivo. Em Portugal, a entidade patronal deve comprovar que a demissão não está relacionada com a gravidez. O Tribunal de Justiça da …

Sindicatos falam em adesão de 68% à greve dos CTT

Os sindicatos afetos aos CTT afirmam que estão cerca de duas mil pessoas na manifestação contra a atual situação dos Correios, enquanto a polícia aponta para 1.500, disseram à Lusa os responsáveis no local. Os trabalhadores …

Adalberto Campos Fernandes

Concurso de médicos recém-especialistas publicado na próxima semana

O despacho com a abertura do concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais, reclamado há meses por estes profissionais, será publicado na próxima semana, anunciou hoje o ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes fez …

Benfica e Jorge Jesus chegam a acordo

O atual treinador do Sporting confirmou ter chegado a acordo com o Benfica, no processo em que os encarnados pediam 14 milhões de euros de indemnização na sequência da saída do técnico da Luz. "Quem chegou …

"Uma vergonha" diz a Ordem sobre decreto que permite aos engenheiros assinar projetos

O projeto de lei que permite aos engenheiros assinar projetos de arquitetura, aprovado esta quinta-feira no parlamento, é "um retrocesso e uma vergonha" para o vice-presidente da Ordem dos Arquitetos, Daniel Fortuna do Couto. Daniel Fortuna …