Terrorista do Daesh fez reféns em supermercado francês. 4 mortos confirmados

Um homem reivindicando ser do grupo terrorista Estado Islâmico sequestrou várias pessoas num supermercado de Trèbes, perto de Carcassonne, no sul de França. Três pessoas morreram e o sequestrador foi abatido pela polícia.

Nesta sexta-feira, um homem sequestrou várias pessoas num supermercado de Trèbes, perto de Carcassonne, no sudoeste de França, depois de ter ferido um polícia.

Segundo a televisão BMFTV, pouco antes do início do sequestro, o polícia que fazia jogging com outros três agentes foi atingido a tiro, num ombro, por um homem que disparou de um automóvel. O atirador será um marroquino de 25 anos já identificado pela polícia por radicalização islâmica e por crimes de roubo e tráfico de droga, segundo reporta a BMFTV. O Le Figaro refere que já foi condenado pelo crime de porte de arma.

“O suspeito roubou uma viatura em Carcassonne, matando um passageiro e ferindo o condutor”, antes de atingir no ombro o polícia, conforme revelam várias fontes à Associated France Press, segundo cita o Le Figaro. “Depois, matou duas outras pessoas durante a tomada de reféns no supermercado de Trèbes”, refere o jornal.

O ministro do Interior francês, Gérard Collomb, já confirmou que o terrorista foi abatido pela polícia, através de uma publicação no seu perfil do Twitter.

O homem, que afirmou agir em nome do grupo terrorista Estado Islâmico, entrou no supermercado pelas 11 horas (10 horas em Lisboa), ouvindo-se vários tiros, segundo fonte judicial citada pela agência France-Presse.

De acordo com os relatos, ao entrar no supermercado o homem terá gritado “Deus é grande” e “vou matar-vos a todos”. Terá também exigido a libertação de Salah Abdeslam, o principal suspeito dos ataques de 13 de Novembro de 2015, nos quais morreram 130 pessoas.

A maioria dos reféns conseguiu escapar com vida, mas duas pessoas terão sido mortas pelo sequestrador. A estas soma-se uma terceira vítima mortal, no âmbito do roubo de um automóvel, como já referido acima. Haverá, pelo menos, quatro feridos, três dos quais polícias, mas o número não foi ainda oficialmente confirmado.

O Presidente da República de França, Emmanuel Macron, já falou do caso como “um ataque terrorista”, e o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, considerou a situação muito grave.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …