Suspeito dos atentados no Bataclan recusa-se a prestar declarações à justiça belga

heavy.com

Salah Abdelsam, o principal suspeito dos ataques de 13 de novembro de 2015, nos quais morreram 130 pessoas, começa a ser julgado esta segunda-feira, em Bruxelas.

O único sobrevivente do grupo de terroristas que executou os atentado em Paris, em novembro de 2015, começa a ser julgado esta segunda-feira, em Bruxelas.

De acordo com o Observador, Salah Abdeslam e um cúmplice, Sofiane Ayari, enfrentam uma pena possível de 40 anos de prisão. E causa estão os crimes de pose ilegal de armas e homicídio na forma tentada de agentes da polícia, em contexto de terrorismo, ocorridos durante a perseguição aos suspeitos em Bruxelas.

Na sequência dos ataques em Paris, Abdeslam terá fugido para a capital belga. Quando foi encontrado pelas autoridades, ocorreu uma troca de tiros na sequência da qual Abdeslam fugiu. Foi encontrado e detido três dias mais tarde.

Desde a sua detenção, o principal suspeito tem recusado prestar declarações. Até agora, o suspeito francês de origem marroquina só se pronunciou através de duas cartas.

Na primeira, enviada a um “admirador”, Abdeslam diz não ter vergonha de si próprio e define-se como um muçulmano que quer apenas “a reforma”. Na segunda, escrita para um primo, volta a reforçar o seu fervor religioso.

Eu não quero responder às perguntas“, disse Salah Abdeslam à juíza belga Marie-France Keutgen que começou por pedir para se identificar.

Segundo a BBC, o julgamento em França não deverá ocorrer antes de 2020. Abdeslam está detido em Paris e será transportado diariamente para uma prisão francesa perto da fronteira com a Bélgica, para o tribunal em Bruxelas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …