Kremlin

Para além de aromas inspirados em Vladimir Putin, há ainda velas com mensagens de apoio a Império Russo e aos soldados.
Uma nova linha de velas perfumadas está a fazer sucesso na Rússia, com simbolismo patriótico à mistura.
Com preço de cerca de 6 euros, as velas apresentam-se em duas versões: “Aroma Putin Baunilha Negra” e “Aroma Putin Âmbar Escuro”, cada uma a prometer perfumar um ambiente em apenas 30 minutos. Comercializadas como produtos artesanais feitos com cera natural e um pavio de madeira crepitante, as velas prometem trazer o aroma e a presença de Vladimir Putin às casas dos russos.
De acordo com o The Moscow Times, mais de 25 000 unidades foram vendidas até à data. As velas estão a ser vistas por alguns como mais um sinal do crescente culto da personalidade na Rússia em torno do seu Presidente. Além dos aromas com o tema Putin, o mesmo fabricante também oferece velas com os rótulos “Rússia: Símbolos do Império Russo”, “Vamos Apoiar os Nossos!” e “Aroma do Patriotismo”, frequentemente adornadas com imagens de soldados ou símbolos nacionais.
Os marketplaces Wildberries e Ozon também têm à venda muitos outros produtos com símbolos de Putin: t-shirts, máscaras, alfinetes, calendários e retratos. O serviço de análise Moneyplace informou que o volume de negócios total dos produtos com associados a Putin na Wildberries em seis meses foi de cerca de 2 milhões de rublos em 2022, com cerca de 5000 unidades vendidas.
Embora este desenvolvimento possa parecer bizarro, não está isento de paralelos internacionais. O Presidente dos EUA, Donald Trump, lançou recentemente a sua própria linha de fragrâncias de luxo, chamada “Victory 45-47”, numa referência aos seus dois mandatos. Vendidos a uns exorbitantes 249 dólares (211 euros), os perfumes foram anunciados na plataforma Truth Social de Trump, onde os descreveu como uma celebração da “Vitória, Força e Sucesso“.
As velas do Putin devem ser boas para pôr nos cemitérios russos, só que não deve haver que cheguem.