Dados “encorajadores”. Trump diz que EUA já passaram o pico da pandemia

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os dados indicam que o país já passou o pico da pandemia da covid-19, permitindo avançar com os seus planos para “reabrir” a economia.

“A batalha continua, mas os dados sugerem que, em todo o país, passámos o pico de novos casos”, salientou o presidente dos Estados Unidos.

Os últimos dados divulgados sobre a pandemia nos Estados Unidos são “encorajadores”, pondo a administração “numa posição muito forte para finalizar as orientações aos estados para reabrirem o país”, disse Donald Trump.

O presidente norte-americano referiu que essas orientações serão divulgadas na Casa Branca, na quinta-feira.

De acordo com a agência de notícias norte-americana Associated Press, prevê-se que as orientações abram caminho para um relaxamento nas regras de distanciamento social em áreas do país onde há uma baixa transmissão do novo coronavírus, ao mesmo tempo que se devem manter nas zonas mais afetadas pela pandemia.

Norte-americanos começam a receber pagamentos

Entretanto, milhões de norte-americanos começaram a receber na quarta-feira as transferências diretas de dinheiro, que integram o pacote de estímulo económico aprovado pelo Congresso, para amortizar o impacto da pandemia do novo coronavírus.

Os pagamentos ascendem a 1.200 dólares (cerca de 1.100 euros) por pessoa com rendimentos anuais inferiores a 75 mil dólares, 2.440 no caso de casais casados, acrescidos de 50 dólares por filho menor de 17 anos.

Se bem que a maior parte das pessoas vá receber o dinheiro na conta bancária, as Finanças dos Estados Unidos também vão enviar cheques.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, informou que se prevê que esta semana mais de 80 milhões de norte-americanos recebam o dinheiro.

Os Estados Unidos registaram 2.569 mortos nas últimas 24 horas devido à covid-19, no balanço diário mais elevado contabilizado até agora por um país, indicou a Universidade Johns Hopkins na quarta-feira à noite.

Este número, obtido entre as 20:30 de quarta-feira (01:30 desta quinta-feira em Lisboa) e a mesma hora do dia anterior, eleva para 28.326 o número total de vítimas mortais no país devido à doença respiratória covid-19, de acordo com os dados da universidade.

Na terça-feira, os Estados Unidos tinham registado 2.228 óbitos causados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). O país identificou ainda mais de 637 mil contágios.

Empresa de Trump suspende contrato a 560 funcionários

Uma empresa do Presidente dos Estados Unidos notificou as autoridades do estado da Florida que cerca de 560 trabalhadores de um complexo hoteleiro na zona de Miami vão ter o seu salário ou emprego suspenso face à pandemia.

A medida é de caráter temporal e prevê a suspensão do pagamento do salário ou o término temporário do contrato dos trabalhadores daquele complexo hoteleiro, situado na cidade de Doral, refere a notificação enviada pela empresa Trump Miami Resorts Management às autoridades do estado da Florida e do condado Miami-Dade, que foi divulgada esta quarta-feira pela imprensa local.

A empresa assinala que já avisou os trabalhadores que tiveram o seu salário suspenso ou que foram despedidos temporariamente. O resort Trump National Doral está temporariamente encerrado, assim como as restantes empresas hoteleiras do condado de Miami-Dade e de outras zonas da Florida, devido à pandemia da covid-19, que conta já com mais de 22 mil casos confirmados naquele estado norte-americano.

De acordo com a notificação divulgada pela imprensa local, apenas os funcionários essenciais continuam a trabalhar. Após ter assumido a presidência em janeiro de 2017, Donald Trump delegou a gestão das suas empresas aos seus filhos e colaboradores.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Se o Cientista e professor Trump o disse, é porque é verdade. Mas o Mundo já está habituado as insólitas declarações deste fantasiador megalomaníaco !

  2. Independentemente de tudo no final teremos as contas per capita de cada país e aí tiraremos conclusões. Neste momento Portugal é o 5º pior país da Europa no número de infetados per capita.

    • O que quer dizer que estaremos mais perto que os outros, de atingir os 100% de infectados & imunizados, o que, bem vistas as coisas é o que se pretende com a abertura regulada do confinamento. Enquanto não houver vacina, ninguém ainda não infectado E recuperado (provavelmente já imunizado), estará seguro.
      Quanto ao lugar, considerando apenas os da UE estamos em 7º com 0.185% (Lux,Esp,Bel,Ita,Irl,Fra,Por) se considerar a Europa no seu (quase todo) somos os 12º, mas nada disto é realmente importante

  3. Gostaria de deixar uma crítica: quando referem que o Estado Federal irá fazer pagamentos por transferência bancária ou cheque, poderiam (e deveriam) ter referido a polémica em torno da assinatura dos cheques.
    Não se admite, seja a que título for, a politização (leia-se vergonhoso aproveitamento político) e personalização dos cheques emitidos pela administração pública, os quais têm por base os impostos dos cidadãos.
    Se o Sr. Trump quer aproveitar a oportunidade para dela tirar alguma vantagem e se quer assinar cheques a favor das famílias em dificuldades, então use o seu próprio livro de cheques e a sua própria conta bancária.
    Mas este é apenas mais um sinal do fartar de vilanagem que é a actual administração dos Estados Unidos da América do Norte.

  4. Para ter maior significado social as verbas a entregar deveriam começar pelos desempregados ( possivelmente não tem qualquer rendimento ) e só posteriormente por quem tem menores rendimentos.
    O ridículo do que Trump diz : já passou o pior momento, é que as mortes diárias continuam a subir, o que é exatamente o contrário do que ele diz. A posição contra os diversos estados e governadores para impor o que pretende ( em oposição aos responsáveis pela Saúde ), nomeadamente facilitando os contactos e abertura de estabelecimentos e fábricas, demonstram bem que é um ditador potencial, narcisista e que a história vai julgar como o pior Presidente de sempre dos EUA, responsável pelo futuro isolamento do país e, esperemos que não, por um cada vez maior número de mortes.

RESPONDER

Fernando Santos admitiu mudanças. Eis as mexidas que podem acontecer no "onze"

Fernando Santos admitiu promover alterações no onze inicial de Portugal frente à França. Eis a equipa que pode entrar em campo logo à noite. A derrota por 2-4 frente à Alemanha, no segundo jogo da fase …

MP pede pena de prisão efetiva entre dois e três anos para Armando Vara

O Ministério Público (MP) pediu, esta quarta-feira, a condenação de Armando Vara a uma pena efetiva próxima dos três anos de prisão por um crime de branqueamento de capitais, do qual foi pronunciado em processo …

Imunidade de grupo poderá ser atrasada. Jovens com mais de 18 anos vacinados a partir de 4 de julho

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a covid-19, admitiu um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, devido …

Supremo espanhol ordena libertação imediata dos nove políticos catalães

O Supremo Tribunal espanhol ordenou, esta quarta-feira, a libertação imediata dos nove líderes independentistas catalães condenados pela tentativa separatista de 2017, depois de o Governo ter concedido um indulto por "razões de utilidade pública". Segundo a …

Corona quer sair do FC Porto e tem uma escolha de eleição

Em final de contrato com o FC Porto, Jesús Corona olha para a porta de saída e vê no Sevilha a escolha de eleição para seguir a sua carreira. Jesús Corona termina contrato com o FC …

Índia alerta para variante Delta Plus, já presente em Portugal. É a chamada "mutação nepalesa"

A Índia alertou, esta terça-feira, para uma mutação da variante Delta, chamada Delta Plus, que já terá sido detetada em nove países, incluindo Portugal. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge confirma que se …

PS acusa Rui Rio de "incoerência" por criticar Governo após palavras de Merkel

Sobre as críticas de Angela Merkel subscritas por Rui Rio, Ana Catarina Mendes lembra que, "em maio, o PSD criticava o Governo por não ter ainda anunciado a abertura aos voos do Reino Unido". A líder …

Arqueólogos investigam mistério de túmulos reabertos há 1400 anos

Um novo estudo mostra que pessoas que viviam na Europa há cerca de 1400 anos tinham o hábito de reabrir túmulos e retirar de lá certos objetos, algo que os arqueólogos ainda estão a tentar …

O dilema de Costa nas negociações: de um lado a esquerda que quer "destroikar", do outro Centeno que deixa avisos

António Costa vai dar início às negociações sobre o Orçamento do Estado em julho, mas está numa encruzilhada: se, de um lado, tem a esquerda a pressioná-lo com o dossiê do Código do Trabalho; do …

"Dever de neutralidade". Portugal não assinou carta contra a Hungria pelos direitos LGBTI

O Governo de António Costa está a ser duramente criticado por ter recusado subscrever uma carta assinada por 13 Estados-membros da União Europeia (UE) contra a Hungria, na defesa dos direitos LGBTI neste país. O …