Dados “encorajadores”. Trump diz que EUA já passaram o pico da pandemia

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os dados indicam que o país já passou o pico da pandemia da covid-19, permitindo avançar com os seus planos para “reabrir” a economia.

“A batalha continua, mas os dados sugerem que, em todo o país, passámos o pico de novos casos”, salientou o presidente dos Estados Unidos.

Os últimos dados divulgados sobre a pandemia nos Estados Unidos são “encorajadores”, pondo a administração “numa posição muito forte para finalizar as orientações aos estados para reabrirem o país”, disse Donald Trump.

O presidente norte-americano referiu que essas orientações serão divulgadas na Casa Branca, na quinta-feira.

De acordo com a agência de notícias norte-americana Associated Press, prevê-se que as orientações abram caminho para um relaxamento nas regras de distanciamento social em áreas do país onde há uma baixa transmissão do novo coronavírus, ao mesmo tempo que se devem manter nas zonas mais afetadas pela pandemia.

Norte-americanos começam a receber pagamentos

Entretanto, milhões de norte-americanos começaram a receber na quarta-feira as transferências diretas de dinheiro, que integram o pacote de estímulo económico aprovado pelo Congresso, para amortizar o impacto da pandemia do novo coronavírus.

Os pagamentos ascendem a 1.200 dólares (cerca de 1.100 euros) por pessoa com rendimentos anuais inferiores a 75 mil dólares, 2.440 no caso de casais casados, acrescidos de 50 dólares por filho menor de 17 anos.

Se bem que a maior parte das pessoas vá receber o dinheiro na conta bancária, as Finanças dos Estados Unidos também vão enviar cheques.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, informou que se prevê que esta semana mais de 80 milhões de norte-americanos recebam o dinheiro.

Os Estados Unidos registaram 2.569 mortos nas últimas 24 horas devido à covid-19, no balanço diário mais elevado contabilizado até agora por um país, indicou a Universidade Johns Hopkins na quarta-feira à noite.

Este número, obtido entre as 20:30 de quarta-feira (01:30 desta quinta-feira em Lisboa) e a mesma hora do dia anterior, eleva para 28.326 o número total de vítimas mortais no país devido à doença respiratória covid-19, de acordo com os dados da universidade.

Na terça-feira, os Estados Unidos tinham registado 2.228 óbitos causados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). O país identificou ainda mais de 637 mil contágios.

Empresa de Trump suspende contrato a 560 funcionários

Uma empresa do Presidente dos Estados Unidos notificou as autoridades do estado da Florida que cerca de 560 trabalhadores de um complexo hoteleiro na zona de Miami vão ter o seu salário ou emprego suspenso face à pandemia.

A medida é de caráter temporal e prevê a suspensão do pagamento do salário ou o término temporário do contrato dos trabalhadores daquele complexo hoteleiro, situado na cidade de Doral, refere a notificação enviada pela empresa Trump Miami Resorts Management às autoridades do estado da Florida e do condado Miami-Dade, que foi divulgada esta quarta-feira pela imprensa local.

A empresa assinala que já avisou os trabalhadores que tiveram o seu salário suspenso ou que foram despedidos temporariamente. O resort Trump National Doral está temporariamente encerrado, assim como as restantes empresas hoteleiras do condado de Miami-Dade e de outras zonas da Florida, devido à pandemia da covid-19, que conta já com mais de 22 mil casos confirmados naquele estado norte-americano.

De acordo com a notificação divulgada pela imprensa local, apenas os funcionários essenciais continuam a trabalhar. Após ter assumido a presidência em janeiro de 2017, Donald Trump delegou a gestão das suas empresas aos seus filhos e colaboradores.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Se o Cientista e professor Trump o disse, é porque é verdade. Mas o Mundo já está habituado as insólitas declarações deste fantasiador megalomaníaco !

  2. Independentemente de tudo no final teremos as contas per capita de cada país e aí tiraremos conclusões. Neste momento Portugal é o 5º pior país da Europa no número de infetados per capita.

    • O que quer dizer que estaremos mais perto que os outros, de atingir os 100% de infectados & imunizados, o que, bem vistas as coisas é o que se pretende com a abertura regulada do confinamento. Enquanto não houver vacina, ninguém ainda não infectado E recuperado (provavelmente já imunizado), estará seguro.
      Quanto ao lugar, considerando apenas os da UE estamos em 7º com 0.185% (Lux,Esp,Bel,Ita,Irl,Fra,Por) se considerar a Europa no seu (quase todo) somos os 12º, mas nada disto é realmente importante

  3. Gostaria de deixar uma crítica: quando referem que o Estado Federal irá fazer pagamentos por transferência bancária ou cheque, poderiam (e deveriam) ter referido a polémica em torno da assinatura dos cheques.
    Não se admite, seja a que título for, a politização (leia-se vergonhoso aproveitamento político) e personalização dos cheques emitidos pela administração pública, os quais têm por base os impostos dos cidadãos.
    Se o Sr. Trump quer aproveitar a oportunidade para dela tirar alguma vantagem e se quer assinar cheques a favor das famílias em dificuldades, então use o seu próprio livro de cheques e a sua própria conta bancária.
    Mas este é apenas mais um sinal do fartar de vilanagem que é a actual administração dos Estados Unidos da América do Norte.

  4. Para ter maior significado social as verbas a entregar deveriam começar pelos desempregados ( possivelmente não tem qualquer rendimento ) e só posteriormente por quem tem menores rendimentos.
    O ridículo do que Trump diz : já passou o pior momento, é que as mortes diárias continuam a subir, o que é exatamente o contrário do que ele diz. A posição contra os diversos estados e governadores para impor o que pretende ( em oposição aos responsáveis pela Saúde ), nomeadamente facilitando os contactos e abertura de estabelecimentos e fábricas, demonstram bem que é um ditador potencial, narcisista e que a história vai julgar como o pior Presidente de sempre dos EUA, responsável pelo futuro isolamento do país e, esperemos que não, por um cada vez maior número de mortes.

RESPONDER

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …