Leonardo da Vinci não pára de surpreender. Também era ambidestro

Um novo estudo em profundidade sobre os desenhos de Leonardo da Vinci provou que o artista do Renascimento era ambidestro.

A análise científica e tecnológica também revelou um esboço de paisagem oculto, anteriormente desconhecido, também de Leonardo, no verso do trabalho original. “É uma verdadeira revolução no campo dos estudos de Leonardo”, disse o diretor da Uffizi Gallery, Eike Schmidt, citado pelo The Telegraph.

As descobertas foram anunciadas um mês antes dos 500 anos da morte de Leonardo, com museus em toda a Europa a organizar exposições e eventos para celebrar a vida do homem responsável por obras-primas como Mona Lisa.

O seu primeiro desenho conhecido é datado de 5 de agosto de 1473, quando Leonardo tinha 21 anos, e mostra uma paisagem do vale do rio Arno e do Castelo de Montelupo, nos arredores de Florença.

Conhecido como Landscape 8P do seu número de inventário, o trabalho tem palavras na frente que vão da direita para a esquerda, como Leonardo costumava escrever, onde está escrita a data. Na parte de trás, o breve roteiro vai da esquerda para a direita e faz alusão a um contrato informal.

Um estudo dos dois textos confirmou que ambos foram escritos por Leonardo e mostrou que o artista era capaz de escrever perfeitamente usando a mão esquerda e direita. “Leonardo nasceu canhoto, mas foi ensinado a escrever com a mão direita desde muito jovem”, disse a historiadora de arte Cecilia Frosinini. “Ao olhar para os escritos, incluindo a partir deste desenho, pode-se ver que a sua caligrafia destra é educada e bem feita.”

A ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as partes do corpo. Não se limita apenas à capacidade de escrever com as duas mãos ou de chutar com ambos os pés.

Ambidestria de nascença é bastante rara, mas pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro hesita perante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa.

Atualmente é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são ensinadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância – como aconteceu com Leonardo da Vinci.

Uma paisagem escondida

Usando a luz infravermelha, os especialistas em arte também descobriram duas camadas diferentes de desenho, tanto na parte de trás como na frente, com uma linha de tinta a cobrir o traço de carvão original em certos lugares.

Não há muita tinta visível nas costas, mas o infravermelho revelou que outra paisagem que representa um rio a atravessar uma ponte foi originalmente desenhada, com recurso a um tipo de carvão. Não se sabe se o artista esfregou o papel ou se o carvão simplesmente desvaneceu com o tempo.

“Os elementos que emergiram durante esta investigação abrem novas perspetivas sobre a interpretação da Paisagem 8P de Leonardo da Vinci e sobre como o artista construiu a paisagem, sobre a sua técnica e até sobre os seus hábitos e habilidades na escrita”, afirmou Schmidt.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cunhado do rei de Espanha passa a regime de semiliberdade

A justiça espanhola concedeu esta quarta-feira o regime de semiliberdade ao cunhado do rei de Espanha, Inaki Urdangarin, que cumpre uma pena de prisão pelo seu envolvimento no caso de corrupção Nóos. Na prisão desde 18 …

"A Constituição não é uma vaca sagrada". Albuquerque reitera que as Presidenciais deviam ter sido adiadas

O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, reafirmou que as eleições presidenciais deviam ter sido adiadas, face ao estado de emergência no país. "A Constituição tem de ser instrumental, tem de estar ao serviço da …

Rio pede a António Costa para encerrar escolas já na quinta-feira

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, já a partir desta quinta-feira, como forma de conter a epidemia de covid-19. “Faço-lhe um apelo público para que …

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …