Leonardo da Vinci não pára de surpreender. Também era ambidestro

Um novo estudo em profundidade sobre os desenhos de Leonardo da Vinci provou que o artista do Renascimento era ambidestro.

A análise científica e tecnológica também revelou um esboço de paisagem oculto, anteriormente desconhecido, também de Leonardo, no verso do trabalho original. “É uma verdadeira revolução no campo dos estudos de Leonardo”, disse o diretor da Uffizi Gallery, Eike Schmidt, citado pelo The Telegraph.

As descobertas foram anunciadas um mês antes dos 500 anos da morte de Leonardo, com museus em toda a Europa a organizar exposições e eventos para celebrar a vida do homem responsável por obras-primas como Mona Lisa.

O seu primeiro desenho conhecido é datado de 5 de agosto de 1473, quando Leonardo tinha 21 anos, e mostra uma paisagem do vale do rio Arno e do Castelo de Montelupo, nos arredores de Florença.

Conhecido como Landscape 8P do seu número de inventário, o trabalho tem palavras na frente que vão da direita para a esquerda, como Leonardo costumava escrever, onde está escrita a data. Na parte de trás, o breve roteiro vai da esquerda para a direita e faz alusão a um contrato informal.

Um estudo dos dois textos confirmou que ambos foram escritos por Leonardo e mostrou que o artista era capaz de escrever perfeitamente usando a mão esquerda e direita. “Leonardo nasceu canhoto, mas foi ensinado a escrever com a mão direita desde muito jovem”, disse a historiadora de arte Cecilia Frosinini. “Ao olhar para os escritos, incluindo a partir deste desenho, pode-se ver que a sua caligrafia destra é educada e bem feita.”

A ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as partes do corpo. Não se limita apenas à capacidade de escrever com as duas mãos ou de chutar com ambos os pés.

Ambidestria de nascença é bastante rara, mas pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro hesita perante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa.

Atualmente é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são ensinadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância – como aconteceu com Leonardo da Vinci.

Uma paisagem escondida

Usando a luz infravermelha, os especialistas em arte também descobriram duas camadas diferentes de desenho, tanto na parte de trás como na frente, com uma linha de tinta a cobrir o traço de carvão original em certos lugares.

Não há muita tinta visível nas costas, mas o infravermelho revelou que outra paisagem que representa um rio a atravessar uma ponte foi originalmente desenhada, com recurso a um tipo de carvão. Não se sabe se o artista esfregou o papel ou se o carvão simplesmente desvaneceu com o tempo.

“Os elementos que emergiram durante esta investigação abrem novas perspetivas sobre a interpretação da Paisagem 8P de Leonardo da Vinci e sobre como o artista construiu a paisagem, sobre a sua técnica e até sobre os seus hábitos e habilidades na escrita”, afirmou Schmidt.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …