/

Leonardo da Vinci não pára de surpreender. Também era ambidestro

Um novo estudo em profundidade sobre os desenhos de Leonardo da Vinci provou que o artista do Renascimento era ambidestro.

A análise científica e tecnológica também revelou um esboço de paisagem oculto, anteriormente desconhecido, também de Leonardo, no verso do trabalho original. “É uma verdadeira revolução no campo dos estudos de Leonardo”, disse o diretor da Uffizi Gallery, Eike Schmidt, citado pelo The Telegraph.

As descobertas foram anunciadas um mês antes dos 500 anos da morte de Leonardo, com museus em toda a Europa a organizar exposições e eventos para celebrar a vida do homem responsável por obras-primas como Mona Lisa.

O seu primeiro desenho conhecido é datado de 5 de agosto de 1473, quando Leonardo tinha 21 anos, e mostra uma paisagem do vale do rio Arno e do Castelo de Montelupo, nos arredores de Florença.

Conhecido como Landscape 8P do seu número de inventário, o trabalho tem palavras na frente que vão da direita para a esquerda, como Leonardo costumava escrever, onde está escrita a data. Na parte de trás, o breve roteiro vai da esquerda para a direita e faz alusão a um contrato informal.

Um estudo dos dois textos confirmou que ambos foram escritos por Leonardo e mostrou que o artista era capaz de escrever perfeitamente usando a mão esquerda e direita. “Leonardo nasceu canhoto, mas foi ensinado a escrever com a mão direita desde muito jovem”, disse a historiadora de arte Cecilia Frosinini. “Ao olhar para os escritos, incluindo a partir deste desenho, pode-se ver que a sua caligrafia destra é educada e bem feita.”

A ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as partes do corpo. Não se limita apenas à capacidade de escrever com as duas mãos ou de chutar com ambos os pés.

Ambidestria de nascença é bastante rara, mas pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro hesita perante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa.

Atualmente é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são ensinadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância – como aconteceu com Leonardo da Vinci.

Uma paisagem escondida

Usando a luz infravermelha, os especialistas em arte também descobriram duas camadas diferentes de desenho, tanto na parte de trás como na frente, com uma linha de tinta a cobrir o traço de carvão original em certos lugares.

Não há muita tinta visível nas costas, mas o infravermelho revelou que outra paisagem que representa um rio a atravessar uma ponte foi originalmente desenhada, com recurso a um tipo de carvão. Não se sabe se o artista esfregou o papel ou se o carvão simplesmente desvaneceu com o tempo.

“Os elementos que emergiram durante esta investigação abrem novas perspetivas sobre a interpretação da Paisagem 8P de Leonardo da Vinci e sobre como o artista construiu a paisagem, sobre a sua técnica e até sobre os seus hábitos e habilidades na escrita”, afirmou Schmidt.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.