Da Vinci era filho ilegítimo, gay, canhoto, ateu, vegetariano e defensor dos animais

Mido / Wikimedia

Leonardo da Vinci – provavelmente, o maior génio da história da Humanidade

Conhecido por pesquisar a fundo a vida de cada personagem que decide transformar em livro, o premiado biógrafo americano Walter Isaacson debruçou-se agora sobre um dos mais importantes pintores, escultores, cientistas, inventores e até engenheiros da nossa história: Leonardo da Vinci.

Para compor as mais de 600 páginas do livro Leonardo da Vinci, Walter Isaacson, antigo  presidente da cadeia de TV norte-americana CNN e editor da revista Time, analisou 30 diários do génio italiano, com mais de 7.200 páginas ao todo.

As novidades que Isaacson apresenta na sua nova biografia podem mudar muito do que julgávamos saber sobre uma das mais importantes personalidades de todos os tempos.

“O maior génio da história era filho ilegítimo, gay, vegetariano, canhoto, muito disperso e, às vezes, herético”, afirma Walter, resumindo as revelações que a sua biografia nos traz sobre o autor de Mona Lisa, que viveu entre os anos de 1452 e 1519.

Uma investigação do historiador e romancista italiano Angelo Paratico, divulgada em 2014, tinha já sugerido que Da Vinci seria filho de uma escrava chinesa, um dado que a biografia de Walter Isaacson parece agora vir confirmar.

Segundo Isaacson, que também publicou biografias recentes de Steve Jobs e Einstein, Da Vinci não tinha vergonha de sua sexualidade, e assumia-se gay, tendo sido por duas vezes denunciado por sodomia e quase preso. Segundo revela a biografia, Da Vinci mantinha práticas heréticas, e muito provavelmente era ateu.

Apaixonado por animais, Da Vinci não só teria sido vegetariano a vida toda, como se comportava como um verdadeiro militante por tal causa. Generoso, carismático e muito querido pelos que lhe eram mais próximos, o génio não dava importância ao dinheiro, distribuía a sua comida e tinha muitos amigos.

Pela profundidade a que Isaacson levou a sua pesquisa, o livro tem sido recebido como a biografia definitiva de Leonardo da Vinci e o testemunho de que o maior génio da história da Humanidade mudou o mundo em muito do que apenas as suas criações: a sua forma de viver também apontou o caminho para um futuro melhor e mais livre.

(dr)

Leonardo da Vinci e o Homem Vitruviano

ZAP // Hypeness

9 COMENTÁRIOS

  1. Quem pode afirmar que Leonardo da Vinci era isso tudo? o poder gay no máximo da sua força a tentar enaltecer que ser gay é o máximo, que os grandes da historia eram gays, não tarda muito que vão dizer que Jesus Cristo, Maomé, Buda, Lutero e uns quantos mais eram gays, filhos iligitimos e canhotos, qualquer dia ser um humano normal é lixo….se fossem dar banho ao gato.

    • Alcides Costa Lopes concordo com sua posição. Leonardo da Vinci foi um gênio da humanidade e escrevia com um espelho para que ninguém soubesse, para não ser acusado de bruxaria. Na verdade, pouco se sabe sobre ele e eu não acredito no tal estudioso porque parece até um rótulo pronto pra todos. Aplausos para sua colocação.

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …