Da Vinci era filho ilegítimo, gay, canhoto, ateu, vegetariano e defensor dos animais

Mido / Wikimedia

Leonardo da Vinci – provavelmente, o maior génio da história da Humanidade

Conhecido por pesquisar a fundo a vida de cada personagem que decide transformar em livro, o premiado biógrafo americano Walter Isaacson debruçou-se agora sobre um dos mais importantes pintores, escultores, cientistas, inventores e até engenheiros da nossa história: Leonardo da Vinci.

Para compor as mais de 600 páginas do livro Leonardo da Vinci, Walter Isaacson, antigo  presidente da cadeia de TV norte-americana CNN e editor da revista Time, analisou 30 diários do génio italiano, com mais de 7.200 páginas ao todo.

As novidades que Isaacson apresenta na sua nova biografia podem mudar muito do que julgávamos saber sobre uma das mais importantes personalidades de todos os tempos.

“O maior génio da história era filho ilegítimo, gay, vegetariano, canhoto, muito disperso e, às vezes, herético”, afirma Walter, resumindo as revelações que a sua biografia nos traz sobre o autor de Mona Lisa, que viveu entre os anos de 1452 e 1519.

Uma investigação do historiador e romancista italiano Angelo Paratico, divulgada em 2014, tinha já sugerido que Da Vinci seria filho de uma escrava chinesa, um dado que a biografia de Walter Isaacson parece agora vir confirmar.

Segundo Isaacson, que também publicou biografias recentes de Steve Jobs e Einstein, Da Vinci não tinha vergonha de sua sexualidade, e assumia-se gay, tendo sido por duas vezes denunciado por sodomia e quase preso. Segundo revela a biografia, Da Vinci mantinha práticas heréticas, e muito provavelmente era ateu.

Apaixonado por animais, Da Vinci não só teria sido vegetariano a vida toda, como se comportava como um verdadeiro militante por tal causa. Generoso, carismático e muito querido pelos que lhe eram mais próximos, o génio não dava importância ao dinheiro, distribuía a sua comida e tinha muitos amigos.

Pela profundidade a que Isaacson levou a sua pesquisa, o livro tem sido recebido como a biografia definitiva de Leonardo da Vinci e o testemunho de que o maior génio da história da Humanidade mudou o mundo em muito do que apenas as suas criações: a sua forma de viver também apontou o caminho para um futuro melhor e mais livre.

(dr)

Leonardo da Vinci e o Homem Vitruviano

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Quem pode afirmar que Leonardo da Vinci era isso tudo? o poder gay no máximo da sua força a tentar enaltecer que ser gay é o máximo, que os grandes da historia eram gays, não tarda muito que vão dizer que Jesus Cristo, Maomé, Buda, Lutero e uns quantos mais eram gays, filhos iligitimos e canhotos, qualquer dia ser um humano normal é lixo….se fossem dar banho ao gato.

    • Alcides Costa Lopes concordo com sua posição. Leonardo da Vinci foi um gênio da humanidade e escrevia com um espelho para que ninguém soubesse, para não ser acusado de bruxaria. Na verdade, pouco se sabe sobre ele e eu não acredito no tal estudioso porque parece até um rótulo pronto pra todos. Aplausos para sua colocação.

RESPONDER

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …