/

Da Vinci era filho ilegítimo, gay, canhoto, ateu, vegetariano e defensor dos animais

31

Mido / Wikimedia

Leonardo da Vinci – provavelmente, o maior génio da história da Humanidade

Conhecido por pesquisar a fundo a vida de cada personagem que decide transformar em livro, o premiado biógrafo americano Walter Isaacson debruçou-se agora sobre um dos mais importantes pintores, escultores, cientistas, inventores e até engenheiros da nossa história: Leonardo da Vinci.

Para compor as mais de 600 páginas do livro Leonardo da Vinci, Walter Isaacson, antigo  presidente da cadeia de TV norte-americana CNN e editor da revista Time, analisou 30 diários do génio italiano, com mais de 7.200 páginas ao todo.

As novidades que Isaacson apresenta na sua nova biografia podem mudar muito do que julgávamos saber sobre uma das mais importantes personalidades de todos os tempos.

“O maior génio da história era filho ilegítimo, gay, vegetariano, canhoto, muito disperso e, às vezes, herético”, afirma Walter, resumindo as revelações que a sua biografia nos traz sobre o autor de Mona Lisa, que viveu entre os anos de 1452 e 1519.

Uma investigação do historiador e romancista italiano Angelo Paratico, divulgada em 2014, tinha já sugerido que Da Vinci seria filho de uma escrava chinesa, um dado que a biografia de Walter Isaacson parece agora vir confirmar.

Segundo Isaacson, que também publicou biografias recentes de Steve Jobs e Einstein, Da Vinci não tinha vergonha de sua sexualidade, e assumia-se gay, tendo sido por duas vezes denunciado por sodomia e quase preso. Segundo revela a biografia, Da Vinci mantinha práticas heréticas, e muito provavelmente era ateu.

Apaixonado por animais, Da Vinci não só teria sido vegetariano a vida toda, como se comportava como um verdadeiro militante por tal causa. Generoso, carismático e muito querido pelos que lhe eram mais próximos, o génio não dava importância ao dinheiro, distribuía a sua comida e tinha muitos amigos.

Pela profundidade a que Isaacson levou a sua pesquisa, o livro tem sido recebido como a biografia definitiva de Leonardo da Vinci e o testemunho de que o maior génio da história da Humanidade mudou o mundo em muito do que apenas as suas criações: a sua forma de viver também apontou o caminho para um futuro melhor e mais livre.

(dr)

Leonardo da Vinci e o Homem Vitruviano

ZAP // Hypeness

Siga o ZAP no Whatsapp

31 Comments

  1. Quem pode afirmar que Leonardo da Vinci era isso tudo? o poder gay no máximo da sua força a tentar enaltecer que ser gay é o máximo, que os grandes da historia eram gays, não tarda muito que vão dizer que Jesus Cristo, Maomé, Buda, Lutero e uns quantos mais eram gays, filhos iligitimos e canhotos, qualquer dia ser um humano normal é lixo….se fossem dar banho ao gato.

    • Alcides Costa Lopes concordo com sua posição. Leonardo da Vinci foi um gênio da humanidade e escrevia com um espelho para que ninguém soubesse, para não ser acusado de bruxaria. Na verdade, pouco se sabe sobre ele e eu não acredito no tal estudioso porque parece até um rótulo pronto pra todos. Aplausos para sua colocação.

    • Você leu o artigo???? É um biógrafo que leu mais de 7.200 páginas quem faz a descriçåo que você contesta.
      Muitos que são lixo mesmo tomam-se por parâmetros da normalidade…

      • Você quer dizer DOCUMENTALMENTE. Pois foi isso o que o autor fez para poder afirmar. Ou acredita que ele afirmou tudo com base no “achismo”?… Não é dessa última forma que funciona a História.

    • Havendo homens e mulheres heterossexuais como protagonistas da história, não seria natural haverem homens e mulheres gays exercendo o mesmo papel? No entanto essa ideia parece lhe agredir profundamente, de onde se percebe que psicologicamente pode haver alguma pulsão sexual bem mal resolvida por aí.

  2. Ser Gay e canhoto já havia um questionamento sim! Agora vegetariano? Realmente parece forçado! Até pelo acesso a alimentos! Pena que a reportagem ao é mais profunda! Só lendo mesmo para sabermos

  3. Caro ZAP,
    Sei que é vosso direito publicar aquilo que bem entendem, no entanto, não se percebe a intenção de rebuscarem um artigo de 2017. Será para lembrar que da Vinci pintou um Salvator Mundi (Jesus Cristo) com traços europeus?

    • Caro leitor,
      O ZAP não rebuscou nenhum artigo de 2017. Todos os artigos do ZAP, desde o primeiro, em outubro de 2013, estão disponíveis para consulta desde que foram publicados.
      Quem rebuscou o artigo de 2017 foram os nossos leitores, que o vieram ler, que o partilharam, e que, como o leitor fez, o comentaram.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.